Harvick, Kyle Busch e Truex Jr. tiram proveito de chuva em Phoenix e garantem vaga na decisão da Nascar

A chuva veio justamente quando uma das relargadas mais importantes do ano ia acontecer, em Phoenix. Sem mais chances de trocar posições, Kevin Harvick, Kyle Busch e Martin Truex Jr. se juntaram a Jeff Gordon e vão decidir o título. Pior para Joey Logano e Carl Edwards, que precisavam ganhar posições e acabaram eliminados

A chuva caiu com força em Phoenix e impediu que a prova deste domingo (16) fosse disputada na íntegra. Com isso, Kevin Harvick, Kyle Busch e Martin Truex Jr. conseguiram manter suas posições, garantindo a tão sonhada vaga na decisão da Nascar, ao lado de Jeff Gordon. A prova foi vencida por Dale Earnhardt Jr.
 
A relargada estava perto de começar quando o clima resolveu ser protagonista. Se esta acontecesse, Joey Logano poderia tomar a liderança, conseguir uma vitória inesperada e garantir sua vaga. Carl Edwards, outro eliminado, poderia conseguir pontos extras e tirar Truex Jr. da final do campeonato.
Kevin Harvick não precisou vencer em Phoenix para avançar na Nascar (Foto: Getty Images)
Para outros dois eliminados, a vaga na decisão estava muito mais longe. Kurt Busch foi punido com um drive-through por furar a largada, se distanciando em definitivo da briga pela liderança e acabando em sétimo. Brad Keselowski, apagadíssimo depois de quase vencer no Texas, não fez nada e acabou em nono.
 
O quarteto finalista é, exceção feita a Harvick, uma grande surpresa. Gordon demorou muito para encontrar o melhor ritmo, depois de um começo de temporada fraquíssimo. Truex Jr. pilota para a mediana Furniture Row, que só começou a figurar entre os ponteiros em 2015.
 
Kyle Busch, todavia, carrega a história mais surpreendente: quebrou a perna na etapa da Xfinity em Daytona e perdeu toda a primeira metade do campeonato. Ao voltar, venceu quatro prova seguidas e se firmou como um piloto a ser batido.
 
A decisão do campeonato acontece em Homestead, na próxima semana. A fórmula, dessa vez, é bem simples: dentre os quatro, quem chegar à frente é o campeão.

Confira a classificação do campeonato:

          Vitórias Pontos
1 24 JEFF GORDON EUA HENDRICK CHEVROLET 1 4121
2 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET 0 4123
3 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA 0 4121
4 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW CHEVROLET 0 4106
5 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA 0 4101
6 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD 0 4093
7 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET 0 4085
8 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD 0 4054

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.