Larson recebe sinal verde da Nascar para disputar playoffs após ausência em Charlotte

A Nascar percebeu os esforços de Kyle Larson e reconheceu que o piloto teria participado da etapa em Charlotte caso a corrida não fosse interrompida pela chuva. Por isso, o titular da Hendrick recebeu sinal verde para disputar os playoffs

A Nascar confirmou, nesta terça-feira (4), que Kyle Larson está apto para disputar os playoffs da temporada 2024, que se inicia no dia 8 de setembro, em Atlanta. A decisão foi tomada depois que a equipe Hendrick entrou com um pedido após o piloto perder a etapa realizada em Charlotte em virtude da participação nas 500 Milhas de Indianápolis. O titular do carro #5 tinha garantido a classificação ao vencer duas vezes no campeonato.

Porém, a Seção 12.3.2.1.A do livro de regras diz que “A menos que autorizado de outra forma pela NASCAR, o(s) piloto(s) e proprietário(s) da equipe devem iniciar todos os eventos do campeonato da temporada atual para serem elegíveis para os Playoffs. Se a posição inicial não for conquistada, então o(s) piloto(s) e o(s) Proprietário(s) da Equipe deverão ter tentado se classificar, a critério do Diretor Geral da Série, para a Corrida.”

A largada da Indy 500 precisou ser adiada em decorrência da chuva e isso atrapalhou os planos de Larson. Ainda assim, o piloto viajou de Indianápolis para Charlotte e chegou na etapa da Nascar já no fim do segundo estágio. Kyle então se vestiu e se colocou em posição dentro do carro. Porém, a corrida também estava paralisada por causa da chuva e nunca foi retomada.

Justin Allgaier era o responsável por guiar o carro #5 no início da corrida em Charlotte e as regras permitiriam que Larson substituísse o piloto após o fim do segundo estágio, mas a abreviação da prova pelo clima acabou com a possibilidade. A Hendrick, então, entrou com um pedido formal para tentar reverter a situação.

Larson chegou a entrar no carro da Hendrick, mas a corrida não foi retomada em Charlotte (Foto: Nascar)

Apesar de não ter participado da etapa em Charlotte, a Nascar deu o sinal verde para Larson disputar os playoffs. O vice-presidente sênior Elton Sawyer explicou o motivo.

“Não encaramos isso levianamente. Houve muita discussão internamente. No final das contas, conseguimos conceder uma isenção a Kyle. Essencialmente, nossa tomada de decisão foi: embora tivéssemos mau tempo em Indianápolis e também em Charlotte, Kyle fez todos os esforços para chegar a Charlotte”, disse Elton.

“Ele estava parado nos boxes com o capacete pronto para participar. Mas também tivemos chuva em Charlotte e infelizmente não conseguimos retomar a corrida. Foi assim que tomamos nossa decisão”, finalizou Sawyer.

A próxima etapa da Nascar, a 16ª da temporada 2024, está programada para o domingo (9), no circuito misto de Sonoma.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.