Com grid de 25 carros, Sprint Unlimited abre temporada 2015 da Nascar neste sábado em Daytona

Pausa da Nascar chega ao fim neste fim de semana com a realização da Sprint Unlimited em Daytona. Corrida de 75 voltas é uma tradição desde 1979

A temporada 2015 da Nascar terá seu pontapé inicial neste fim de semana, com a realização do Sprint Unlimited na noite desse sábado (14), às 23h (no horário de Brasília). A prova festiva que já teve diversos nomes vai saciar a sede dos fãs que não vêem ação na pista desde a final do Chase em Homestead.
 
Nessa temporada, a Nascar cancelou o Preseason Thunder, uma bateria de testes coletivos, que tradicionalmente ocorria no meio de janeiro, em Daytona.
 
Como já virou tradição, o regulamento de elegibilidade para o Unlimited foi modificado mais uma vez. Na edição de 2015, a regra de classificação passou a ser essa: vencedores da pole-position da temporada 2014, antigos vencedores do Unlimited, classificados para o Chase de 2015, poles da Daytona 500 e melhores classificados do campeonato de 2014, somando 25 vagas.
Daytona vai receber o pontapé inicial da temporada da Nascar (Foto: Facebook/Daytona)
Quatro pilotos elegíveis desistiram de participar — AJ Almendinger, Brian Scott, David Gilliand e Brian Vickers (por motivo de saúde). Os substitutos são, respectivamente, Casey Mears, Clint Bowyer, Ricky Stenhouse Jr e Paul Menard, que entraram pela pontuação obtida em 2014.
 
Na noite da última sexta-feira, um sorteio definiu o grid de largada. Menard ficou com a posição de honra no grid, com Kasey Kahne no segundo posto.
 
Dois treinos foram realizados na tarde sexta-feira, com Kurt Busch (primeiro treino) e Jeff Gordon (Happy Hour) registrando os melhores tempos.
 
A corrida – A prova terá dois segmentos, sendo o primeiro de 25 voltas e o segundo de 50.
 
O curioso é que no caso de não haver uma bandeira amarela, a corrida pode ser decidida no consumo de combustível, já que a janela pit-stop é de 40-45 voltas.
 
O Sprint Unlimited serve como prévia para o que se verá na Daytona 500 e representa uma chance de ver como o novo pacote motor/aerodinâmico vai funcionar em um super speedway.
 
Em 2013, a corrida mostrou a dificuldade de manter duas linhas, sendo a posição de pista importante. Naquele fim de semana, a Nascar estreava o seu novo carro, o Gen-6. 
 
Por causa da ‘falta de ação’, a categoria sofreu inúmeras criticas dos fãs e da mídia.  Após um intenso trabalho de ajustes, a prova do ano passado teve outra lógica, sendo marcada por várias trocas de liderança e grandes acidentes.
 
A facilidade de se ter duas linhas e até três linhas no "pack" (pelotão), mostraram que era possível ter uma corrida dinâmica, com várias mudanças de posição. Assim como no Unlimited, essa foi tônica nas outras provas do fim de semana, tanto nos Duels quanto na Daytona 500.
 
O atual vencedor é Denny Hamlin, piloto que teve bom desempenho no ano passado. Além de vencer o Unlimited, o piloto da Joe Gibbs ganhou sua bateria no Duel, e por pouco não venceu a Daytona 500, terminando em segundo lugar.
 
Classificação da Daytona 500 – No domingo acontece o treino classificatório que define a primeira fila. Além de assegurar o direito de largar na primeira linha do grid, os dois mais rápidos no dia vão ter o privilégio de sair na pole-position nas baterias do Budweiser Duel, prova que decide em duas baterias as outras 41 posições do grid de largada e que ocorre na noite da próxima quinta-feira. A classificação da Daytona 500 é diferente das outras 35 provas da temporada.
 
ARCA em destaque – Outra categoria que tem o seu pontapé inicial nesse sábado, é a ARCA Racing Series, tradicional classe que compete junto a Sprint Cup em vários fins de semana. A divisão é independente — não é sancionada pela Nascar —, mas é parceira e, por isso, compete nas mesmas pistas da série de Brian France.
 
Nomes como Brad Keselowski, Kyle Busch, Chase Elliott, Michael Annett, Justin Algaier e Kyle Larson, já passaram pela categoria.
 
A Lucas Oil 200, prova que abre a temporada, é o principal evento do seletivo calendário. Normalmente, vários pilotos competem em Daytona a fim de serem liberados a correr em super speedways. Nelsinho Piquet e Miguel Paludo competiram na prova em 2010 e 2011, respectivamente.
 
Para esse ano, os destaques são Frank Kimmel, dez vezes campeão da categoria, mas que nunca venceu em Daytona, e Bobby Gerhart, oito vezes vencedor em Daytona. Entre os jovens pilotos, destaque para Brennan Poole, que durante a última semana assinou um contrato com a HScott para dividir o carro #42 com Kyle Larson na Xfinity Series. O mexicano Daniel Suarez, piloto da Joe Gibbs, é outro nome importante.
 
A pole-position é do veterano Mark Thompson, com o Cody Coughlin fechando a primeira fila. A bandeira verde acontece às 19h (no horário de Brasília).
 
Sprint Unlimited, Grid de largada:
1 27 PAUL MENARD EUA MENARDS
CHEVROLET
2 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK
CHEVROLET
3 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE
FORD
4 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE
FORD
5 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS
TOYOTA
6 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS
CHEVROLET
7 16 GREG BIFFLE EUA ROUSH FENWAY
FORD
8 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS
CHEVROLET
9 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS
TOYOTA
10 78 MARTIN TRUEX JR EUA FURNITURE ROW
CHEVROLET
11 24 JEFF GORDON EUA HENDRICK
CHEVROLET
12 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS
CHEVROLET
13 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS
CHEVROLET
14 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS
TOYOTA
15 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS
CHEVROLET
16 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS
TOYOTA
17 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK
CHEVROLET
18 15 CLINT BOWYER EUA MICHAEL WALTRIP
TOYOTA
19 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY
FORD
20 17 RICKY STENHOUSE JR EUA ROUSH FENWAY
FORD
21 1 JAMIE McMURRAY EUA CHIP GANASSI
CHEVROLET
22 14 TONY STEWART EUA STEWART-HAAS
CHEVROLET
23 13 CASEY MEARS EUA GERMAIN
CHEVROLET
24 88 DALE EARNHARDT JR EUA HENDRICK
CHEVROLET
25 42 KYLE LARSON EUA CHIP GANASSI
CHEVROLET
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.