Harvick domina e leva pole-position da Nascar no Texas com facilidade. Inspeção técnica volta a causar problemas

Kevin Harvick liderou as três sessões classificatórias e levou uma pole-position previsível. Enquanto isso, gente como Kyle Larson e Chase Elliott – dois primeiros no campeonato – sequer puderam ir à pista pela longa demora na inspeção técnica obrigatória

 
O treino classificatório da Nascar voltou a contar com menos carros do que devia. Em um problema que já é crônico em 2017, nada menos do que nove carros ficaram presos na inspeção técnica pré-classificação, obrigatória, e não tiveram tempo hábil para anotar voltas. Com nomes de peso fora de combate, a tarefa de Kevin Harvick ficou ainda mais fácil: o #4 liderou os três rounds da atividade e cravou a pole nesta sexta-feira (7).
 
O Round 3 foi o maior desafio para Harvick, mas nada de outro mundo. O #4 foi 0s053 mais veloz do que Ryan Blaney, segundo no grid. Blaney, por sua vez, empatou com Clint Bowyer e só ficou na primeira fila por ter ido à pista primeiro. Joey Logano e Brad Keselowski foram respectivamente quarto e quinto, com Jamie McMurray fechando a terceira fila.
Kevin Harvick, pole no Texas (Foto: Nascar Media)
Esta é a segunda pole de Harvick em 2017 – o campeão de 2014 também teve tal honra em Atlanta. O resultado também aponta uma melhora da Stewart-Haas, que, apesar de ter vencido a Daytona 500 com Kurt Busch, sofre para conquistar bons resultados com frequência com o equipamento da Ford.
 
O mesmo não pode ser dito de duas gigantes, Joe Gibbs e Hendrick. A primeira só colocou um carro no top-10 – Matt Kenseth, oitavo – enquanto a outra perdeu três dos quatro carros já no imbróglio da inspeção, tendo Jimmie Johnson em 24º como maior alento.
 
Kyle Larson, Chase Elliott, Kyle Busch, Kasey Kahne, Erik Jones, Dale Earnhardt Jr., Chris Buescher, Timmy Hill e Derrike Cope foram os prejudicados pela inspeção. Sem tempo, suas posições ficam definidas pela classificação do campeonato.
 
A falta de tempo para inspeção é um problema simplesmente organizacional. Como os carros da Xfinity precisam passar pelo menos processo ao fim do treino livre da categoria – que antecede a classificação da divisão principal da Nascar –, os pilotos viram reféns do pouco tempo entre as duas sessões. As etapas de Atlanta e Martinsville tiveram o mesmo problema.

Nascar 2017, Texas, classificação, final:

1 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS FORD   27.217  
2 21 RYAN BLANEY EUA WOOD BROTHERS FORD   27.270 +0.053
3 14 CLINT BOWYER EUA STEWART-HAAS FORD   27.270 +0.053
4 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD   27.306 +0.089
5 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD   27.333 +0.116
6 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET   27.482 +0.265
7 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW TOYOTA   27.492 +0.275
8 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA   27.509 +0.292
9 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   27.618 +0.401
10 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS FORD   27.692 +0.475
11 17 RICKY STENHOUSE JR. EUA ROUSH FENWAY FORD   27.761 +0.544
12 6 TREVOR BAYNE EUA ROUSH FENWAY FORD   28.113 +0.896
13 95 MICHAEL McDOWELL EUA LEAVINE CHEVROLET   27.703 +0.486
14 13 TY DILLON EUA GERMAIN CHEVROLET   27.714 +0.497
15 34 LANDON CASSILL EUA FRONT ROW FORD   27.734 +0.517
16 47 AJ ALLMENDINGER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET   27.781 +0.564
17 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA   27.823 +0.606
18 43 ARIC ALMIROLA EUA RICHARD PETTY FORD   27.855 +0.638
19 10 DANICA PATRICK EUA STEWART-HAAS FORD   27.876 +0.659
20 19 DANIEL SUÁREZ MEX JOE GIBBS TOYOTA   27.937 +0.720
21 38 DAVID RAGAN EUA FRONT ROW FORD   28.058 +0.841
22 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   28.254 +1.037
23 83 COREY LAJOIE EUA BK TOYOTA   28.614 +1.397
24 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET      
25 3 AUSTIN DILLON EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET   28.339 +1.122
26 32 MATT DIBENEDETTO EUA GO F A S FORD   28.371 +1.154
27 7 JJ YELEY EUA TOMMY BALDWIN CHEVROLET   28.452 +1.235
28 72 COLE WHITT EUA TRISTAR FORD   28.542 +1.325
29 23 GRAY GAULDING EUA BK TOYOTA   28.683 +1.466
30 15 REED SORENSON EUA PREMIUM TOYOTA   28.695 +1.478
31 33 JEFFREY EARNHARDT EUA CIRCLE SPORT CHEVROLET   29.532 +2.315
32 42 KYLE LARSON EUA GANASSI CHEVROLET      
33 24 CHASE ELLIOTT EUA HENDRICK CHEVROLET      
34 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA      
35 5 KASEY KAHNE EUA HENDRICK CHEVROLET      
36 77 ERIK JONES EUA FURNITURE ROW TOYOTA      
37 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET      
38 37 CHRIS BUESCHER EUA JTG DAUGHERTY CHEVROLET      
39 51 TIMMY HILL EUA RICK WARE RACING CHEVROLET      
40 55 DERRIKE COPE EUA PREMIUM TOYOTA      

PADDOCK GP #72 TRAZ ÁTILA ABREU E DISCUTE ETAPAS DA STOCK CAR, F1, INDY E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube