Busch aproveita acidente de Wallace na última volta e vence etapa da Nascar em Talladega
Kyle Busch tomou a liderança na última volta, aproveitando um enrosco entre Bubba Wallace — então líder — e Ryan Blaney, para conquistar segunda vitória de 2023 em Talladega
Exímio conhecedor da Nascar, o bicampeão Kyle Busch aproveitou uma estratégia ousada para tomar a ponta na última volta e vencer a etapa da categoria em Talladega, disputada no último domingo (23). O piloto da Richard Childress, no entanto, precisou aproveitar um acidente de Bubba Wallace, que acabou rodando na última volta ao ser tocado por Ryan Blaney.
O pole Denny Hamlin não conseguiu segurar a primeira posição durante muito tempo após a largada, e Wallace logo tomou a ponta na pista que lhe trouxe a primeira vitória na Nascar, em 2021. Busch, por outro lado, precisou fazer uma corrida de recuperação após largar em 17º.
Relacionadas
Curiosamente, os principais acidentes da primeira parte da corrida não aconteceram em disputas na pista, mas em erros dos pilotos em momentos de menor velocidade. Tyler Reddick e Chase Briscoe, por exemplo, rodaram seus carros durante paradas no pit-lane, e o segundo chegou a causar uma bandeira amarela pelo equívoco.
Entre os ponteiros, Busch encostou em Wallace na reta final da corrida, aproveitando uma estratégia ousada de permanecer na pista — sem ir aos boxes para encher o tanque de combustível. Na reta final, uma sequência de acidentes trouxe a prorrogação, e a disputa se tornou um verdadeiro ponto de interrogação sobre quem teria combustível para chegar até o fim.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Wallace até abriu a última volta à frente, mas logo precisou se defender de Blaney e, durante uma movimentação para o lado direito com o intuito de bloquear o rival, Bubba encostou na dianteira do carro #12 e rodou, atingindo vários outros competidores na sequência. Com isso, Busch assumiu a ponta e apenas guiou o carro por mais alguns metros até a bandeirada, claramente com o tanque vazio.
“Às vezes, você precisa ter sorte, sabe”, admitiu Busch após garantir a vitória liderando apenas três voltas. “Às vezes, essas corridas terminam assim e você precisa vencer quando as coisas acontecem do seu jeito. O mar meio que se abriu quando eles [Wallace e Blaney] foram para a parte de cima da pista”, destacou.
No fim, o top-10 acabou formado por Busch, Blaney, Chris Buescher, Chase Briscoe, Brad Keselowski, Erik Jones, William Byron, Christopher Bell, Daniel Suárez e Todd Gilliland.
Com a segunda vitória de Busch na temporada, os classificados aos playoffs permanecem os mesmos após Talladega: além do próprio Busch, Kyle Larson, Christopher Bell, Tyler Reddick, Ricky Stenhouse Jr., William Byron e Joey Logano também estão garantidos no Round of 16, que começa em Darlington, no dia 3 de setembro.
A 11ª etapa da Nascar 2023 está marcada para o próximo domingo (30), em Dover, no estado americano de Delaware.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.