Controlando concorrência, Hamlin lidera quase todas as voltas para vencer etapa da Xfinity em Richmond

Liderando 249 das 250 voltas da Xfinity Series em Richmond, Denny Hamlin mostrou ritmo forte e velocidade constante para deixar todos seus adversários para trás – inclusive Joey Logano, pole da Sprint Cup. Nos boxes, incêndio durante reabastecimento de Brendan Gaughan deixou um mecânico ferido.

Não houve quem parasse Denny Hamlin na etapa desta sexta-feira (24) da Xfinity Series, em Richmond. Sem enfrentar nenhuma ameaça real ao longo das 250 voltas, o piloto da Sprint Cup conseguiu uma vitória tranquila, controlando de longe a ameaça mínima de Joey Logano, segundo colocado.
 
Era normal ver Hamlin com mais de 3s sobre os demais. Em uma corrida de poucas bandeiras amarelas – e, por tabela, quase sem relargadas – era difícil encontrar uma variável capaz de derrubar Denny. Logano, por exemplo, não conseguiu ritmo bom o suficiente para acompanhar o vencedor.
Hamlin venceu a Xfinity em Richmond com certa facilidade (Foto: Twitter)
Em terceiro, Regan Smith cruzou a linha de chegada podendo festejar uma corrida constante. Tendo disputado o começo da prova em posições um pouco desfavoráveis, o piloto foi fazendo ultrapassagens com calma para chegar ao seu melhor resultado na Xfinity em 2015.
 
Uma das cenas marcante da prova aconteceu nos boxes. A equipe de Brendan Gaughan enfrentou problemas para reabastecer o carro e, quando o etanol espirrou nas partes quentes do Chevrolet, um incêndio de grandes proporções começou. Apenas um mecânico saiu machucado, com leves queimaduras no pescoço.
 
A próxima corrida da Xfinity Series será em Talladega, no dia 2 de maio.

Saiba como foi a etapa da Xfinity Series em Richmond

O anoitecer da Virgínia reservava uma situação complicada pelos pilotos. As temperaturas, que já eram baixas, iam baixando conforme o sol se punha. A largada, por exemplo, seria dada com meros 17ºC.

 
O pole era Denny Hamlin, seguido de Joey Logano, Erik Jones, Aric Almirola e Brian Scott. Essa era a ordem para quando a bandeira verde fosse agitada.
 
Na primeira volta, Hamlin conseguiu manter a ponta sobre Logano. Jones também seguiu em terceiro. Kevin Harvick estava em décimo, após largar em sexto – posição que só voltaria a ocupar no 41º giro.
 
Em poucas voltas Hamlin abriu mais de 1s sobre o segundo colocado. E não é que Logano estivesse lento: Denny tinha mais de 3s sobre os demais pilotos do top-5.
 
Sem muitas emoções no começo da prova, uma bandeira amarela na volta 50 –  por causa de detritos – era a oportunidade para mudar as posições dos ponteiros. Os pilotos aproveitaram para ir aos boxes.
Logano tentou, em vão, alcançar Hamlin (Foto: AP)
Após os boxes, os três primeiros – Hamlin, Logano e Jones – seguiam os mesmos. Chase Elliott, que vinha fazendo uma bela corrida de recuperação, aproveitou a relargada para assumir a quarta colocação.
 
Mais atrás, disputa acirrada entre dois dos maiores pilotos da Xfinity. Darrell Wallace Jr conseguiu passar Chase Elliott para assumir a quarta posição. Apesar da manobra, os dois vinham muito próximos – e logo o #9 deu o troco no #6.
 
Wallace Jr., todavia, não conseguiu manter o ritmo por muito tempo. Depois de brigar pelo quarto lugar, logo começou a cair até chegar ao sétimo posto.
 
A primeira mudança relevante nas três primeiras posições só foi acontecer na volta 104. Jones passou Logano para assumir a segunda colocação e tentar alcançar Hamlin.
 
Na volta 109, a segunda bandeira amarela da noite – novamente por causa de detritos. Era hora de mais uma rodada de pit-stops.
 
Dessa vez, Joey Logano fez um pit-stop terrível e caiu para quinto. Essa foi a grande mudança de posição, mas o momento mais importante foi outro.
 
O pit-stop de Brendan Gaughan não deu muito certo. Um grande incêndio começou nos boxes quando gasolina espirrou nas partes quentes do carro. Exceção feita a um mecânico que teve leves queimaduras, todos saíram ilesos.
 
Na relargada, Logano brilhou. Ao passar Scott e Harvick, Joey conseguiu voltar à terceira colocação – a mesma que detinha antes da bandeira amarela. Duas voltas depois, Jones foi a nova vítima. Agora, apenas Hamlin ficava à frente.
 
Enquanto isso, Harvick sofria. O ritmo de seu Chevrolet não parecia ser dos melhores e, de posição em posição, Kevin logo saiu do top-10. O #88 dava a sensação de não ter o mesmo equilíbrio de antes.
 
Outro que sofria – mas em menor proporção – era Jones. Depois de relargar em segundo, Erik se via em quinto. Além de Logano, Scott e Elliott haviam o ultrapassado.
Na volta 144, outra amarela. Dessa vez, Ross Chastain havia tocado de leve no muro e deixado restos de seu carro na pista.
 
Na relargada, Scott atacou Logano. Ao concluir a manobra, esperou apenas uma volta para tomar a ponta de Hamlin. Na sequência, Denny deu o troco, todavia. Fechando o top-5, Elliott e Jones.
 
Atrás, Harvick seguia tendo um dia difícil. O líder da Sprint Cup estava atolado em 18º, sem grandes esperanças de avanço.
Não era um dia fácil para Harvick, que virou figurante na Xfinity (Foto: Twitter)
Com 70 voltas para o fim, as distâncias entres os primeiros estavam relativamente estabelecidas. Hamlin tinha mais de 2s sobre Scott, que, por sua vez, vinha com quase 1s sobre Logano. Atrás do trio, Jones e Smith ficavam pouco a pouco para trás.
 
Dez voltas depois, Scott começou a apresentar problemas de estabilidade. Com um carro que saía muito de frente, virou presa fácil de Logano. Agora em terceiro, restava a Brian tentar manter sua posição.
Fechando os cinco primeiros, Smith e Jones vinham em uma disputa ferrenha pelo quarto lugar. Mas, no fim das contas, Regan saiu vitorioso sobre Erik.
 
Com 214 voltas, Hamlin liderava com facilidade ímpar. A vantagem sobre Logano já era de 6s5 e, mantida a normalidade da prova, era difícil imaginar qualquer outro piloto vencendo que não fosse Denny. A última variável parecia ser uma rodada de pit-stops em bandeira verde, que já estava começando.
 
Nos boxes, normalidade para ambos Hamlin e Logano. Mas o líder passou a ser Elliott Sadler, que retardou o pit-stop. Mas, sem dificuldades, Denny retomou a ponta na sequência. Joey também fez o mesmo, eventualmente.
 
O terceiro colocado agora era Smith, após uma lenta recuperação ao longo das mais de 200 voltas. Elliott e Jones fechavam o top-5.
 
Depois disso, não havia muito mais tempo para briga por posições. Um retardatário com pneu furado ameaçou trazer bandeira amarela, mas a corrida seguiu verde até o fim – quando Hamlin pôde comemorar uma vitória soberana em Richmond.

Sakhir (Foto: AP))"/>

UM DOS MELHORES

Em alta na F1, Lewis Hamilton na economizou elogios na hora de falar daquele que já foi um de seus maiores rivais. Em sua coluna semanal para a emissora britânica BBC, o piloto da Mercedes e líder do campeonato afirmou que Fernando Alonso é um dos melhores pilotos da história do Mundial e lamentou que o espanhol não tenha condições de brigar na ponta atualmente. Para o inglês, será uma tragédia se Alonso deixar a F1 sem conquistar um terceiro título

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