Yamaha ganha novo voto de confiança e renova com Quartararo por mais 2 anos na MotoGP

Depois de ensaiar uma mudança de endereço na MotoGP, Fabio Quartararo foi convencido pelo trabalho feito pela Yamaha nos bastidores e renovou com a equipe por mais dois anos

Fabio Quartararo cumpriu o que prometeu. Sem demora, o francês deu um novo voto de confiança para a Yamaha e vai seguir na equipe na MotoGP. A casa de Iwata anunciou nesta sexta-feira (5) a renovação do vínculo do francês por mais dois anos.

Não é segredo para ninguém que Quartararo está descontente com o desempenho da YZR-M1. O #20 tem feito cobranças públicas por mais performance, mas também reconhece que a equipe encara a temporada 2024 com uma nova postura. Com o acordo, válido para 2025 e 2026, fica claro que ‘El Diablo’ tem confiança na capacidade da fábrica japonesa de reagir.

Do lado da marca dos três diapasões, manter o piloto de Nice era prioridade máxima. Fabio é a grande aposta da fabricante, que reconhece que a “decisão dele de ‘ficar com a equipe azul’ foi positivamente influenciada pelo forte comprometimento da Yamaha em voltar a vencer com o desenvolvimento em curso da YZR-M1”.

“Estou muito feliz por anunciar que continuarei a minha aventura em azul!”, disse Quartararo. “No inverno passado, a Yamaha mostrou uma nova abordagem e uma nova mentalidade agressiva. Estou com a confiança em alta: voltaremos juntos à ponta!”, apostou.

Thomas Maubant, Lin Jarvis, Fabio Quartararo e Takahiro Sumi celebraram renovação (foto: Yamaha)

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“Há seis anos, eles me deram a oportunidade de subir para a MotoGP e desde então temos feito grandes coisas juntos. Ainda temos um longo caminho a percorrer para voltar a lutar pelas vitórias. Vou trabalhar muito e tenho certeza de que, juntos, mais uma vez alcançaremos o nosso sonho”, completou.

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis reconheceu que a renovação de Quartararo era prioritária para a marca e avaliou que o novo contrato mostra que o piloto encarou de forma otimista as mudanças feitas no modo de trabalho. Uma das principais modificações foi a chegada de Massimo Bartolini para atuar como diretor-técnico.

“Estamos muito satisfeitos com o fato de que Fabio seguirá sendo um piloto Yamaha”, começou Jarvis. “Manter Fabio como parte da equipe de fábrica era integral para o projeto da Yamaha na MotoGP. Fabio é um talento excepcional, um trabalhador árduo, um ótimo jogador de equipe e têm muitos anos competitivos pela frente”, seguiu.

“A Yamaha Motor Company, a Yamaha Motor Racing e Monster Energy Yamaha MotoGP Team não estão poupando esforços para garantir um futuro brilhante com Fabio adotando uma ‘postura mais agressiva’ com o desenvolvimento da moto”, comentou. “Já fizemos mudanças significativas na nossa organização, incluindo um novo sistema interno de gestão, o recrutamento de especialistas de ponta na nossa industria, novas parcerias técnicas externar, maior orçamento para o desenvolvimento e um programa de testes intensificado. Todas essas mudanças foram pensadas para acelerar o processo de voltarmos a vencer”, indicou.

Ainda, Jarvis reconheceu que a Yamaha ainda tem um longo caminho para voltar ao topo da MotoGP, mas apostou em Quartararo como comandante dessa caminhada.

“Fabio entendeu esse comprometimento, e isso deu a ele a confiança de tomar a decisão de seguir conosco nos próximos anos. Fabio está com a Yamaha desde 2019 e conosco, a equipe de fábrica, desde 2021. Em um período de tempo relativamente curto, de apenas quatro anos, conseguimos muito sucesso: oito vitórias, 21 pódios, um título na MotoGP e um vice-campeonato”, listou. “Somos os primeiros a admitir que temos muito trabalho a fazer para voltar ao nível competitivo em que estávamos em 2021 e na primeira metade de 2022. Mas com Fabio, você sabe que ele sempre dará 100% do melhor esforço. Também é natural para ele criar harmonia e uma ótima atmosfera com todos os membros da equipe. Ele pode contar com o apoio total da equipe e de toda a Yamaha a cada passo do caminho enquanto lutamos para vencermos mais campeonatos juntos”, encerrou.

A Yamaha tem em 2024 a oportunidade de usar as concessões previstas no regulamento para tentar acelerar o desenvolvimento da moto. Além de contar com motores descongelados, os japoneses têm mais liberdade para testar, inclusive com os pilotos titulares.

Agora, falta a Yamaha decidir quem vai ocupar a segunda vaga. O lugar hoje pertence a Álex Rins, que chegou com contrato de apenas um ano após uma breve e tumultuada passagem pela LCR Honda, onde era contratado diretamente pela HRC.

A fábrica também tenta ampliar o envolvimento com a MotoGP garantindo uma equipe satélite para 2025. Por enquanto, porém, nenhuma negociação foi confirmada, ainda que a VR46 seja apontada como principal candidata dados os laços históricos entre a Yamaha e Valentino Rossi.

MotoGP volta à pista entre os dias 12 e 14 de abril, para o GP das Américas, em Austin, terceira etapa do campeonato de 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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