Haas anuncia teste de Grosjean e Magnussen com carro da Nascar em Austin

Tony Stewart volta a guiar um carro da Nascar após três anos, e para cumprir a função de professor. O tricampeão vai ensinar Romain Grosjean e Kevin Magnussen, pilotos da Haas na F1, a pilotar um stock car no Circuito das Américas

Levou três anos, mas os pilotos de Fórmula 1 da Haas finalmente terão uma chance em um carro da Nascar. A equipe americana anunciou nesta segunda-feira (28) um teste de Romain Grosjean e Kevin Magnussen com um bólido da Stewart-Haas no Circuito das Américas, cada do GP dos Estados Unidos. E com um professor dos mais qualificados: Tony Stewart, sem pilotar um stock car desde o fim de 2016, volta para ensinar a dupla da F1.
 
A atividade acontece com um carro #14 – antigo número de Stewart na Nascar –, mas equipado com um assento extra. Isso permite que, antes de acelerar, Grosjean e Magnussen aprendam com o americano sobre como guiar um stock car.
 
“Um stock car praticamente não tem downforce, então não faço nem ideia de como vai ser”, disse Magnussen. “Nunca pilotei um Nascar antes. Tenho certeza de que vai ser muito diferente do outro carro que costumo pilotar no Circuito das Américas. Vai ser uma experiência muito interessante. Um carro da Nascar é algo icônico e sempre estive curioso para testar. Claro que ele funciona melhor em um oval, mas eles também correm em mistos. Vai ser interessante ter um pouco de diversão”, seguiu.
Romain Grosjean e Kevin Magnussen vão conhecer um carro da Nascar (Foto: Haas)

“Acho que só precisamos frear um pouco mais cedo do que de costume num carro de F1”, continuou Grosjean. “Veremos como o motor responde ao uso do acelerador. Mal posso esperar. O barulho vai ser ótimo. Acho que vai ser uma boa experiência, além de que ter o Tony Stewart nos ajudando e dando conselhos vai ser incrível”, destacou.

 
Stewart, que se aposentou da Nascar ao fim de 2016, vai aproveitar para matar duas vontades de uma vez só. A primeira é de pilotar novamente um carro da categoria americana; a segunda, conhecer melhor o Circuito das Américas.
 
“É difícil acreditar que já se vão três anos desde a última vez que pilotei um stock car, só que ver algumas das corridas em mistos, principalmente no roval de Charlotte, certamente aumentou meu interesse”, contou Stewart. “Esse vai ser um bom jeito de matar a vontade. Nunca estive no COTA. Tudo que sei é o que vi na TV e no iRacing. Eu gosto [do traçado]. Mesmo depois de duas décadas na Nascar, ainda há coisas novas para se experimentar. Nunca pilotei nessa pista, enquanto o Kevin e o Romain nunca nem andaram em um stock car. Vamos descobrir juntos”, encerrou.
 
O GP dos EUA é, por motivos óbvios, especial para a americana Haas. A equipe, entretanto, vive fase difícil na F1: em nono no Mundial de Construtores, a esquadra só tem mais pontos do que a Williams.
 

Paddockast #39
O MELHOR SEM TÍTULO DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.