Quartararo é punido e Pedrosa herda 3º lugar na corrida sprint da MotoGP na Espanha

Fabio Quartararo foi punido em oito segundos por irregularidades na pressão dos pneus e perdeu o pódio na corrida sprint em Jerez. Com isso, o veterano Dani Pedrosa sobe para o terceiro lugar na classificação final da prova

O caos seguiu reinando na MotoGP mesmo depois da bandeirada na corrida sprint. Uma hora após o término da prova, os comissários anunciaram a punição de Fabio Quartararo por baixa pressão dos pneus e promoveram Dani Pedrosa para a terceira posição, colocando o wild-card da KTM no pódio em seu retorno ao grid.

Quartararo foi punido com oito segundos por estar com a pressão dos pneus abaixo do permitido. Para 2024, a pressão mínima do pneu dianteiro slick da classe rainha do Mundial de Motovelocidade caiu de 1.88 bar para 1.80 bar.

Relacionadas


O francês da Yamaha foi um dos grandes destaques da corrida sprint, largando na 23ª posição e escapando dos muitos acidentes para terminar no primeiro pódio na temporada 2024. Agora, no entanto, foi rebaixado para o quinto lugar.

Esta foi a primeira punição por conta de irregularidades nos pneus em 2024, quando um novo formato de punição foi implementado na MotoGP. Nas corridas sprint, os comissários agora adicionam oito segundos ao tempo final do piloto punido, mas a penalização dobra na corrida principal do final de semana.

Fabio Quartararo foi punido e perdeu posições em Jerez (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com a punição, Quartararo cai da terceira para a quinta posição e promove Pedrosa para o terceiro lugar e Franco Morbidelli para a quarta colocação. Este é o primeiro pódio do espanhol, atual piloto de testes da KTM, desde o GP da Comunidade Valenciana de 2017, quando ainda era corrida pela equipe de fábrica da Honda.

Outros quatro pilotos acabaram punidos pelo mesmo motivo: Jack Miller, Raúl Fernández, Fabio Di Giannantonio e Álex Rins.

A largada do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, está marcada para as 9h (de Brasília), deste domingo (28). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.