Busch vence etapa de Fontana da Nascar e bate recorde de temporadas seguidas com vitória

A vitória em Fontana ainda representou a primeira do bicampeão Kyle Busch sem ser com a Joe Gibbs, algo que não acontecia desde 2007

Um domingo (26) mais que especial para o veterano Kyle Busch na Nascar. O piloto de 37 venceu a etapa de Fontana, a última no traçado de duas milhas, já que a pista californiana será modificada para um desenho curto e não estará no calendário da temporada 2024, tendo liderado apenas 27 das 200 voltas da corrida.

De quebra, o triunfo em Fontana ainda fez o bicampeão chegar à sua 19ª temporada consecutiva com ao menos uma vitória, superando a marca que pertencia a Richard Petty. Ao volante do Chevrolet #8 da RCR, foi a primeira vez também desde março de 2007 que Busch vence uma etapa da Nascar sem ser pela Joe Gibbs, equipe que o piloto defendeu por 15 temporadas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ross Chastain e Kyle Busch brigaram pela vitória em Fontana (Foto: Nascar)

Na pista, Busch alinhou apenas em 21º e ainda recebeu no estágio 1 uma punição por excesso de velocidade nos boxes, mas conseguiu ótima recuperação até a bandeirada final. Ross Chastain segurou Ryan Blaney e venceu a primeira parte, com Daniel Suarez completando em terceiro.

No estágio 2, Chastain novamente cruzou a linha de chegada em primeiro, enquanto Busch completou logo atrás, a 6s6 de desvantagem. Joey Logano ficou com a terceira posição. Ao contrário do primeiro, a etapa intermediária teve um big-one envolvendo nove carros. Ty Dillon foi o primeiro a rodar, causando o efeito-cascata no grid que ainda teve Christopher Bell, Ryan Preece e Aric Almirola incluídos.

Com o terceiro e último estágio iniciado na volta 138, Kevin Harvick era o líder, com Busch, Logano e Chastain na sequência. Não demorou muito, no entanto, para o Chevrolet #8 assumir a liderança. Após nova interrupção, dessa vez causada pela parada de Dillon na curva 2, Chastain voltou a puxar o pelotão, com Busch e Logano logo atrás.

Mas o bote definitivo do bicampeão da Nascar veio após mais um ciclo de pit-stops concluído, a 20 voltas do fim. Busch voltou à liderança e conseguiu abrir vantagem sobre os principais rivais, levando mais um recorde para casa.

Chase Elliot terminou em segundo, seguido por Chastain. Suarez foi o quarto colocado, com Karvick completando em quinto. Denny Hamlin terminou na sexta posição, enquanto Brad Keselowski e Alex Bowman ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente. Austin Dillon e Logano fecharam o top-10.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.