Kenseth escapa ileso de prova marcada por duas bandeiras vermelhas e vence Sprint Unlimited em Daytona

Matt Kenseth não teve problemas com as duas bandeiras vermelhas que marcaram a prova deste sábado (14) em Daytona e ficou com a vitória no Sprint Unlimited. Martin Truex Jr. e Carl Edwards completam top-3

A noite de sábado (14) em Daytona foi para lá de movimentada, com 25 pilotos participando do Sprint Unlimited 2015. Na pole-position saiu Peul Menard, que dominou o inicio da prova, após uma disputa lado a lado com Brad Keselowski nas quatro primeiras voltas. Na volta oito, Brad Keselowski toma ponta, ajudado por Matt Kenseth, Kasey Kahne e Martin Truex Jr. Duas voltas depois foi à vez de Truex deixar Keselowski para trás.  Até esse momento a prova estava agressiva, com até três linhas no meio do pelotão.
 
A liderança de Truex seguiu tranquila até o fim do segmento, com os pilotos correndo em fila indiana, se preservando, evitando acidentes.
Matt Kenseth ficou com a vitória em Daytona (Foto: Joe Gibbs/Facebook)
Erro de Larson – No final do segmento, quando tudo parecia terminar em paz, Kyle Larson perdeu o carro perto da linha de chegada. Ele atingiu Brad Keselowski, que rodou passando pela grama, onde chegou a decolar. O Ford Fusion do campeão de 2012 voltou para pista e bateu de frente no safer barrier. O acidente aconteceu na volta 23. Clint Bowyer, Joey Logano e Kyle Bush, que vinha em uma prova conservadora na parte de trás do pelotão, também foram atingidos. 
 
Assim, após 25 voltas, Martin Truex era o primeiro, com Dale Earnhardt Jr. em segundo, Kevin Harvick em terceiro.
 
Após a bandeira verde, Menard reassumiue a ponta, mas logo viu Earnhardt Jr. tomar liderança. O atual vencedor da Daytona 500 liderou até a volta 34, quando um pedaço de sujeira pregou na entrada de ar do seu carro. Jr. tentou tirar o detrito apoiando no para-choque de Truex Jr., mas sem sucesso. No ano passado, Earnhardt teve o mesmo problema no final das 500 milhas, mas dessa vez não deu. Ele foi obrigado a parar nos pits, ficando fora de combate. 
 
Azar de Jr., sorte de Truex, que retomou a ponta. O bicampeão da Xfinity Series continua no comando do primeiro segmento, imprimindo um intenso domínio aos seus adversários.
 
Big One – Na volta 46, aconteceu o primeiro big one do dia, com 12 carros envolvidos.  Pela linha de cima, Joey Logano empurra Greg Biffle que não consegue segurar o carro e força um toque em Jamie McMurray. O piloto do Chevy SS #1 perdeu o controle e rodou para parte de baixo da pista. O pole Paul Menard atinge McMurray em cheio, provocando um efeito dominó. O vencedor da prova de 2014, Denny Hamlin é uma das vitimas. 
 
Fim de papo para Jimmie Johnson, Aric Almirola, Clint Bowyer e Kasey Kahne. Kevin Harvick, Tony Stewart e Kyle Busch sofrem pequenos danos e a bandeira vermelha é acionada.
Jimmie Johnson abandonou a prova após ser envolvido no Big One (Foto: General Motors)
Kenseth aparece – Após a relargada, Matt Kenseth aparece com força, tomando a ponta de Martin Truex. Kenseth, vencedor da Daytona 500 em 2009 e 2012, toma rédeas da situação, e impõe domínio aos seus adversários. Nessa altura, é a vez de Carl Edwards despontar.
 
Faltando 13 voltas para o final, Ricky Stenhouse Jr. perde o controle e roda. Azar de Danica Patrick e Austin Dillon, envolvidos no incidente. Fim de noite para Ricky e Austin, ambos campeões antigos da Xfinity Series.
 
A bandeira verde reaparece com nove voltas para o final. Matt Kenseth dispara na frente, enquanto Carl Edwards tem problemas perdendo espaço. A dificuldade do #19 quase provoca outro big one. 
 
Logo depois, é a vez de Tony Stewart subir para a linha de cima e ser tocado por Kyle Busch. O carro de Tony "Smoke" roda, pegando o Fusion #16 de Greg Biffle, que vai de encontro ao muro interno, sofrendo um violento impacto. Na volta, ele ainda é atingido por Kurt Busch, que também vinha desgovernado.
 
Hora da verdade – A bandeira verde veio com cinco voltas para o final. Matt Kenseth manteve a liderança na relargada e continuou assim até a bandeirada. Os pilotos de trás, por sua vez, não souberam trabalhar juntos. 
 
Joey Logano tentou empurrar Kevin Harvick de forma afobada. Harvick quase perdeu o carro com três voltas para o final. O problema fez com que os carros se espalhassem, deixando Kenseth em uma situação tranquila.
Martin Truex Jr. ficou com o segundo posto em Daytona (Foto: General Motors)
Após o fim da prova, Harvick e Logano se tocaram. A tensão tomou conta do pit-lane, já que a história entre os dois é antiga — em 2010, os dois tiveram um problema sério em Pocono. A dupla conversou, mas nada aconteceu, já que um membro da equipe Penske, retirou Logano de perto do atual campeão.
 
Quem não tinha nada a ver com isso, era Matt Kenseth, já que sua preocupação era comemorar no victory lane. Martin Truex Jr. terminou em segundo lugar e foi o piloto que mais liderou — 29 voltas contra 21 de Kenseth —, naquela que foi sua melhor apresentação desde a vitória em Sonoma em 2013. Carl Edwards terminou em terceiro com Casey Mears em quarto. Kyle Larson que havia largado em último, fecha o top-5.
 
Nesse domingo (15), às 16h30 (no horário de Brasília), contecer o treino classificatório que define a primeira fila da Daytona 500. Os dois mais rápidos, além de garantir sua posição, ganharam o direito de largar na pole-position dos Duels, provas que definem o grid da prova do próximo dia 22 de fevereiro.
 
Sprint Unlimited 2015, Daytona, Final:
 
1
20
MATT KENSETH
EUA
JOE GIBBS
TOYOTA
1:22:59.000
75 voltas
2
78
MARTIN TRUEX JR
EUA
FURNITURE ROW
CHEVROLET
+0.219
 
3
19
CARL EDWARDS
EUA
JOE GIBBS
TOYOTA
+0.238
 
4
13
CASEY MEARS
EUA
GERMAIN
CHEVROLET
+0.349
 
5
42
KYLE LARSON
EUA
CHIP GANASSI
CHEVROLET
+0.377
 
6
22
JOEY LOGANO
EUA
PENSKE
FORD
+0.517
 
7
24
JEFF GORDON
EUA
HENDRICK
CHEVROLET
+0.518
 
8
18
KYLE BUSCH
EUA
JOE GIBBS
TOYOTA
+0.587
 
9
88
DALE ERNHARDT JR
EUA
HENDRICK
CHEVROLET
+0.688
 
10
10
DANICA PATRICK
EUA
STEWART-HAAS
CHEVROLET
+0.698
 
11
4
KEVIN HARVICK
EUA
STEWART-HAAS
CHEVROLET
+0.816
 
12
31
RYAN NEWMAN
EUA
RICHARD CHILDRESS
CHEVROLET
+0.868
 
13
14
TONY STEWART
EUA
STEWART-HAAS
CHEVROLET
NC
 
14
16
GREG BIFFLE
EUA
ROUSH FENWAY
FORD
NC
 
15
41
KURT BUSCH
EUA
STEWART-HAAS
CHEVROLET
NC
 
16
17
RICKY STENHOUSE JR
EUA
ROUSH FENWAY
FORD
NC
 
17
3
AUSTIN DILLON
EUA
RICHARD CHILDRESS
CHEVROLET
NC
 
18
43
ARIC ALMIROLA
EUA
RICHARD PETTY
FORD
NC
 
19
11
DENNY HAMLIN
EUA
JOE GIBBS
TOYOTA
NC
 
20
15
CLINT BOWYER
EUA
MICHAEL WALTRIP
TOYOTA
NC
 
21
27
PAUL MENARD
EUA
MENARDS
CHEVROLET
NC
 
22
48
JIMMIE JOHNSON
EUA
HENDRICK
CHEVROLET
NC
 
23
5
KASEY KAHNE
EUA
HENDRICK
CHEVROLET
NC
 
24
1
JAMIE McMURRAY
EUA
CHIP GANASSI
CHEVROLET
NC
 
25
2
BRAD KESELOWSKY
EUA
PENSKE
FORD
NC
 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube