Allgaier é campeão da Nascar Xfinity Series com 2º lugar em Phoenix. Herbst vence

Em corrida imprevisível e marcada por duas prorrogações no final, Justin Allgaier saiu do fundo do pelotão e consumou recuperação incrível para conquistar o título inédito da Nascar Xfinity Series em Phoenix

Foram 14 temporadas completas e 471 corridas no total, mas Justin Allgaier pode enfim soltar o grito de campeão da Nascar Xfinity Series. No último sábado (10), duas prorrogações no fim mudaram completamente o cenário de uma corrida que indicava título para Cole Custer, e o piloto #7 da JR Motorsport aproveitou o cenário para terminar em segundo e garantir a taça inédita na final de Phoenix. Ultrapassando o campeão na última curva, Riley Herbst ficou com a vitória.

Além de Allgaier e Custer, Austin Hill e A.J. Allmendinger disputavam o Championship 4 e sonhavam com o título, que ficaria com quem terminasse à frente entre eles. Cole se manteve em vantagem ao longo de boa parte da prova, mas as prorrogações no fim mudaram tudo.

A recuperação de Allgaier foi incrível. Depois de destruir o carro no treino de sexta-feira devido ao óleo na pista, o americano precisou trocar de equipamento e largou em 38º no sábado — a última posição. Depois de subir para o top-10 em apenas 26 voltas, Justin foi punido por uma violação de relargada e precisou ir aos boxes.

Enquanto cumpria a punição, entretanto, Allgaier ultrapassou a velocidade máxima do pit-lane e recebeu nova sanção. Quando enfim terminou de pagar as duas, o piloto era o 35º colocado, uma volta atrás dos líderes.

Título da temporada 2024 ficou com o carro #7, de Justin Allgaier (Foto: Nascar)

No entanto, uma amarela com 45 giros para o fim trouxe Allgaier de volta à corrida, já que o americano permaneceu na pista enquanto vários competidores foram aos boxes e descontou a volta a menos. Na relargada, se manteve no top-10, até que mais duas interrupções no final viriam a decidir a final em Phoenix.

Na primeira, Hill ficou na pista e se colocou à frente para buscar o título, mas relargou mal e viu Allgaier sair de sexto para segundo. A corrida parou de novo na volta seguinte e, no reinício, Justin tomou a ponta. O campeão, entretanto, preferiu pensar no título e abriu passagem para Riley Herbst, que pressionava pela vitória. O segundo lugar foi mais do que suficiente.

No fim, Herbst venceu, Allgaier chegou em segundo e Aric Almirola foi o terceiro. Connor Zilisch, Chandler Smith, Jesse Love, Sheldon Creed, Cole Custer, A.J. Allmendinger e Austin Hill completaram o top-10 em Phoenix.

Foi o primeiro título de Allgaier na Xfinity Series, categoria na qual o americano já foi vice em 2020 e 2023, também pela JR Motorsports. Justin acumula outros quatro terceiros lugares, em 2011, 2016, 2017 e 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.