A MotoGP retomou as atividades da pré-temporada 2014 e, novamente na Malásia, realizou nesta quarta-feira (26) o primeiro de três dias de testes coletivos. E a Honda, de novo, foi a moto que ditou o ritmo, mas, desta vez, não com um piloto de fábrica. O melhor tempo em Sepang foi registrado por Álvaro Bautista, da satélite Gresini.
O espanhol completou 61 voltas pelo circuito malaio e na melhor delas, a penúltima, virou 2min00s848, 1s3 mais lento que a marca alcançada por Marc Márquez na primeira semana de testes, ainda no início do mês. O atual campeão, aliás, foi a grande ausência dos trabalhos em Sepang. Ainda se recuperando da fratura na perna direita, Márquez está fora das ações malaias.
Aleix Espargaró, mais uma vez, foi destaque. Andando com a Forward, equipada com motor da Yamaha de fábrica, o piloto ficou com a segunda colocação da tabela, apenas 0s052 atrás do líder. Aleix ainda viu o irmão, Pol, terminar em terceiro, com a Tech3, a satélite da equipe de Iwata. Andrea Dovizioso foi o melhor piloto de fábrica na folha de tempos. O italiano colocou a Ducati no quarto posto, seguido por Jorge Lorenzo.
Confira como foi o primeiro dia de testes da MotoGP em Sepang nesta quarta-feira
Os pilotos da MotoGP encontraram uma pista malaia mais suja, muito escorregadia e sem aderência nesta quarta, na abertura dos trabalhos para a segunda semana de testes da pré-temporada. Até por isso os tempos demoraram a cair e, apenas no fim do dia, as marcas foram melhorando. Ainda assim, hoje foi dia dos coadjuvantes.
Apesar das condições instáveis, os pilotos conseguiram trabalhar bastante no desenvolvimento e coleta de dados, mesmo sob um forte calor tropical. E Bautista foi quem acabou determinando o ritmo hoje. O espanhol testou um novo pneu traseiro da Bridgestone, além de outros componentes de sua Honda Gresini.
Aleix Espargaró também teve um início sólido de trabalho com a Forward, tendo ficado a apenas 0s052 do tempo de Álvaro. O mais velho dos Espargaró, entretanto, chegou a liderar por vários momentos a sessão desta quarta, treinando com um pneu mais macio, devido ao regulamento Open. O caçula Pol também foi bem com a Tech3.
O campeão da Moto2 mostrou melhor adaptação desta vez e impressionou com um ritmo bem próximo ao dos ponteiros. O jovem dedicou o dia à avaliação da eletrônica da M1. O companheiro de equipe, Bradley Smith, foi apenas o nono.
Melhor piloto de fábrica hoje, Andrea Dovizioso colocou a Ducati na quarta posição da tabela, finalizando o dia com o desenvolvimento da GP14 na configuração mais básica. Cal Crutchlow ajudou o companheiro na equipe italiana e também focou no acerto da moto de Borgo Panigale. O inglês foi apenas o 11º.
A quinta colocação ficou com Jorge Lorenzo. O bicampeão da Yamaha se concentrou no acerto mais fino de sua M1 com a nova opção do pneu traseiro mais duro, além do trabalho de adaptação à regra dos 20 l de combustível no tanque, obrigatória os representantes de fábrica. Lorenzo percorreu 56 voltas pelo traçado malaio, obtendo o giro mais rápido já no fim da sessão, quando saiu de sétimo para quinto.
Dani Pedrosa e a Honda vieram na sequência. Único representante da equipe laranja, o catalão foi o sexto, logo à frente de Valentino Rossi, que continuou se dedicando ao acerto da Yamaha #46. O italiano ficou a pouco mais de meio segundo de Bautista depois de 65 voltas nesta quarta.
Stefan Bradl, com a LCR Honda, ficou em oitavo, depois de também concentrar o dia na avaliação dos freios, suspensão, geometria e eletrônica. Bradley Smith e Nicky Hayden completaram os dez melhores. A Suzuki também está na Malásia nesta semana novamente, com Randy de Puniet, que fechou os testes em 17º.
MotoGP, Sepang, Treinos coletivos, dia 1:
1 | Álvaro BAUTISTA | ESP | Gresini Honda | 2:00.848 | 61 | ||
2 | Aleix ESPARGARÓ | ESP | Forward Yamaha | 2:00.900 | +0.052 | 31 | |
3 | Pol ESPARGARÓ | ESP | Tech 3 Yamaha | 2:00.999 | +0.151 | 57 | |
4 | Andrea DOVIZIOSO | ITA | Ducati | 2:01.029 | +0.181 | 47 | |
5 | Jorge LORENZO | ESP | Yamaha | 2:01.158 | +0.310 | 56 | |
6 | Dani PEDROSA | ESP | Honda | 2:01.160 | +0.312 | 47 | |
7 | Valentino ROSSI | ITA | Yamaha | 2:01.349 | +0.501 | 65 | |
8 | Stefan BRADL | ALE | LCR Honda | 2:01.491 | +0.643 | 50 | |
9 | Bradley SMITH | ING | Tech 3 Yamaha | 2:01.644 | +0.796 | 54 | |
10 | Nicky HAYDEN | EUA | Aspar Honda | 2:02.227 | +1.379 | 55 | |
11 | Cal CRUTCHLOW | ING | Ducati | 2:02.319 | +1.471 | 48 | |
12 | Andrea IANNONE | ITA | Pramac Ducati | 2:02.334 | +1.486 | 51 | |
13 | Hiroshi AOYAMA | JAP | Aspar Honda | 2:02.709 | +1.861 | 59 | |
14 | Colin EDWARDS | EUA | Forward Yamaha | 2:02.743 | +1.895 | 47 | |
15 | Yonny HERNÁNDEZ | COL | Pramac Ducati | 2:02.823 | +1.975 | 50 | |
16 | Héctor BARBERÁ | ESP | Avintia Kawasaki | 2:02.975 | +2.127 | 47 | |
17 | Randy DE PUNIET | FRA | Suzuki | 2:03.341 | +2.493 | 73 | |
18 | Scott REDDING | ING | Gresini Honda | 2:03.553 | +2.705 | 51 | |
19 | Michele PIRRO | ITA | Ducati | 2:03.991 | +3.143 | 40 | |
20 | Katsuyuki NAKASUGA | JAP | Yamaha | 2:04.165 | +3.317 | 45 | |
21 | Mike DI MEGLIO | FRA | Avintia Kawasaki | 2:04.885 | +4.037 | 59 | |
22 | Karel ABRAHAM | TCH | AB Honda | 2:05.638 | +4.790 | 45 | |
23 | Nobuatsu AOKI | JAP | Suzuki | 2:07.302 | +6.454 | 10 |