Elliott vence no Roval em prova inédita da Nascar com chuva. Kyle Busch é eliminado

Pela primeira vez na história da divisão principal da Nascar, os pneus de chuva foram necessários. Isso embaralhou a prova no roval de Charlotte, mas Chase Elliott voltou a vencer em pista mista. Kyle Busch não reagiu e foi eliminado dos playoffs

O Roval de Charlotte, combinando traçado misto com oval, voltou a render uma prova marcante neste domingo (11). Pela primeira vez na divisão principal, a Nascar competiu com pista molhada e pneus de chuva. As condições chacoalharam o começo de prova, mas não mudaram o resultado final: Chase Elliott confirmou favoritismo e foi ao Victory Lane.

O favoritismo de Elliott no roval se dava ao retrospecto recente em pistas mistas. Essa é a quarta vitória seguida do #9 em traçados com esta configuração, um domínio inusitado. Mas engana-se quem pensa que Chase sobrou em Charlotte: a liderança trocou de mãos repetidas vezes antes de ficar com o piloto da Hendrick no fim. A pista esteve plenamente seca na metade final da disputa, reestabelecendo a divisão de forças esperada. Joey Logano até ensaiou ataque, mas acabou em segundo lugar.

Erik Jones foi terceiro, enquanto Kurt Busch e Ryan Blaney completaram o top-5. Jones e Busch fizeram prova limpa, enquanto Blaney jogou fora uma liderança após escapar para a grama, ainda incrivelmente molhada, e rodar no trecho misto do roval.

Já são quatro vitórias seguidas de Chase Elliott em mistos da Nascar (Foto: Nascar Media)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Apesar de intensa, a prova não teve uma reviravolta nos giros finais. Diversos incidentes aconteciam, com carros rodando, mas nenhum sério a ponto de forçar uma bandeira amarela.

Isso entregou de vez a vitória para Elliott no roval, mas, principalmente, selou o destino de Kyle Busch na temporada 2020. O atual campeão apostou em estratégia ousada para brigar pela vitória, única forma segura de evitar eliminação nos playoffs. A ideia era evitar o pit-stop ao máximo e tirar proveito de uma possível amarela. Não deu certo: sob ameaça de ficar sem combustível, Kyle fez seu pit-stop na penúltima volta, caiu para 30° e encerrou de forma melancólica uma defesa de título pouco brilhante.

Outros três pilotos se despediram do sonho de título em Charlotte. Todos dentro do esperado: Austin Dillon, Clint Bowyer e Aric Almirola começaram já abaixo da linha de corte e de lá não mais saíram. No caso de Bowyer, era a última chance de ser campeão – o veterano deixa o #14 e as pistas, virando comentarista de TV em 2021.

A Nascar parte agora para o Kansas, abrindo a terceira e penúltima fase dos playoffs. Kevin Harvick, Denny Hamlin, Brad Keselowski, Chase Elliott, Joey Logano, Martin Truex Jr., Alex Bowman e Kurt Busch são os oito pilotos em busca de quatro vagas na decisão em Phoenix.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.