Elliott segura Kyle Busch e parte para primeira vitória de 2015 na etapa da Xfinity Series em Richmond

Apesar de ser o atual campeão da Xfinity Series e de ter sido escolhido como substituto de Jeff Gordon, Chase Elliott estava em uma seca de vitórias que já durava mais de um ano. Mas o #9 deu a volta por cima, vencendo a etapa de Richmond do certame, disputada nesta sexta-feira (11). Para tal, precisou superar Regan Smith e segurar Kyle Busch

Chase Elliott disputa a temporada 2015 da Xfinity Series com o peso de ser o atual campeão e estar encarregado de substituir Jeff Gordon. Todavia, ainda não havia vencido na temporada. Ainda: o #9 superou Regan Smith e Kyle Busch na prova de Richmond, disputada nesta sexta-feira (11), e partiu para a vitória.
 
Elliott só tomou a liderança pela primeira vez por volta da metade da disputa. E não foi com uma ultrapassagem na pista: o #9 contou um trabalho de boxes incrível para superar o então líder Smith. Foi ali que virou um candidato sério à vitória.
Elliott venceu a primeira de 2015 no oval de Richmond (Foto: Reprodução/Twitter)
Nas últimas voltas, conforme Smith perdia posições, Kyle Busch virou um adversário fortíssimo. O #54, que sofria com o ritmo nos longos trechos de bandeira verde, deu a volta por cima e deixou o #9 pressionado. Apesar disso, o líder segurou as pontas e venceu a primeira no ano.

Atrás dos dois primeiros, Brian Scott cruzou a linha de chegada em terceiro, depois de liderar voltas no começo da prova. Joey Logano terminou em quarto, com Erik Jones em quinto. Regan Smith acabou em sexto.
 
A prova também marcou uma inusitada surra de pilotos da Xfintity Series contra medalhões da Sprint Cup. Kyle Busch e Joey Logano, representantes do certame principal, perderam muito rendimento ao longo da noite. O irmão de Kurt conseguiu se recuperar no final, mas esteve longe de dar o show de costume no certame.
 
A próxima etapa da Xfinity será já no próximo final de semana, em Chicagoland.

Saiba como foi a etapa de Richmond da Xfinity Series

 
A corrida começou e, já nos primeiros metros, um acidente no meio do pelotão. Entre os envolvidos, John Wes Townley, Benny Gordon, Joey Gase e Jeff Green. A bandeira amarela foi acionada, enquanto Kyle Busch mantinha sua liderança, conquistada no treino classificatório.
 
Na relargada, Kyle Busch manteve a ponta, enquanto Brian Scott deixava Joey Logano para trás. Regan Smith e Chase Elliott fechavam o top-5.
 
Poucas voltas foram necessárias para que a segunda amarela aparecesse. Culpa de David Starr, que encheu o muro.
A relargada, dada logo depois, teve Kyle Busch mantendo a liderança. Aliás, a maioria das posições foi mantida. A grande diferença foi por causa de Smith, que perdeu posições para Elliott e Ty Dillon.
Scott fez uma boa prova em Richmond, mas perdeu rendimento no fim (Foto: Nascar)
Mas o começo da prova estava amarrado. Na volta 45, o pneu de Elliott Sadler estourou, deixando restos de pneus na pista – o que causou a terceira amarela da tarde. Isso possibilitou a primeira rodada de pits da noite – que acabou por não alterar as posições do top-5.
 
A terceira relargada da noite resultou na primeira mudança de líder da noite. Scott passou Kyle Busch para, por apenas uma volta, liderar a competição – já que o #54 deu o troco logo depois.
 
Logo atrás, drama para Logano. O #22 foi ultrapassado por Elliott e, na sequência passou a ser pressionado por Ty Dillon.
 
Com 80 voltas completas, a disputa ia se acirrando entre Kyle Busch e Brian Scott. A dupla era separada por 0s5, enquanto Elliott se aproximava lentamente.
 
Depois de algumas voltas de pressão, Scott deu o bote e tomou a ponta novamente. Daí em diante, tratou de abrir, aproveitando-se de um momento de fraqueza do #54.
 
E o momento ruim de Kyle Busch seguia. Na volta 93, foi a vez de Elliott passar o #54, assumindo o segundo lugar.

Com 125 voltas completas, a vantagem de Scott já era notável. 4s8 separavam o #2 de Elliott, que segurava um grupo de pilotos.
 
Josh Berry, que vinha em sexto, engatou uma série de voltas rápidas. Em pouquíssimo tempo, o piloto do #88 já estava em segundo. Kyle Busch, assim como Elliott, perdeu posições para ambos Logano e Smith, agora terceiros e quartos. Estava claro que o longo ciclo de bandeira verde fazia mal para o #54 e o #9.
 
Mas o ciclo terminou na volta 137, por causa de uma batida de Jeremy Clemens. Os pilotos foram aos boxes, de onde saíram com Scott à frente, seguido por Smith, Elliott, Logano e Berry.
 
Smith conseguiu, depois de uma linda disputa, deixar Scott para trás. Elliott acompanhou assumindo o segundo posto. Logano e Kyle Busch fechavam o top-5.
 
Depois de 13 voltas em bandeira verde, uma amarela: Hermie Sadler, vítima de um pneu furado, rodou na reta principal.
Smith lutou pela vitória, até ser ultrapassado por Elliott nos boxes (Foto: Reprodução/Twitter)
Os pilotos foram aos boxes novamente, e foi lá que Elliott deu o pulo do gato. Com uma parada 0s5 mais rápida, tomou a ponta de Smith. Kyle Busch, Logano e Scott vinham atrás.
 
Elliott manteve a ponta, enquanto Smith se sustentava em segundo.  Atrás, as posições também não haviam se alterado.
Era só o trecho em bandeira verde ficar um pouco mais longo que Kyle Busch se perdia um pouco. Na volta 190, o #54 foi ultrapassado por ambos Logano e Scott, caindo para quinto. Mais um pouco e Berry o deixou em sexto.
 
Berry, aliás, seguia o baile contra os pilotos de ponta da Sprint Cup. Mais seis voltas e o #88 também passou Logano, assumindo o quarto posto. Prova louvável de Josh – assim como dos três primeiros colocados, que batiam veteranos com facilidade.
 
A sexta bandeira amarela da noite veio com 33 voltas para o fim. Ryan Truex – irmão de Martin – foi vítima de um pneu furado, batendo no muro. Os pilotos, já há muito na pista, rumaram aos boxes.
 
Boa parte da ordem foi mantida nos pits. Elliott manteve a liderança, seguido por Smith, Scott, Kyle Busch e Logano. Berry, com um pit horrível, caiu para nono.
 
A relargada foi selvagem. Elliott foi espremido por Smith, que acabou perdendo posição para Kyle Busch. Isso gerou uma reação em cadeia que deixou Scott e Logano em quinto e sexto.
 
Ao contrário do que fora visto na maior parte da prova, Kyle Busch tinha ritmo para ultrapassar. A corrida estava em aberto.
 
Atrás dos dois primeiros, a briga pelo terceiro lugar também estava intensa. Erik Jones, que vinha apagado, acordou e saltou para terceiro, com Logano e Scott colados. Smith, depois de um erro, ficou para trás, em sexto.
 
Elliott e Kyle Busch abriam sobre os demais, sempre se mantendo próximos um do outro. Mas o veterano não parecia ter ritmo para tentar uma manobra. Com cinco voltas para o fim, só uma amarela ajudaria o #54.
 
Não aconteceu. A primeira vitória de Elliott em 2015 se confirmou, seguido de Kyle Busch, Scott, Logano e Jones.

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