Dillon surge na última volta e conta com panes secas de Busch, Suárez e Jones para vencer etapa de Fontana da Xfinity

Austin Dillon foi um vencedor absurdamente inesperado na etapa de Fontana da Xfinity. O piloto do #2 passou nas últimas voltas Kyle Busch, Erik Jones e Daniel Suárez, todos com panes secas. Busch ainda conseguiu um incrível segundo lugar

A corrida da Xfinity em Fontana foi uma absoluta loucura. Neste sábado (19), Austin Dillon contou com três panes secas consecutivas nos líderes e viu a vitória cair em seu colo. O #2 passou Kyle Busch nas últimas curvas, com o #18 tendo pneu estourado e apenas um resto de combustível.

Busch fez um esforço inacreditável. Após ficar sem combustível na penúltima volta, foi ultrapassado por Daniel Suárez, mas retomou a dianteira quando o mexicano teve o mesmo problema na volta final e, com pneu estourado e tudo, quase segurou Dillon.

A terceira colocação ficou com Darrell Wallace Jr, outro que fez boa prova e contou com as faltas de combustível alheias para garantir um ótimo posicionamento.

Apesar de tudo, Suárez ainda ficou com a quarta colocação, seguido por Elliott Sadler, que se deu bem com as panes secas e segue firme na briga pela liderança do campeonato.

Com direito a uma corrida extremamente conturbada, Kevin Harvick foi o sexto, com Brendan Gaughan, Kyle Larson, Brandon Jones e Justin Allgaier fechando o top-10 da etapa californiana.

Além de Busch e Suárez, outro que lutava pela vitória e ficou parado sem combustível foi Erik Jones. O #20 foi o primeiro a mostrar que os líderes sofreriam muito nos metros finais, deixando a disputa uma volta antes do problema aparecer no carro de Busch.

Agora, Suárez tem 182 pontos contra 172 de Sadler. Allgaier é o terceiro, seguido por Jones, Ty Dillon, Gaughan e Erik Jones.

Austin Dillon venceu em Fontana (Foto: Getty Images)

Confira como foi a corrida da Xfinity em Fontana:

A largada para a etapa de Fontana da Xfinity aconteceu às 17h15 (em Brasília). Daniel Suárez e Erik Jones foram dividindo curvas por quase duas voltas inteiras, com o mexicano levando a melhor e segurando a ponta. 

 
Logo atrás dos dois, Kyle Busch, Kyle Larson e Elliott Sadler travavam boas brigas para alcançarem os ponteiros.
 
Na volta 6, Busch e Larson superaram Jones e partiram para cima de Suárez, numa linda linha de três, com os xarás levando a melhor e Busch tomando a dianteira. Larson tentou dar o troco, mas balançou e quase perdeu o carro.
 
Dois giros depois, Jones superava Suárez, que perdia mais um pouco de rendimento e trocava ultrapassagens com Sadler. Na volta 9, a primeira amarela: sozinho, Ryan Preece rodou e foi parar na grama.
 
Todos aproveitaram para fazer as primeiras paradas. Com a maioria optando por trocar pneus, Kevin Harvick assumiu a liderança por manter os mesmos compostos. Busch era segundo. Harvick, no entanto, logo voltou aos boxes.
 
A relargada veio com Busch saltando para frente e Larson aparecendo em segundo. O piloto da Ganassi, no entanto, tomou a ponta pela linha de baixo.
Kyle Busch puxando fila da Xfinity em Fontana (Foto: Getty Images)

Busch retomou a ponta e finalmente começou a desgrudar de Larson, coneseguindo colocar 1s3 no xará. Jones se estabelecia em terceiro, 2s atrás, com Sadler e Suárez também no top-5.

A segunda bandeira amarela veio na volta 29, com Busch, Larson, Jones, Ryan Blaney e Suárez puxando a fila para os boxes. A relargada veio na 35, com Larson, Busch e Suárez rapidamente tirando Brendan Gaughan e Justin Allgaier do caminho.
 
Assim como poucas voltas antes, Jones e Busch retomavam bons ritmos e superavam, respectivamente, Suárez e Larson.
 

Busch novamente ia abrindo larga vantagem, mas a terceira bandeira amarela surgiu, com a rodada e consequente batida com força na grama de Ray Black Jr.

A prova relargou na volta 52, com alguns contatos acontecendo no pelotão, nada que tirasse a bandeira verde. Busch fugiu de novo, com Jones tomando a segunda colocação de Larson. Blaney e Suárez vinham logo atrás.

O ritmo de Busch era muito bom. O #18 voltava a abrir 1s para Jones, que tinha mais de 2s3 para Suárez. Blaney mostrava força e ameaçava Suárez, com Larson sozinho na pista em quinto.

Os pilotos começavam mais uma rodada de paradas na volta 70. Larson, Suárez e Jones foram os primeiros. Busch entrou quando restavam 78 giros, em parada um tanto complicada. Aric Almirola, assim, ia para a ponta.
Este aí é Erik Jones na Xfinity em Fontana (Foto: Getty Images)

Com a prova chegando em sua metade e os pilotos reposicionados, Busch retornava para a dianteira, 1s5 na frente de Jones e 3s3 melhor que Larson. Blaney segurava Suárez e o quarto lugar.

Muito bem na corrida, Larson viu suas chances praticamente minguarem. O pneu dianteiro esquerdo do #42 estourou e Larson foi raspando o muro. A bandeira amarela voltava com 50 giros para o fim.

Os pilotos iam para mais uma parada e agora era Jones quem tinha problemas. Após um pit-stop longuíssimo, o piloto despencou para o sétimo lugar.

Daniel Suárez em Fontana (Foto: Getty Images)

Os pilotos relargaram para as 46 voltas derradeiras, com Busch, Blaney e Suárez no top-3. Desta vez, porém, o #18 foi muito ameaçado e, atacado por Blaney, teve de brigar por alguns metros com o #22. Lá atrás, Harvick e Gaughan por muito pouco não se acertavam.

A situação se complicava bem para Blaney. Acertado por Jones, o #22 ficou alguns segundos sambando na pista e acabou superado também no quarto lugar por Sadler.

Sadler, porém, começava a perder um pouco de rendimento e ia para sétimo. Blaney ficava ainda pior, tomando voltas. Jones e Suárez brigavam pela segunda colocação, com Jones levando vantagem.

Preocupado com o combustível, Busch via sua vantagem para Jones diminuir, ainda que de forma controlada. Em terceiro, Suárez tinha boa margem para Austin Dillon e Darrell Wallace Jr.  Larson fazia sua parada e sonhava com top-10, imediatamente tirando volta para Jones e Busch.

Porém, quando tudo parecia caminhar para um pódio Busch-Jones-Suárez, o combustível resolveu embaralhar as coisas. Primeiro foi Jones que ficou pelo caminho, a três giros do fim.

Na volta seguinte, Busch aparecia muito lento, também sem combustível. O #18 foi ultrapassado por Suárez, mas o mexicano parou no início da volta final com o mesmo problema.

Busch retomou a dianteira, estourou o pneu e passou muito perto de uma vitória histórica. Azar dele que Dillon, totalmente discreto a prova inteira, soube capitalizar e triunfou em Fontana. Busch milagrosamente foi segundo, com Wallace Jr em terceiro.

VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.