Allmendinger vence etapa da Xfinity Series no Circuito das Américas. Paludo é 13º

Pole-position, A.J. Allmendinger superou altos e baixos após cair para a 25ª posição e se recuperou para vencer etapa da Nascar Xfinity Series no Circuito das Américas, no Texas

A Nascar Xfinity Series realizou sua sexta etapa da temporada 2023 no último sábado (25), no Circuito das Américas, e A.J. Allmendinger saiu da pole para vencer a disputa após cair para o 25º lugar durante a janela de pit-stops, no meio da corrida. Foi a 11ª vitória do americano em circuitos mistos, sua 16ª na Xfinity Series e a segunda consecutiva no Texas. Único brasileiro do grid, Miguel Paludo terminou na 13ª colocação.

Apesar da pole, a vida de Allmendinger não foi nada fácil no Texas. O piloto da Kaulig liderou o primeiro estágio da disputa, mas apostou em um pit-stop tardio e viu sua estratégia dar errado. Em 25º, A.J. passou a escalar o pelotão e se colocou em décimo com 15 voltas para o fim, logo antes da última relargada.

A recuperação continuou no último estágio, e com a ordem de paradas, Allmendinger se viu na sexta colocação uma volta depois. Assim, o piloto do carro #10 partiu para cima da concorrência e ultrapassou um por um, até disputar a ponta lado a lado com Sheldon Creed — que acabou tocado por A.J., levou a pior e rodou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Circuito das Américas recebeu a Nascar neste fim de semana (Foto: Nascar)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A partir daí, Allmendinger liderou sem maiores problemas, mesmo com a rápida aproximação de William Byron — que terminou atrás do vencedor por apenas 0s8. Miguel Paludo, único brasileiro presente na Nascar atualmente, largou na 18ª posição e tentou fazer uma corrida de recuperação, mas não passou do 13º lugar.

No fim, o top-10 acabou composto por Allmendinger, Byron, Ty Gibbs, Sammy Smith, Justin Allgaier, Daniel Hemric, Sam Mayer, Josh Berry, Sheldon Creed e Riley Herbst.

Austin Hill, que chegou ao Texas na liderança do campeonato, abandonou após problemas mecânicos, mas segue na ponta — ainda que a diferença para Herbst tenha caído consideravelmente, de 50 para 15 pontos.

Vale destacar que a etapa do Texas foi responsável por classificar quatro pilotos para concorrerem ao prêmio de US$ 100 mil [aproximadamente R$ 523 mil] na próxima etapa, em Richmond.

Como Smith, Allgaier, Hemric e Mayer foram os quatro melhores colocados — entre os pilotos que disputam a temporada inteira —, o que se sair melhor na próxima etapa leva o prêmio. A corrida de Richmond está marcada para o próximo fim de semana, no sábado (31).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.