Tem gente que diz que corridas em superspeedways são uma loteria. Mas Brad Keselowski vem tratando de mostrar o contrário: em Daytona, o #2 repetiu a bela performance de Talladega, comandou a prova deste sábado (2) e levou a terceira vitória da temporada. O campeão de 2012, já garantido no Chase, segue mostrando que tem a velocidade para brigar pelo bi.
Em praticamente todas as relargadas Keselowski foi preciso, sempre evitando ataques alheios. Kyle Busch, frequentemente na segunda colocação, nada pôde fazer contra o bem acertado carro da Ford.
O mesmo vale para Trevor Bayne, que cresceu muito no fim e empacou no terceiro lugar. Joey Logano e Ricky Stenhouse Jr. completaram um top-5 dominado pela Ford.
Brad Keselowski (Foto: Nascar)
A próxima etapa da Nascar será em Kentucky, marcada já para o fim de semana seguinte. Contanto com esta prova, restam apenas nove corridas antes da definição do Chase.
Saiba como foi a etapa de Daytona da Nascar
A chuva fina, marca registrada do começo da tarde na Florida, até ameaçou estragar a largada. Mas nem conseguiu: a pista secou rapidamente, com a prova começando pouco depois das 21h (de Brasília).
Greg Biffle, pole, não largou muito bem, permitindo que Carl Edwards levasse a liderança ainda na primeira volta. O #19 vinha acompanhado de Kyle Busch, agora em segundo.
Biffle logo perdeu o comando da linha de fora, agora nas mãos de Brad Keselowski. O piloto da Penske vinha ao lado de Edwards, ameaçando o líder. Seu problema era a falta de um carro veloz logo atrás, capaz de empurrar o #2 adiante.
Foi só na volta 8 que Biffle chegou mais perto, começando a ajudar Keselowski. Assim, o #2 tomou a ponta em definitivo. Atrás do #16 surgia Ricky Stenhouse Jr. em terceiro, provando a força da Roush no superspeedway.
Mais algumas voltas e Edwards caiu de vez. O #19 passou a ser sexto, permitindo que o trio de Fords tivesse uma briga monomarca. Aliás, quarteto da Ford: Joey Logano também chegou.
Kyle Busch brilhou com o carro reserva (Foto: Nascar)
A primeira bandeira amarela veio na volta 20. Landon Cassill estava lento na pista, claramente com problemas mecânicos. Todos foram aos boxes pela primeira vez no dia, com Keselowski saindo ainda líder. Biffle, Austin Dillon, Casey Mears e Kyle Busch fechavam o top-5. Jimmie Johnson recebeu uma punição por conta de irregularidades nos boxes.
Keselowski se deu bem na relargada. Não só saltou bem, mantendo a ponta, como também contou com Biffle em segundo. Dessa vez, todavia, Greg não estava se importando muito com camaradagem e partiu para a ultrapassagem, levando a ponta. Atrás vinham Truex Jr., Kyle Busch e Chris Buescher (!!!).
Na volta 32, Keselowski deu o troco e retomou a liderança. Mas é evidente que a briga ainda estava muito em aberto. Tanto que, em um piscar de olhos, Paul Menard surgiu em segundo.
Depois de alguns giros com carros andando em uma fila só, as coisas voltaram a se agitar. Jamie McMurray perdeu a paciência e foi pra cima junto de Logano, brigando pelo segundo posto. Ryan Blaney vinha logo atrás, enquanto Menard voltava a perder terreno.
Ao cabo de 63 voltas, o top-5 já havia mudado bastante: Keselowski, Logano, Blaney, Johnson e Kyle Larson. Foi nessa hora que a sequência de pits em bandeira verde começou, prometendo outra embaralhada na ordem.
E assim aconteceu: Keselowski, Kyle Busch e Logano se consolidaram como protagonistas da briga pela liderança, com o atual campeão assumindo a ponta. Brevemente: Denny Hamlin, até então sumido, veio e passou os três.
Depois da calmaria, o caos. O big-one marcou presença na volta 90, e fez uma enormidade de vítimas. Tudo começou quando Johnson deu um totó em McMurray, que saiu rodando e batendo em vários e vários carros. Além desses dois, Harvick, Truex Jr., Chase Elliott e Matt Kenseth foram alguns protagonistas envolvidos. Ao todo, 19 carros acabaram com pelo menos um arranhão.
Na relargada ficou claro que os pilotos não estavam aprendendo com o big-one. Logano e Kyle Busch foram para cima de Keselowski, tentaram levar a ponta e falharam. Ficava evidente, ao longo de todos o grid, o clima mais exaltado do que o normal.
Faltando 40 voltas para o fim, o top-5 continha Keselowski, Kyle Busch, Kurt Busch, Mears e Stenhouse Jr.
Faltando 40 voltas para o fim, o top-5 continha Keselowski, Kyle Busch, Kurt Busch, Mears e Stenhouse Jr.
Dez voltas depois, a terceira amarela do dia foi acionada. Dessa vez por conta de detritos. Nos boxes, pouco mudou: Keselowski e Kyle Busch seguiam sendo líderes. Na relargada os dois voltaram a se bicar, andando lado a lado, até o piloto da Penske levar a melhor.
Keselowski posto de lado, a briga vinha sendo intensa pelas outras posições do top-10. Com 15 voltas para o fim já era hora de tentar novas linhas, novas táticas para ganhar posições.
Nesse processo de reconhecimento, Stewart se perdeu. Agora com uma vitória no bolso e precisando de pontos, o #14 rodou sozinho e levou mais quatro juntos: Ryan Blaney, Trevor Bayne, Mears e Edwards acabaram com danos, em maior ou menos escala.
Keselowski foi preciso na relargada, sustentando a liderança. Mas isso nem fez tanta diferença: mais atrás, AJ Allmendinger se enroscou com Edwards e Blaney, trazendo mais uma amarela.
A última relargada seria com prorrogação. Apenas duas voltas para que os ponteiros tentassem algo contra Keselowski. Bem que se tentou, mas nada foi alcançado: Kyle Busch foi de lá para cá, mas só conseguir assistir o #2 vencer de camarote.
1 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
160 voltas |
|
2 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.159 |
|
3 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.266 |
|
4 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+0.298 |
|
5 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.432 |
|
6 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+0.439 |
|
7 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+0.503 |
|
8 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+0.576 |
|
9 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+0.597 |
|
10 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+0.605 |
|
11 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+0.671 |
|
12 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+0.684 |
|
13 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+0.704 |
|
14 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+0.755 |
|
15 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+0.778 |
|
16 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+0.806 |
|
17 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.821 |
|
18 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+0.972 |
|
19 |
35 |
DAVID GILLILAND |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+0.991 |
|
20 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+2.625 |
|
21 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3.275 |
|
22 |
55 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+7.024 |
|
23 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+7.132 |
|
24 |
32 |
BOBBY LABONTE |
EUA |
GO F A S FORD |
+1 volta |
|
25 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+6 voltas |
|
26 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+13 voltas |
NC |
27 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+31 voltas |
NC |
28 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+34 voltas |
NC |
29 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+34 voltas |
NC |
30 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+39 voltas |
NC |
31 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+42 voltas |
|
32 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+48 voltas |
NC |
33 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+52 voltas |
NC |
34 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+70 voltas |
NC |
35 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+72 voltas |
NC |
36 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+72 voltas |
NC |
37 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+72 voltas |
NC |
38 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+72 voltas |
NC |
39 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+72 voltas |
NC |
40 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+72 voltas |
NC |
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E
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