Kurt Busch vence primeira pela 23XI após passar Larson no fim no Kansas

Em corrida marcada por estouros de pneus e diversos erros nos boxes, Kurt Busch aproveitou o caos para ultrapassar Kyle Larson já no final e vencer pela primeira vez no Kansas

O SORTUDO DA FÓRMULA 1 2022: COMO RUSSELL AGARROU CHANCES NA MERCEDES

A Nascar disputou sua 13ª corrida da temporada no último domingo (15), no Kansas Speedway, e Kurt Busch aproveitou uma ultrapassagem tardia sobre o então líder Kyle Larson para conquistar sua primeira vitória com a 23XI. Foi também o primeiro triunfo do piloto na temporada, além de sua estreia no topo do pódio em Kansas — na 34ª vitória de sua carreira.

Busch enfim começou a se aproximar de Larson já no final da corrida, restando 21 voltas para o final da disputa. Na volta 259 de um total de 267, os dois pilotos emparelharam e disputaram a liderança lado a lado — melhor para Busch, já que Larson raspou a parede conforme o rival ia ganhando vantagem e perdeu a posição.

Ainda assim, Larson — atual campeão da Nascar — conseguiu se segurar no pódio e terminou com a segunda colocação enquanto Kyle Busch — irmão de Kurt — completou a lista dos três primeiros com o terceiro lugar.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Busch cruza a linha de chegada para vencer pela primeira vez no Kansas (Foto: Nascar)

Assim como nos treinos de sábado, os estouros de pneu voltaram a ser um problema na corrida em Kansas. Christopher Bell, que largou na pole, perdeu a liderança na volta 64 após sofrer com um furo, mesmo problema que causou um acidente de William Byron no muro na volta 113, outro de Tyler Reddick na volta 116 e fez com que Martin Truex Jr. precisasse diminuir a velocidade para chegar aos boxes no final do segundo estágio.

Além dos incidentes com os pneus, a corrida em Kansas reservou um verdadeiro festival de erros nos boxes: Denny Hamlin foi advertido por interferência duas vezes, Kyle Busch perdeu a liderança — e outras oito posições — ao parar o carro muito próximo à parede do pit-lane, Kyle Larson fez duas paradas lentas que custaram posições na pista e Ross Chastain se viu em apuros quando a Trackhouse teve dificuldades para trocar seu pneu traseiro esquerdo — perdeu 13 posições.

Não foi apenas a equipe de Chastain que teve dificuldades com a troca de pneus. A Petty GMS sofreu com o mesmo problema na parada de Erik Jones e não conseguiu remover o pneu traseiro direito do carro #43 — o time optou por cortar o composto antes de trocá-lo, o que custou sete voltas ao piloto.

Busch e Larson ficaram lado a lado antes do piloto da 23XI tomar a liderança (Foto: Nascar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chase Elliott, por outro lado, viveu o extremo oposto: enquanto as equipes de seus competidores tinham dificuldades para retirar os pneus dos carros, a roda esquerda traseira simplesmente se soltou do Chevrolet #9 enquanto o piloto seguia em sexto, na volta 196, e o campeão da Nascar perdeu três voltas.

Com tantos imprevistos ao longo da disputa, naturalmente a ordem do grid sofreu diversas alterações e além do pódio formado por Kurt Busch, Kyle Larson e Kyle Busch, completaram o top-10: Denny Hamlin, Christopher Bell, Martin Truex Jr., Ross Chastain, Ricky Stenhouse Jr., Alex Bowman e Bubba Wallace.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.