Kevin Harvick certamente não estava no radar de favoritos à vitória em uma prova que parecia destinada aos pilotos de equipamento Toyota. Em New Hampshire, Matt Kenseth e Martin Truex Jr. estavam no controle. Isso até as últimas vinte voltas deste domingo (25): Harvick foi perfeito nas últimas duas relargadas, levando a terceira vitória do ano.
A vitória veio após uma manobra certeira sobre Kenseth, líder na reta final. O #4 mergulhou em uma freada, impedindo qualquer reação do #20, que se contentou com o segundo lugar.
Kevin Harvick (Foto: Getty Images)
Kyle Busch terminou em terceiro depois de sonhar com a vitória – o #18 tinha pneus em melhor condição, mas isso não serviu para nada após uma relargada mediana. Brad Keselowski e Kurt Busch fecharam o top-5, superando carros que não renderam bem.
A relargada, que tanto ajudou Harvick, foi uma vilã para Truex. O #78 despencou de segundo para quinto em uma só volta, depois terminando em sétimo. Muito pouco para alguém que parecia ter a prova na mão, tendo liderado o maior número de voltas.
Nenhum dos pilotos do Chase teve um resultado desastroso, mas alguns acabaram ficando abaixo do que se esperava. Jamie McMurray foi o 19º, Tony Stewart foi 23º e Chris Buescher ficou em 30º.
A próxima etapa da Nascar será em Dover, já no próximo final de semana.
Saiba como foi a etapa de New Hampshire da Nascar
A largada foi dada às 15h17 (de Brasília). As duas primeiras posições seguiram inalteradas, com Carl Edwards em primeiro e Martin Truex Jr. em segundo. Jimmie Johnson e Kyle Larson estavam em terceiro e quarto, beneficiados por uma partida ruim de Ryan Newman, agora quinto.
Newman, apesar de ter se classificado bem, vivia um começo de prova ruim. O #31 logo começou a despencar, aparecendo em nono já na volta 10.
Enquanto isso, os Toyotas cresciam. Além dos dois ponteiros, Matt Kenseth surgiu em terceiro após ultrapassar Johnson e Larson. Além destes, Kyle Busch era o sétimo e Denny Hamlin era o décimo.
A primeira troca de líder veio na volta 30. Truex foi para a ofensiva contra Edwards, fazendo a ultrapassagem por dentro. Apesar das manobras, nenhum dos dois parecia estar realmente pilotando no limite – era muito cedo para isso. E nem havia necessidade: os companheiros Kenseth e Kyle Busch já eram terceiro e quarto na volta 42.
Mais algumas voltas e Edwards também foi ultrapassado por Kenseth. Matt, mesmo estando em segundo, já estava bastante longe de Truex. 1s8 separavam os dois.
O ciclo de pits em bandeira verde começou na volta 74, um pouco antes do que se esperava. As grandes mudança nos boxes teve a ver com Chase Elliott e Carl Edwards: os dois perderam duas posições nos pits.
Ao fim da sequência de pits, o top-5 era o seguinte: Truex, Kenseth, Kyle Busch, Johnson e Edwards.
Matt Kenseth segura o pelotão (Foto: Nascar Media)
Conforme o imenso ciclo sob bandeira verde se desenrolava – já eram 115 voltas sem qualquer amarela –, os pilotos do meio do grid pagavam um preço caro. O ritmo forte do líder Truex significou que Joey Logano, Austin Dillon e Chris Buescher – todos no Chase – viraram retardatários. Tony Stewart e Kurt Busch eram outros que poderia enfrentar o mesmo destino em seguida, se a bandeira verde seguisse reinando.
Sorte deles que não foi o caso. Josh Wise tocou no muro na volta 125, soltando detritos na pista e trazendo a amarela. Todos foram aos boxes, de onde Truex saiu ainda líder.
Truex sustentou a liderança na relargada, mas perdeu o apoio das outras Toyotas: Johnson e Elliott saltaram para segundo e terceiro. Hamlin e Kenseth fecharam o top-5, enquanto Edwards despencava para oitavo.
As voltas passavam e os companheiros Johnson e Elliott voltaram a perder terreno. Kenseth passou os dois, escalando para segundo.
Na volta 166, a segunda bandeira amarela, novamente por conta de detritos. Foi aí que as estratégias dos pilotos começaram a se diversificar: nos boxes, Truex e Kyle Busch trocaram apenas dois pneus, enquanto a enorme maioria seguia trocando quatro. Não parecia um bom negócio para o #78 e o #18, mas poderia dar certo.
Enquanto isso, Austin Dillon e Logano evitavam os boxes. Era o jeito de tentar se firmar na volta do líder.
Kyle Busch, segundo, não se sustentou com apenas dois pneus, perdendo posição para Kenseth. O #20, aliás, seguia muito próximo do #78, mostrando a capacidade de brigar pela vitória.
Mais atrás, Elliott se firmava em terceiro. Kyle Busch segurava o quarto posto, com Johnson em quinto.
A ultrapassagem de Kenseth veio na volta 180. O #20 veio por dentro com facilidade, logo começando a abrir vantagem sbre o resto do pelotão.
Johnson, mesmo trocando quatro pneus, vivia um momento ruim na prova. O #48 logo surgiu em nono, perdendo velocidade até em comparação com os companheiros de equipe.
As ultrapassagens eram poucas em outro grande trecho de bandeira verde. Mesmo com pneus mais gastos, Truex seguia em segundo. O novo terceiro colocado se tornou Harvick, mas que ainda não parecia capaz de crescer mais na prova.
A falta de bandeiras amarelas era uma péssima notícia para Logano e Dillon. Ambos acabaram duas voltas atrás dos líderes, fora do top-20.
Outro ciclo de pits em bandeira verde começou com 67 voltas para o fim. Truex usou a sequência para se aproximar muito de Kenseth, que não teve uma parada tão veloz assim. Faltava pouco para Martin recuperar a liderança. Os dois eram os únicos candidatos reais à vitória.
Martin Truex Jr. (Foto: Nascar Media)
A bandeira amarela surgiu novamente com 60 voltas para o fim, antes de uma ultrapassagem na ponta. Michael Annett havia raspado no muro, soltando detritos na pista. Nenhum dos pilotos do top-5 pararam, mas um número razoável de competidores do meio do pelotão optou por pegar borracha nova.
A relargada foi muito boa para Kenseth, que manteve a liderança com alguma facilidade. Isso durou pouco: mais duas voltas e Truex já estava tentando mergulhar em qualquer espaço possível. Elliott vinha em terceiro, com Harvick e Kahne fechando o top-5.
Em sexto? Danica Patrick, isso mesmo. Ao natural. Excelente corrida da única pilota da Nascar.
Outra bandeira amarela foi acionada com 35 voltas para o fim. Dessa vez o culpado era Michael McDowell, que furou um pneu e rodou. Nos boxes, estratégias opostas: Kyle Busch, sétimo, comandou o grupo de pilotos que colocou pneus novos.
Enquanto isso, Hamlin e Edwards eram punidos por infrações nos boxes. A dupla caiu para o fim da dupla do líder.
A relargada foi mais agressiva por parte dos pilotos. Kenseth e Truex travavam uma briga encardida pela vitória, com o #20 se segurando em primeiro por pouco. Harvick, Elliott e Jamie McMurray fechavam o top-5.
McMurray, que até então vinha fazendo uma prova correta, não se sustentou no top-5 por muito tempo. O #1 subitamente perdeu desempenho, logo surgindo em nono.
Enquanto uns despencavam, outros cresciam. Os pneus novos de Kyle Busch estavam rendendo muito: poucas voltas de bandeira verde bastaram para o #18 surgir em terceiro, atrás apenas de Kenseth e Truex. Com 18 voltas para o fim, a vitória começava a ser uma possibilidade real.
E essa possibilidade cresceu ainda mais quando Trevor Bayne bateu, trazendo a quinta bandeira amarela do dia. Isso permitiu que mais gente colocou pneus novos – o melhor destes era Edwards, em décimo.
Com o pelotão reagrupado, a melhor borracha de Kyle Busch tinha tudo para fazer a diferença.
Na relargada, Truex foi péssimo: caiu de segundo para quinto. Kenseth agora tinha Harvick atrás, enquanto Kyle Busch seguia em terceiro.
Outra bandeira amarela foi necessária, agora por conta de um acidente entre Ricky Stenhouse Jr. e Reed Sorenson. Assim, outra relargada e outra chance de um chacoalho na liderança.
E assim foi. Harvick se deu muito bem na relargada, assumindo a liderança em uma só volta. E nem perdeu mais: vitória incrível do campeão de 2014, segurando Kenseth até o fim.
Confira a classificação:
*Pilotos do Chase estão marcados com fundo verde
1 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
300 voltas |
|
2 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.443 |
|
3 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.731 |
|
4 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+2.159 |
|
5 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2.600 |
|
6 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3.057 |
|
7 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+3.271 |
|
8 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3.836 |
|
9 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.629 |
|
10 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+5.195 |
|
11 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+5.221 |
|
12 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+5.828 |
|
13 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+6.291 |
|
14 |
88 |
ALEX BOWMAN |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+6.480 |
|
15 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+6.647 |
|
16 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+6.803 |
|
17 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+7.013 |
|
18 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+7.159 |
|
19 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+7.389 |
|
20 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+8.009 |
|
21 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+9.546 |
|
22 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+12.311 |
|
23 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+1 volta |
|
24 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1 volta |
|
25 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+1 volta |
|
26 |
95 |
MICHAEL MCDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+2 voltas |
|
27 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+2 voltas |
|
28 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+2 voltas |
|
29 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
30 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
31 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+2 voltas |
|
32 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+3 voltas |
|
33 |
16 |
GREG BIFFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+3 voltas |
|
34 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+3 voltas |
|
35 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+6 voltas |
|
36 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+7 voltas |
|
37 |
32 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
GO F A S FORD |
+10 voltas |
|
38 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+18 voltas |
NC |
39 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
GO F A S FORD |
+32 voltas |
|
40 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+64 voltas |
NC |
PADDOCK GP #47 DISCUTE F1, FINAL DA INDY E FALA SOBRE ALEX ZANARDI
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
| |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.