Allmendinger vence pela Xfinity Series em Indianápolis. Paludo se irrita com 24º lugar

AJ Allmendinger superou até mesmo um péssimo pit-stop para conquistar sua terceira vitória da temporada em Indianápolis. Miguel Paludo é tocado após escalar pelotão e se irrita

F1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN BRILHA, MERCEDES MOSTRA FORÇA E FERRARI IMPLODE NA HUNGRIA | Briefing

A Nascar Xfinity Series retornou ao Circuito de Indianápolis no último final de semana, para a realização de sua 20ª etapa no sábado (30). E AJ Allmendinger levou a melhor, liderando 42 das 62 voltas da corrida e superando uma parada ruim que o fez despencar para o 13º lugar para garantir não apenas a vitória, mas também a liderança geral antes dos playoffs. Alex Bowman e Justin Allgaier completaram o pódio.

A corrida também foi extremamente movimentada para o único brasileiro do grid, Miguel Paludo — mas de uma maneira menos positiva do que para Allmendinger. O piloto da BRANDT saiu do fundo do pelotão logo no início da corrida, escalou o grid e chegou a ser sétimo em determinado momento, antes da largada para o terceiro segmento — que fez em 14º, pois a equipe optou por tentar reparar a lataria danificada do Camaro #88.

No entanto, quando tentava defender a posição logo após a largada, o brasileiro foi empurrado para a grama por Sage Karam e viu sua corrida ir pelos ares: perdeu mais de 10s com o incidente e despencou para o fundo do grid novamente, em 32º. A partir daí, Paludo até manteve o ritmo e conseguiu ganhar algumas posições, mas já não havia mais tempo para muita coisa e o piloto terminou na 24ª colocação.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Paludo fazia ótima recuperação em Indianápolis, mas viu suas chances acabarem ao ser tocado por Karam (Foto: HHP/Harold Hinson)

Após a corrida, Miguel comentou o incidente que tirou suas chances de continuar subindo na disputa e deixou claro todo seu descontentamento com a série de toques e incidentes que tem sofrido, o que tem prejudicado fortemente suas três participações até aqui.

“Viemos lá do fundo do pelotão até a sétima colocação. Mas na última parada, ao puxar um dos pneus, uma parte do paralama caiu. Eles tiveram que arrumar antes de me devolverem para a pista, pois a roda não entrava com aquele dano”, revelou. “Não percebi quando aconteceu, acredito que tenha sido em alguma relargada. Como consequência, relarguei da 14ª posição [no terceiro segmento] em vez de sétimo, que seria nosso posicionamento normal”, afirmou.

“Na última relargada, fui tocado”, reclamou. “Isso me tirou qualquer chance de terminar a prova em uma condição melhor. Fico chateado com a falta de respeito de pilotos ditos ‘especialistas’ de misto, não só os de oval. O nome do Sage Karam tem aparecido direto, me tocou em COTA [Austin] na primeira curva, em Road America me jogou para fora e causou toda a confusão e hoje mais uma vez. Três vezes, nas três corridas, ele alterou meu resultado com toques. O pessoal diz que isso é NASCAR, mas tem sido bem ingrato como tudo tem acabado”, criticou o piloto brasileiro.

Brasileiro não ficou nada feliz em ter mais uma corrida afetada por terceiros (Foto: HHP/Harold Hinson)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na briga pela vitória, Allmendinger tomou a primeira posição de Alex Bowman na relargada da volta 45, depois de perder a liderança no 16º giro devido à dificuldade de sua equipe na troca dos pneus traseiros. No entanto, o veterano manteve o ritmo e superou o tráfego para se colocar na terceira posição na relargada da volta 29.

A partir do momento em que tomou o primeiro lugar, Allmendinger não foi mais ameaçado. Bowman até chegou a diminuir a diferença, mas não havia mais tempo para encostar em A.J. e o carro #17 cruzou a linha de chegada com 2s084 de desvantagem para o vencedor.

Além de Allmendinger, Bowman e Allgaier no pódio, o top-10 ainda teve: Ross Chastain, Chase Briscoe, Riley Herbst, Sam Mayer, Ty Gibbs, Austin Hill e Noah Gragson. A próxima etapa da Nascar Xfinity Series está programada para o dia 6 de agosto, com as 250 Milhas de Michigan.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.