Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Nascar

Allmendinger vence etapa da Xfinity Series em Austin. Paludo vai de último para 9º

AJ Allmendinger conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 no misto de Austin, enquanto o brasileiro Miguel Paludo precisou fazer corrida de recuperação após despencar para último ao ser tocado

Allmendinger celebra vitória no misto de Austin (Foto: Nascar)

Allmendinger celebra vitória no misto de Austin (Foto: Nascar)

 
FÓRMULA 1 2022: A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

AJ Allmendinger foi o grande vencedor de sábado (26) na Xfinity Series da Nascar, ao triunfar na sexta etapa da temporada de 2022, disputada no Circuito das Américas, em Austin. Esta foi a primeira vitória do piloto este ano, conquistada ao tomar a liderança restando 13 voltas para o final da disputa. O brasileiro Miguel Paludo, após excelente corrida de recuperação, chegou em nono lugar.

Austin Hill, que perdeu rendimento na reta final da corrida, terminou com a segunda colocação, seguido pelo Ford de Cole Custer. Noah Gragson e Sam Mayer completaram o top-5 da corrida no Texas, com Myatt Snider, Brett Moffitt, Jade Buford, Paludo e Sheldon Creed completando o grupo dos dez primeiros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

AJ Allmendinger venceu a primeira em 2022 na Xfinity Series (Foto: Nascar)

Paludo chegou a despencar para o 38º — e último — lugar logo na freada da primeira curva, ao ver seu Camaro #88 ser tocado e rodar. Ainda assim, conseguiu escalar o pelotão para fechar dentro do top-10, com o nono lugar em uma corrida marcada por incidentes e com quarto intervenções do carro de segurança.

Paludo largou em 15º e preferiu se posicionar na parte interna da curva 1 no início da disputa. Entretanto, um toque na traseira do #88 foi o suficiente para fazer o brasileiro rodar e ainda ser acertado por outro carro — que tentava desviar do Camaro. O piloto precisou aguardar até que todos os competidores passassem para conseguir retornar com segurança à pista.

Assim, ao longo das 46 voltas, a missão do brasileiro passou a ser se recuperar na corrida e tentar salvar alguns pontos. Apenas no primeiro segmento — composto por 14 voltas —, Paludo conseguiu saltar de 38º para 19º ao executar com perfeição a estratégia da JR Motorsports e contar com algumas paradas precoces de outros competidores.

Paludo precisou se esquivar de incidentes para conseguir recuperação no Texas (Foto: JR Motorsports/Ferrari Promo)

No segundo estágio, Paludo continuou ultrapassando os concorrentes e recuperando terreno no pelotão, após largar de 25º depois de optar por realizar um pit-stop. Novamente em 19º ao final do segmento, o brasileiro contou com algumas paradas de carros que seguiam à frente e duas punições por excesso de velocidade no pit-lane para alcançar o décimo lugar na relargada final.

O brasileiro foi novamente apertado na primeira curva do traçado e acabou perdendo três posições, mas foi recuperando as colocações à medida que a agressividade na pista aumentava e alguns pilotos rodavam — enquanto outros eram punidos. Assim, sem se envolver em incidentes, Paludo alcançou o nono lugar apenas na penúltima volta para não largar mais.

Miguel Paludo fez corrida de recuperação em Austin e fechou em nono lugar (Foto: JR Motorsports/Ferrari Promo)

O próximo compromisso de Paludo na Xfinity Series da Nascar será apenas no dia 2 de julho, com a disputa programada para Road America. Antes disso, o brasileiro terá compromisso pela etapa de abertura da Porsche Cup, em Goiânia.

“Foi uma corrida com muitos desafios”, admitiu. “Na volta 1 eu não vi a porrada vindo, não vi o cara atravessando a freada e não sei exatamente o que aconteceu. Mas caímos para último e procurei começar do zero. As relargadas foram aquele caos: três, quatro, cinco lado a lado, portadas de todos os cantos… Na última relargada entraram na minha traseira e felizmente eu não rodei. Minha frente ficou bastante danificada e chegamos em nono lugar com muita vibração no carro depois das últimas relargadas, com o câmbio vibrando o para-choque deslocado e tudo”, disse um aliviado Paludo.

LEIA MAIS
Nannini esquece F2 e acerta com programa de desenvolvimento de pilotos para Nascar