Daniel Suárez triunfa em Sonoma e se torna primeiro mexicano a vencer prova da Nascar

Piloto da Trackhouse fez história no circuito misto californiano: conquistou a primeira vitória do México na categoria americana, tornou-se somente o quinto estrangeiro diferente a vencer pela Nascar e o primeiro desde Marcus Ambrose, em 2012

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN VENCE GP DO AZERBAIJÃO DE F1. FERRARI ABANDONA E ZERA | Briefing

Daniel Suárez fez história na noite do último domingo (12), pela Nascar. No circuito misto de Sonoma, na Califórnia, o #99 cruzou a linha de chegada na primeira colocação e se tornou o primeiro piloto do México a vencer uma prova da categoria americana – o primeiro estrangeiro desde Marcus Ambrose em Watkins Glen, na temporada de 2012.

Além de Suárez e Ambrose, apenas outros três pilotos de fora dos Estados Unidos triunfaram em etapas da Nascar: Mario Andretti (nascido na Itália), Juan Pablo Montoya (Colômbia) e Earl Ross (Canadá). A vitória do #99 veio em sua 195ª corrida pela categoria americana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Suárez fez história em Sonoma (Foto: Nascar)

“É um dia maluco. Tenho muitas coisas passando pela cabeça agora. Tem sido um caminho duro, uma jornada difícil na Cup Series. Trackhouse, Justin Marks, Ty Norris… esses caras acreditaram em mim. Todos que me ajudaram chegar neste ponto. Muitas pessoas no México: Jay Morales, Carlos Slim. Minha família, que nunca desistiu de mim. Muitas pessoas desistiram, mas eles não. Preciso agradecer a todos. Estou apenas muito feliz que nós conseguimos fazer tudo funcionar”, disse o visivelmente emocionado Suárez após a vitória.

Para triunfar em Sonoma, o mexicano teve que superar Chris Buescher nas voltas finais do circuito misto californiano. Ainda assim, venceu de maneira categórica: 3s849 à frente do rival e tendo liderado 47 das 110 voltas totais da disputa.

LEIA TAMBÉM
Räikkönen anuncia retorno às pistas na Nascar após aposentadoria da F1

Momento em que Suárez cruzou a linha de chegada na Califórnia (Foto: Nascar)

Michael McDowell, Kevin Harvick, Austin Cindric, Ryan Blaney, Ross Chastain, Chase Elliott, William Byron e Brad Keselowski, em ordem, completaram o top-10 da prova de Sonoma.

Com o top-10 na Califórnia, Chase Elliott mantém vantagem na liderança da tabela do campeonato. Agora, o #9 tem 16 pontos à frente de Ross Chastain, que também ficou entre os dez primeiros na disputa do último domingo: 536 x 520.

Na semana que vem, a Nascar folga pela única vez na temporada. A categoria americana volta às ações no dia 26 de junho, para sua segunda prova de 400 milhas em Nashville. Kyle Larson, atual campeão, venceu a disputa inaugural em 2021.

DIXON FINALMENTE CONSEGUE PRIMEIRO PÓDIO NA INDY 2022, MAS AINDA DÁ PARA BRIGAR PELO TÍTULO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.