As últimas voltas da etapa da Nascar em Homestead serviram de base para um final imprevisível. Depois de um grande acidente que vitimou Carl Edwards e exigiu uma bandeira vermelha, restaram dez voltas de ‘tudo ou nada’ para os finalistas sobreviventes. No meio disso, Jimmie Johnson acertou em cheio a combinação de relargada e pilotagem para levantar a taça neste domingo (20). Ultrapassou Kyle Larson, venceu e entrou para a história como uma heptacampeão.
Com o sétimo título, Johnson empata Richard Petty e Dale Earnhardt como maior campeão da Nascar. É um feito inacreditável para um piloto que passou a maior parte de 2016 sendo questionado.
A corrida de Johnson também foi muito questionada: depois de largar em último por conta de irregularidades no carro, davam o #48 como fora de combate. O mesmo aconteceu depois de três pits ruins. Mas, quando mais importava, Jimmie estava na ponta.
Jimmie Johnson (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Kyle Larson, que dominou a corrida e liderou o maior número de voltas, precisou se conformar com o segundo lugar. Kevin Harvick pintou em terceiro. Joey Logano, que apostou nos pneus novos para as últimas voltas, não conseguiu avançar tanto e acabou em quarto, levando o vicecampeonato. Jamie McMurray fechou o top-5. Kyle Busch não estava veloz nas últimas voltas, terminando só em sexto.
Já Edwards… O #19 tinha claramente o carro melhor acertado dentre os candidatos ao título, mas colocou tudo a perder depois de uma relargada ruim. Em um ato desesperado, tentou bloquear Logano. Mas tudo que conseguiu foi ser tocado, rodar e iniciou um grande acidente que quase coletou outros chasers. Martin Truex Jr., Brad Keselowski e Regan Smith também se envolveram na confusão e abandonaram no ato.
Assim se encerra a temporada 2016 da Nascar. A categoria volta em fevereiro 2017, com as 500 Milhas de Daytona.
Saiba como foi a etapa de Homestead da Nascar
Antes mesmo da largada já aconteciam coisas cruciais para a corrida: Jimmie Johnson, 14º no treino classificatório, precisaria largar em último por conta de problemas na inspeção pré-prova. Mudanças ilegais haviam sido feitas no #48, resultando na punição severa. Carl Edwards e Joey Logano passaram por problema parecido, escapando por pouco.
Depois deste breve drama, momentos um pouco mais emotivos: Tony Stewart recebeu a permissão para comandar o pelotão, dando voltas sozinho e sendo aplaudido pelo público.
A largada foi dada às 18h24 (de Brasília). Kevin Harvick manteve a liderança, ainda com Brad Keselowski em segundo. Denny Hamlin, Ryan Newman e Martin Truex Jr. fechavam o top-5. Nada muito surpreendente, todos bastante comportados. Mais atrás, Johnson era o 27º.
Rodeado por carros mais lentos, Jimmie fazia um belo início de prova. Depois de ganhar 13 posições em uma volta, o #48 seguiu remando. No sétimo giro, o #48 era o 19º. Ainda muito atrás de Edwards, chaser melhor posicionado, em nono, mas estava chegando.
Joey Logano foi vicecampeão (Foto: Nascar Media)
Edwards, aliás, era o piloto mais veloz nas primeiras voltas. Assim, o #19 pintou em quinto na volta 12, vindo no vácuo de Chase Elliott, quarto. Depois de se aproveitar do #24, o ultrapassou. Edwards papou Hamlin em seguida, pintando em terceiro. Só Harvick e Keselowski estavam na sua frente.
Depois de vinte voltas, os outros candidatos ao título estavam assim: Kyle Busch em sexto, Logano em décimo, Johnson em 13º.
A primeira bandeira amarela do dia veio na volta 26. Ryan Blaney havia batido no muro, soltando pedaços do carro na pista. Nos boxes, cenas curiosas: Hamlin perdeu seu box, não parou e assumiu a liderança sem querer. Harvick surgiu em segundo, com Edwards em terceiro, ambos com quatro pneus novos.
Hamlin decidiu parar na volta seguinte, entregando a liderança para Harvick. Aí foi a vez do #4 fazer bobagem: uma traseirada na saída da curva 4 significou que Edwards tomou a ponta – apenas por três voltas, já que Kevin deu o troco em seguida. Keselowski, Logano e Kyle Busch fechavam o top-5.
A disputa entre Harvick e Edwards seguia sendo travada. Com ataque e defesa, os dois abriam para o resto do grid e se revezavam em primeiro. Pouco depois Kevin voltou a abrir um pouco.
Com 50 voltas disputadas, os quatro concorrentes ao títulos estavam colados: Edwards em segundo, Logano em terceiro, Kyle Busch em quatro e Johnson em quinto.
Na volta 68, uma manobra arriscada de Logano. O #22 foi o primeiro a parar em bandeira verde, tentando tirar uma carta da manga. Não deu muito certo: no giro seguinte, quase todos fizeram o mesmo.
Quando tudo se reorganizou, ficou claro que pouco havia mudado. Harvick, Edwards, Logano, Kyle Busch e Austin Dillon formavam o top-5 – sim, o #3 ultrapassou Johnson, agora sexto.
A segunda bandeira amarela veio na volta 80, quando Jeffrey Earnhardt rodou na saída da curva 4. Todos vieram aos boxes, onde Logano ultrapassou Edwards, virando o candidato ao título melhor posicionado.
E essa posição melhorou ainda mais: na relargada, Logano passou Harvick e virou líder. Edwards fez o mesmo e tomou o segundo posto, colado na traseira do #22. Kyle Busch e Johnson fechavam o top-5.
Kyle Larson dominou, mas não venceu (Foto: Nascar Media)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Mais alguns giros e Edwards recuperou a liderança com certa facilidade – ultrapassagem simples e certeira. Mais atrás, Johnson não empolgava: o #48 estava perdendo contato com os líderes e caiu para sexto ao ser ultrapassado por Larson.
O #42, aliás, voava baixo. Em menos de uma volta, Larson também passou Kyle Busch e Harvick. Mesmo estando 2s3 atrás do líder Edwards, o piloto da Ganassi era uma ameaça.
E a ameaça se confirmou. Com um ritmo surreal, Larson engoliu Logano e Edwards em poucas voltas. Tão logo o #42 virou líder, na volta 119, outro ciclo de pits em bandeira verde se iniciou.
Edwards até recuperou a liderança nos boxes, com uma parada excelente, mas Larson recuperou a ponta na pista. Outra ultrapassagem certeira, mas que ainda não seria definitiva: na volta 137, Carl conseguiu dar o troco e recuperar a ponta.
Quase ao mesmo tempo, problemas sérios para Kyle Busch. O #18 raspou o muro, começou a perder pressão em um pneu e precisou ir aos boxes com urgência. O incidente jogou o atual campeão para 21º, uma volta atrás dos líderes.
A sorte do #18 é que o ciclo de pits em bandeira verde começou em seguida. Na 155, Logano e Johnson pararam, chamando o resto dos ponteiros. Quando todos pararam, o top-5 ficou com Larson, Edwards, Harvick, Kyle Busch e Logano.
Carl Edwards bateu forte (Foto: Reprodução/TV)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Kyle Busch em quarto não era tão absurdo assim: por ter parado cedo, o #18 tinha usado pneus novos para ganhar terreno em relação aos líderes. O problema é que agora era a vez do resto dos ponteiros usar a borracha nova contra a gasta de Busch.
A sorte do #18 seguia forte: a terceira bandeira amarela do dia foi acionada pouco depois, agora por conta de detritos. Todos foram aos boxes, equalizando a situação de Busch. Quem se deu mal nessa foi Johnson: com um pit horrível, o #48 caiu para 11º.
Larson teve dificuldades na relargada, mas se sustentou em primeiro. Edwards perdeu tempo ao tentar tomar a liderança e acabou sendo ultrapassado por Logano, que assumia a condição de campeão. Harvick e Truex estavam na rabeira do top-5.
Larson, apesar de líder, importava muito pouco neste momento. Logano e Edwards seguiam muito próximos, em segundo e terceiro. Kyle Busch era o quarto depois de uma ultrapassagem dupla, mas estava relativamente distante. O único que parecia realmente perder força nesse momento era Johnson, oitavo.
Edwards estava colado em Logano. O #19 não forçava uma ultrapassagem, sabendo que tinha tempo e um carro veloz em mãos. Só 23 voltas após a relargada, na 203, Carl recuperou o segundo posto e a condição de campeão.
Em seguida, a quarta amarela do dia. Blaney tinha furado um pneu, indo direto contra o muro. Todos voltaram aos boxes, onde Edwards se deu mal: antes segundo, o #19 caiu para quinto por uma parada bastante ruim.
Kyle Busch (Foto: Nascar Media)
Larson voltou a ser preciso na relargada, enquanto Logano batalhava com Kyle Busch e acabava ultrapassado. O #18, pela primeira vez no dia, estava na condição de campeão.
Edwards e Johnson, por sua vez, estavam presos atrás de Harvick e momentaneamente em uma posição bem incômoda. Restavam 50 voltas para o fim, não era hora de perder tempo.
Depois de superar Harvick, Edwards finalmente alcançou Logano. Chegou e passou com facilidade. O problema é que o #19 precisava cortar 1s9 para Kyle Busch, isso restando 34 voltas.
Isso desenhava um cenário interessante: os dois pilotos da Joe Gibbs decidiriam o título, enquanto Logano e Johnson ficavam para trás.
Edwards passou Kyle Busch e, faltando 15 voltas para o fim, parecia ter a taça no colo. Isso até que tudo virasse de cabeça para baixo: Dylan Lupton começou a soltar óleo na pista, exigindo nova bandeira amarela.
Todos foram aos boxes, sem hesitar – em uma pista tão exigente com consumo de pneus, não parar seria suicídio. Larson, Edwards, Logano, Harvick e Johnson eram os cinco primeiros – sim, Kyle Busch teve um pit péssimo e caiu para sexto.
A relargada reservou toda a cota de confusão que ainda não havia sido gasta. Edwards, depois de relargar mal, tentou a qualquer custo bloquear Logano. Não conseguiu: os dois se tocaram, Carl rodou e foi com força contra o muro. Depois voltou para a pista e, desgovernado, acertou Keselowski e Truex – que acabou pegando fogo.
Logano escapou ileso, com mais sorte do que juízo. A bandeira vermelha foi acionada para que a pista fosse limpa. Depois de vinte minutos de interrupção, a ida aos boxes foi permitida – e Joey foi, voltando em nono. Era o melhor dentre os pilotos com pneus novos.
Mas isso não serviu para nada. Ricky Stenhouse Jr. bateu, freando a reação de Logano. Mais uma relargada veio, e esta só serviu para Johnson levar a liderança, a vitória, o título e a vaga na história da Nascar.
Nascar 2016, Homestead, corrida:
*Os pilotos do Chase estão marcados com fundo verde
1 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
268 voltas |
|
2 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+0.467 |
|
3 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+0.498 |
|
4 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+1.221 |
|
5 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+1.333 |
|
6 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.551 |
|
7 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.073 |
|
8 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+2.651 |
|
9 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.970 |
|
10 |
59 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+2.995 |
|
11 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3.275 |
|
12 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+3.366 |
|
13 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+3.495 |
|
14 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+3.624 |
|
15 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+3.945 |
|
16 |
88 |
ALEX BOWMAN |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+5.080 |
|
17 |
16 |
GREG BIFFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1 volta |
|
18 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+1 volta |
|
19 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2 voltas |
|
20 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+2 voltas |
|
21 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
22 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+2 voltas |
|
23 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+2 voltas |
|
24 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
25 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+4 voltas |
|
26 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+4 voltas |
|
27 |
49 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
28 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+4 voltas |
|
29 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+4 voltas |
|
30 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+6 voltas |
NC |
31 |
83 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
BK TOYOTA |
+7 voltas |
|
32 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+9 voltas |
|
33 |
95 |
TY DILLON |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+10 voltas |
|
34 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+11 voltas |
NC |
35 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+11 voltas |
NC |
36 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+11 voltas |
NC |
37 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+11 voltas |
NC |
38 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+13 voltas |
NC |
39 |
32 |
DYLAN LUPTON |
EUA |
GO F A S FORD |
+18 voltas |
|
40 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+54 voltas |
NC |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.