Martín retoma ponta em queda de Marc Márquez e vence sprint maluca na Espanha

Jorge Martín escapou de todo o caos e acidentes que marcaram a corrida sprint em Jerez. Pedro Acosta e Dani Pedrosa fecharam pódio. Maverick Viñales e Pecco Bagnaia caíram e abandonaram durante a prova

A corrida sprint da MotoGP na Espanha foi recheada de caos e acidentes. Toques, quedas repentinas, drama e muitas ultrapassagens marcaram as 12 voltas da prova. No fim, Jorge Martín foi o melhor, sobrevivente e venceu com facilidade enquanto os rivais abandonavam aos poucos.

O novato Pedro Acosta ficou na segunda posição, terminando 2s9 atrás do vencedor. O pódio da sprint em Jerez ficou completo com o surpreendente Fabio Quartararo, que largou na 23ª posição e escapou da bagunça para terminar em terceiro, mas acabou punido por irregularidades na pressão dos pneus e caiu para a quinta colocação.

Com isso, o convidado Dani Pedrosa ficou no terceiro lugar, no primeiro pódio desde 2017, enquanto Franco Morbidelli foi quarto. O sexto lugar foi de Marc Márquez, que caiu quando liderava a corrida, mas voltou, se recuperou e ainda garantiu alguns pontos.

Augusto Fernández, Miguel Oliveira, Joan Mir e Takaaki Nakagami completaram um inusitado top-10 no circuito espanhol.

Jorge Martín venceu e aumentou vantagem na ponta da MotoGP (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A prova foi marcada por diversos acidentes. Logo no início, Francesco Bagnaia foi espremido por Brad Binder e Marco Bezzecchi, deixando a disputa mais cedo. No fim, diversos competidores caíram na curva 5, como o próprio sul-africano, Enea Bastianini, Maverick Viñales e Álex Márquez.

No fim, as punições aumentaram. Além de Quartararo, foram punidos com o acréscimo de oito segundos os seguintes pilotos: Álex Rins, Fabio Di Giannantonio, Jack Miller e Raúl Fernández.

A largada do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, está marcada para as 9h (de Brasília), deste domingo (28). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi a corrida sprint do GP da Espanha:

Depois de uma manhã marcada pela chuva, o tempo firmou em Jerez e, mesmo com as nuvens no céu, os pilotos aproveitaram de boas condições para a corrida deste sábado. Quando foram para o grid, os termômetros mediam 19°C, com o asfalto chegando a 30°C. A umidade relativa do ar era de 53%, com o vento soprando a apenas 1 km/h.

Pela primeira vez desde que trocou a Honda de fábrica pela Ducati da Gresini, Marc Márquez tinha a pole-position e reagiu de imediato no apagar das luzes, mas foi engolido por um Brad Binder fortíssimo. Jorge Martín também aproveitou para passar o #93, que caiu para terceiro, diante do irmão Álex e de Bagnaia.

A largada da corrida sprint da MotoGP em Jerez (Vídeo: MotoGP)

O sul-africano tentou se afastar logo de cara, mas Martín não deu chances e logo tomou a ponta. Ainda no início da sprint, Aleix Espargaró caiu na 9 e abandonou a corrida. Pouco depois, Jack Miller também caiu, na curva 13, mas não se feriu e subiu na moto para retornar à disputa.

Na ponta da corrida, Martín abriu pouco mais de 0s2 de margem para Binder, que tinha Márquez colado atrás. O piloto de 31 anos logo conseguiu passar e fechou a porta para segurar a reação do titular da KTM.

Pouco depois, Brad errou o traçado e Álex mergulhou para passar o irmão e Binder. Marc reagiu de pronto e voltou ao segundo lugar, mas agora com 1s de atraso para o ponteiro.

Na abertura da volta 3, Binder vinha reagindo tentando escalar, mas acabou tocando com Bagnaia em um lance que também envolveu Marco Bezzecchi. Pior para o campeão vigente, que caiu na curva 1 e não conseguiu voltar. O lance até chegou a ser revisado pela direção de prova, mas foi rotulado como incidente.

Bagnaia foi tocado por Binder e caiu na terceira volta (Vídeo: Reprodução/DAZN España)

Fabio Di Giannantonio" target="_blank">Fabio Di Giannantonio foi mais um a se acidentar, mas levantou de imediato e voltou para a pista.

Enquanto Bagnaia voltava cabisbaixo para os boxes, Marc Márquez ia tentando buscar Martín, mas a diferença persistia em 1s2.

Na volta 5, o mais velho dos Márquez conseguiu baixar a margem de Martín para 0s8, mas a resposta de Jorge veio em seguida, voltando a abrir 1s. Álex Márquez seguia em terceiro, diante de Brad Binder e Enea Bastianini.

Com sete voltas para o fim, Lorenzo Savadori engordou a estatística de quedas, mas voltou para a pista.

Correndo em casa, Marc não entregou os pontos e, com ritmo forte, voltou a encostar em Martín, reduzindo o atraso para só 0s6. Com 1min37s812, o piloto de Cervera cravou a melhor volta da corrida.

Marc grudou e levantou a torcida de Jerez ao passar por dentro, sem dar chance de resposta ao líder do campeonato. Lá atrás, Álex Rins foi mais um a cair, mas também retornar à pista.

Álex Márquez, Binder e Bastianini caíram ao mesmo tempo (Vídeo: MotoGP)

Empurrado pela torcida, que vibrava alto na tribuna do #93, Marc foi se afastando de Martín, abrindo 0s470 de vantagem para o titular da Pramac, que cortou um tiquinho de imediato. O piloto da Gresini, contudo, tinha força para segurar.

Em um lance quase coreografado, Brad Binder, Enea Bastianini e Álex Márquez caíram. Pouco depois, foi Marc quem tombou na passagem pela 9. O #93 levantou e voltou, mas só em 10º.

Presenteado com a liderança, Martín abriu 2s9 de frente para Acosta, que apareceu na segunda colocação. Viñales avançou para terceiro, mas caiu pouco depois, na curva 5. Assim, Quartararo foi o promovido ao pódio.

Marc Márquez caiu enquanto liderava a corrida sprint, mas voltou depois (Vídeo: MotoGP)

A vida do francês, porém, não era simples, já que Pedrosa vinha pressionando para ocupar o último posto do pódio. O espanhol não tem uma medalha na coleção de premiações.

O replay mostrou uma ultrapassagem de Marc Márquez em cima de Joan Mir, que resultou em um toque no piloto da Honda. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) investigou e mandou o hexacampeão da MotoGP entregar uma posição.

Martín abriu a última volta com mais de 4s de vantagem, com Acosta também isolado em segundo. Quartararo ia resistindo à Pedrosa, que tentou quanto pode, mas não passou.

Antes da bandeirada, Stefan Bradl e Luca Marini também caíram, enquanto Franco Morbidelli passou Raúl Fernández para ser quinto.

MotoGP 2024, GP da Espanha, Jerez, Corrida sprint:

1J MARTÍNPramac Ducati19:52.86212 voltas
2P ACOSTAGasGas Tech3+2.970 
3D PEDROSAKTM+7.102 
4F MORBIDELLIPramac Ducati+8.481 
5F QUARTARAROYamaha+15.052 
6M MÁRQUEZGresini Ducati+18.131 
7A FERNÁNDEZGasGas Tech3+18.278 
8M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+18.418 
9J MIRHonda+18.553 
10T NAKAGAMILCR Honda+21.136 
11J ZARCOLCR Honda+21.948 
12R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+23.882 
13F DI GIANNANTONIOVR46 Ducati+31.478 
14J MILLERKTM+45.901 
15A RINSYamaha+1:10.288 
16L SAVADORIAprilia+1:22.979 
17L MARINIHondaNC 
18S BRADLHondaNC 
19M VIÑALESApriliaNC 
20Á MÁRQUEZGresini DucatiNC 
21B BINDERKTMNC 
22E BASTIANINIDucatiNC 
23M BEZZECCHIVR46 DucatiNC 
24F BAGNAIADucatiNC 
25A ESPARGARÓApriliaNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.