Denny Hamlin vence 600 Milhas de Charlotte da Nascar após duas prorrogações

A prova mais longa da história da categoria americana, que durou mais de cinco horas, teve o piloto da Joe Gibbs como vencedor. Hamlin agora soma triunfos nas três provas da 'realeza' da Nascar

FÓRMULA 1 2022: PÉREZ VENCE GP DE MÔNACO DE F1. SAINZ E VERSTAPPEN NO PÓDIO | Briefing

Denny Hamlin fez história na madrugada desta segunda-feira (30) pela Nascar. O piloto da Joe Gibbs venceu a maior prova da história da categoria americana em termos de distância – 619.5 milhas (cerca de 997 km) em pouco mais de cinco horas, por conta dos 18 acidentes da disputa -, em Charlotte, superando o companheiro de equipe Kyle Busch por somente 0s014.

Por conta das duas prorrogações, a Charlotte 600 se tornou a Charlotte 619.5, já que os carros tiveram que percorrer 13 voltas adicionais: 413, ao total. Com o triunfo, Hamlin agora possui troféus nas três provas da ‘realeza’ da Nascar: Daytona, Charlotte e Southern 500, em Darlington.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Veterano da Joe Gibbs celebrando no victory lane (Foto: Nascar)

Para vencer, o piloto da Joe Gibbs teve que ‘sobreviver’. Ao fim da prova, somente 20 carros cruzaram a linha de chegada – 37 iniciaram a etapa. O primeiro dos dois principais acidentes da disputa aconteceu quando Ryan Blaney rodou na frente do pelotão na segunda curva do 192º giro, causando um big-one de 13 carros e eliminando o próprio Blaney, Kurt Busch e William Byron da contenda.

O segundo ocorreu na volta 346. Daniel Suárez rodou após contato com Chase Briscoe e causou colisão com mais outros quatro carros – dentre eles, o de Chris Buescher, que capotou por cinco vezes e ‘pousou’ de ponta-cabeça. O acidente paralisou a prova em Charlotte com uma bandeira vermelha que durou 11 minutos.

Apesar do susto causado no público de cerca de 100 mil pessoas, Buescher saiu rastejando de seu veículo – que logo foi desvirado pelos fiscais. Assustado, mas sem ferimentos, o piloto americano disse que o acidente foi “um pouco doloroso” e até chegou a brincar: “Tinha um bom tempo que não ficava de ponta-cabeça assim.”

Acidente de Buescher assustou público em Charlotte (Vídeo: Nascar)

Ao fim da etapa, Hamlin, que só liderou 15 das 413 voltas, superou Kyle Larson – que viu dar tudo errado no final de semana, mas conseguiu encarar a adversidade e só perdeu porque ao ser rodado por Briscoe na penúltima volta.

“É muito especial. Cara, não estivemos bem durante todo o dia. Apenas nos colocamos no lugar certo na hora certa. Que batalha”, limitou-se a dizer o piloto da Joe Gibbs, após a improvável vitória.

LEIA TAMBÉM
Räikkönen anuncia retorno às pistas na Nascar após aposentadoria da F1

Kyle Busch, Kevin Harvick, Chase Briscoe, Christopher Bell, Tyler Reddick, Ricky Stenhouse Jr., Michael McDowell, Kyle Larson e Alex Bowman completaram o top-10 da caótica 600 Milhas de Charlotte. A Nascar volta às ações já no próximo fim de semana, no dia 5, para uma prova de 300 milhas em Illinois.

GAMEPLAY GP DE MÔNACO DE FÓRMULA 1 | F1 2021 NO PS5 | GP Gameplay – Temporada 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.