google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
O Mundial de Moto3 tem um novo campeão. Depois de desperdiçar o primeiro match-point no Japão, Joan Mir aproveitou a segunda chance e, com uma atuação segura ao longo das 23 voltas da corrida deste domingo (22), conquistou a coroa com sua nona vitória na temporada 2017.
Com sete voltas para o fim, a direção de prova encerrou a disputa em bandeira vermelha por conta da chega da chuva ― os pilotos tinham largado com slicks ―, validando o resultado da volta anterior, o que garantia à Mir seu nono triunfo no ano.
0s351 atrás, Livio Loi ficou com o segundo posto, à frente de Jorge Martín, que segue buscando sua primeira vitória no Mundial. Gabriel Rodrigo aparece na sequência, à frente de Enea Bastianini.
Único com chances matemáticas de barrar o título de Mir, Romano Fenati mostrou boa performance, mas acabou em sexto, à frente de Ayumu Sasaki, Adam Norrodim, Tatsuki Suzuki e Lorenzo Dalla Porta.
Com o resultado, Mir chegou aos 296 pontos, 70 a mais que Romano Fenati, o segundo na tabela. Canet tem a terceira colocação no campeonato, seguido por Martín e Di Giannantonio.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Saiba como foi o GP da Austrália de Moto3:
Numa cravada certeira dos meteorologistas, o domingo em Phillip Island era de chuva. Mas depois de um warm-up com muita água, a chuva deu uma trégua e quando os pilotos alinhavam no grid, o traçado já secava. Os termômetros marcavam 15°C, com o asfalto chegando a 22°C. A velocidade do vento era de 19 km/h.
Pela oitava vez na temporada, Jorge Martín tinha a pole-position, igualando o recorde de Jack Miller em 2014 e Álex Rins em 2013. O piloto da Gresini, porém, chega a este 48º GP da carreira ainda em busca de seu primeiro triunfo.
O argentino Gabriel Rodrigo vinha na sequência, à frente de Joan Mir, que tem neste domingo seu segundo match-point para o título de 2017. Juanfran Guevara abre a segunda fila da grelha, seguido por Romano Fenati, o único com chances matemáticas de impedir a conquista do #36.
Os pilotos foram para a pista com pneus de chuva, no entanto, acabaram mudando para os slicks. A Dunlop levou para a prova da região de Victoria dianteiros macios e médios e traseiros médios ‘M1’ e duros ‘H3’.
Assim que as luzes se apagaram no circuito de Phillip Island, Martín chegou a fazer uma boa largada, perdeu a ponta, mas logo reassumiu a primeira posição. Quem aparecia em segundo era Guevara, com Fenati em terceiro. Enquanto isso, Mir era o quinto colocado.
No final da primeira volta, quem sustentava a liderança agora era Rodrigo, com Guevara na segunda colocação, seguido por Fenati, Martín e Mir.
Enquanto isso, um festival de quedas era visto no traçado. Primeiro, John McPhee e Darryn Binder foram ao chão logo no giro de abertura da prova. O #40 chegou a retomar a disputa. Na volta seguinte era a vez de Niccolò Antonelli cair.
Em um grande movimento, as Hondas engoliram as KTMs, com Romano e Fabio di Giannantonio assumindo as primeira e segunda colocações, respectivamente. Quem vinha logo atrás era Guevara, com Rodrigo e Mir em seguida.
Quando faltavam 19 voltas para o final, Arón Canet protagonizou uma forte queda. Na curva quatro, o piloto perdeu o controle de sua moto e acabou voando, parando na caixa de brita. Ele logo se levantou e voltou para a pista.
Foi então em um salto impressionante que Mir voltou para a parte da frente do pelotão. O #36 engoliu seus adversários para então assumir a ponta do pelotão. Com o resultado momentâneo, o piloto era campeão da temporada.
Joan Mir (Foto: MotoGP/Divulgação)
Para manter as chances de título acesas, Fenati tinha então que fazer uma prova de recuperação, já que agora aparecia em sétimo. O piloto ia escalando o pelotão aos poucos após ter caído para o décimo posto.
Com 16 voltas para o fim a bandeira de chuva tremulou em Phillip Island, indicando uma leve garoa.
Em um grande embate de nada menos que 11 pilotos, tudo mudou. Rodrigo tomou a ponta, enquanto Fenati não se deu por vencido e novamente aparecia em segundo. Enquanto isso, Guevara era o terceiro, com Bastianini e Martín fechando o top-5. Mir, que antes era o primeiro, agora estava em nono, e o campeonato voltou a abrir.
A corrida seguia extremamente competitiva. Novamente, tudo mudou na pista, com Ramírez aparecendo na primeira colocação, enquanto Loi e Rodrigo fechavam o top-3. Fenati surgia apenas em quinto, enquanto Mir era o sexto.
O espanhol da Honda, no entanto, não se deu por vencido. Com 13 voltas para o encerramento da prova, Mir pulou para a terceira colocação. Não demorou muito para que ele assumisse a ponta novamente.
O embate pela primeira colocação seguia animado na Austrália. Rodrigo chegou a tomar a ponta do titular da Kiefer, mas na curva seguinte ele deu o troco e retomou a liderança. Bastianini, então, decidiu se intrometer na briga da dupla e, no giro seguinte, pegou a primeira colocação, mas logo Rodrigo o passaria.
A cada piscada uma mudança de posição. Nove giros indicavam o encerramento da disputa, e novamente Mir era quem sustentava a ponta e o título. Loi o seguia de perto, com Martín aparecendo em terceiro. Enquanto isso, Fenati era apenas o sexto.
Com oito voltas para o fim, a bandeira de chuva tremulou no circuito e, na volta seguinte, uma forte chuva se fez presente no circuito australiano. Por conta da quantidade de água, bandeira vermelha foi necessária e a atividade interrompida.
A ordem no momento era Mir, Loi, Martín, Rodrigo e Bastianini. Com o resultado, o espanhol da Kiefer assegurou o título da Moto3, sagrando-se o primeiro campeão do Mundial de Motovelocidade de 2017.
Moto3, GP da Austrália, Phillip Island, Final:
1 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER Honda |
24:51.490 |
15 voltas |
2 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
KIEFER Honda |
+0.350 |
|
3 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
+0.359 |
|
4 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
+0.388 |
|
5 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+0.408 |
|
6 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+0.808 |
|
7 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+0.834 |
|
8 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
+1.291 |
|
9 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+3.648 |
|
10 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+4.005 |
|
11 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+4.036 |
|
12 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+4.085 |
|
13 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+4.251 |
|
14 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+6.004 |
|
15 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+6.540 |
|
16 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+19.418 |
|
17 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+25.293 |
|
18 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+40.800 |
|
19 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+40.858 |
|
20 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+43.698 |
|
21 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+1:38.853 |
|
22 |
70 |
TOM TOPARIS |
AUS |
CUBE KTM |
+1 volta |
|
23 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+1 volta |
|
24 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE KTM |
+3 voltas |
|
|
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
NC |
|
|
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
|
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
NC |
|
|
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
NC |
|
|
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
NC |
|
|
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
NC |
|
|
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
1:37.030 |
165.0 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
1:37.898 |
163.5 km/h |
RECORDE |
JACK MILLER |
AUS |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:36.302 |
166.2 km/h |
MELHOR VOLTA |
ÁLEX MÁRQUEZ |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
1:36.050 |
166.7 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 15ºC | pista: 24ºC |
#GALERIA(7220)
RITMO DE FESTA
PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }