Foram três segundos lugares em sequência para Kyle Larson, mas o jogo virou neste domingo (26). Depois de completar sua dose de batidas na trave, o #42 fez uma prova de gente grande em Fontana: Larson tomou conta das últimas voltas e, tirando proveito de pneus novos, superou Denny Hamlin e Martin Truex Jr. para vencer a primeira da temporada.
Hamlin e Truex partiram para as últimas voltas com pneus mais gastos, consequência de uma estratégia arriscada – a dupla optou por ganhar posições em detrimento da aderência. Não deu certo: mesmo com uma sequência de bandeiras amarelas nas últimas voltas, Larson não perdeu as rédeas da prova.
Kyle Larson finalmente venceu em 2017 (Foto: Nascar Media)
Brad Keselowski fez uma prova de recuperação excepcional e terminou em segundo. O #2 rodou na volta 3 e quase virou retardatário. O que fez a diferença foi a estratégia: assim como Larson, Keselowski também trocou pneus e conseguiu ganhar diversas posições em um curto espaço de tempo.
Clint Bowyer foi terceiro, seu melhor resultado na temporada. Truex, único capaz de desafiar Larson de igual para igual, foi quarto. Joey Logano fechou o top-5. Hamlin, que chegou tão perto de vencer, foi espremido na última volta e terminou em 14º.
Saiba como foi a etapa de Fontana da Nascar
Primeiro segmento
A etapa de Fontana começou exatamente às 16h50. O céu estava parcialmente nublado, mas não havia risco de chuva.
Kyle Larson teve uma largada muito tranquila. Denny Hamlin, que partiu do segundo lugar, demorou para acelerar a comprometeu toda a fila interna de carros. Em efeito cascata, Brad Keselowski foi acertado e acabou com danos consideráveis na traseira do carro. Por sorte, ninguém rodou e a corrida seguiu em bandeira verde.
Assim, Larson agora via Martin Truex Jr. na segunda colocação. Matt Kenseth, Hamlin e Jamie McMurray fechavam o top-5.
Na volta 3, o dia de Keselowski piorou ainda mais. O #2 vinha lento na saída da curva 4 e Jimmie Johnson o acertou por trás. Nada muito forte, mas suficiente para fazer Brad rodar e acumular ainda mais danos. Agora sim, bandeira amarela.
Todos foram aos boxes, menos Paul Menard e David Ragan, agora líderes. Dentre os que buscaram pneus novos, Larson seguia líder. Sem surpresas, O #42 recuperou a liderança com facilidade na relargada. Menard sustentou o segundo lugar, mas saiu do top-5 em seguida.
Pouco depois, a ordem dos líderes ficou estabilizada: Larson, Truex, Elliott, McMurray e Ryan Blaney formavam o top-5.
Martin Truex Jr. parecia capaz de derrotar Kyle Larson, mas não conseguiu (Foto: Nascar Media)
Na volta 26, outro piloto de ponta teve problemas sérios. Kevin Harvick, que já tinha danos no carro por causa do enrosco na largada, furou um pneu e perdeu uma volta para os líderes. O #4 segurou o carro e não trouxe amarela.
Restando 29 voltas para o fim do segmento, os pilotos de ponta decidiram ir aos boxes para encher o tanque e trocar pneus. O asfalto abrasivo de Fontana exigia paradas extras. Nos boxes, Truex ultrapassou Larson e virou líder.
Faltavam 20 voltas para o fim e a briga pela vitória no segmento claramente estava entre Truex e Larson. O #42 estava recuperando o terreno perdido e não tardou em colar no #78.
Larson encaixou uma ultrapassagem com 12 voltas para o fim. O #42 veio pela parte baixa da pista e passou Truex com certa tranquilidade.
Sem novos problemas, Larson venceu o primeiro segmento. Truex, Elliott, McMurray e Kyle Busch completaram o top-5. Bowyer, Jones, Logano, Blaney e Hamlin fecharam o top-10 e também ganharam pontos de bonificação.
Segundo segmento
Todos foram aos boxes assim que o segmento acabou. E foi aí que Larson se complicou: o #42 não entrou muito bem em seu box, o que resultou em perda de tempo e de posições, caindo para quinto. Truex virou líder.
Truex manteve a liderança na relargada, mas tinha duas Ganassis logo atrás: McMurray era segundo e Larson já pintou em terceiro. Mais um pouco e Jamie foi ultrapassado tanto pelo companheiro quanto por Elliott. Mais um pouco e Bowyer também superou o #1.
As voltas passavam e começava a ficar claro que o novo melhor carro era o de Truex. Sem dificuldades, o #78 abriu 2s5 de vantagem para Larson. Elliott, Bowyer e McMurray não vinham muito atrás do #42.
Chase Elliott andou bem, mas perdeu terreno no fim (Foto: Nascar Media)
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Assim como no primeiro segmento, todos foram aos boxes com 30 voltas para o fim. Truex construiu ainda mais vantagem dessa vez, enquanto Bowyer passou tanto Larson quanto Elliott para assumir o segundo lugar.
Restando 15 voltas para o fim, estava claro que Truex só perderia o segundo segmento se uma bandeira amarela fosse acionada. O #78 tinha 7s de vantagem para Larson, novamente em segundo. As voltas seguiram em bandeira verde e Martin carimbou o triunfo.
Terceiro segmento
O último segmento do dia começou agitado. Truex, depois de manter a liderança nos boxes, perdeu na relargada. Larson veio poder dentro e assumiu a ponta com certa facilidade. Bowyer, Elliott e Jones fechavam o top-5. Mais atrás, Logano quase causou um grande acidente ao sair de traseira. O #22 se segurou, mas despencou para 14º.
As voltas passavam e Larson conseguia abrir vantagem sobre Truex, justamente o oposto do que aconteceu no segundo segmento. O #42 conseguiu 1s5 de vantagem para o #78 e seguia abrindo.
Desse jeito, o maior inimigo de Larson passava a ser a estratégia. Ninguém sabia ao certo se seria melhor fazer um ou dois pit-stops.
De um jeito ou de outro, os pilotos só começaram a visitar os boxes faltando 46 voltas para o fim, depois de praticamente 30 giros em bandeira verde.
Elliott parou uma volta antes de Larson e Truex, e isso quase colocou o #24 na frente. Foi por detalhes que o #42 conseguiu se sustentar. Mas isso ainda não valia a liderança: Kyle Busch e Ty Dillon esperaram mais sete giros para visitar os boxes, indicando que a dupla faria um pit a menos.
Brad Keselowski fez bela prova de recuperação (Foto: Nascar Media)
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Restavam 30 voltas. Larson e Truex voltavam a ser primeiro e segundo conforme Elliott ficava um pouco mais atrás. O #78 tentou uma ultrapassagem, mas não conseguiu se afirmar na frente do #42. Depois disso, estranhamente, Kyle começou a ganhar muito terreno: em poucas voltas, a vantagem entre os dois já estava na casa de 1s.
Mas nada estava definido. Faltando 20 voltas para o fim, Gray Gaulding furou um pneu e bateu, trazendo uma rara bandeira amarela. Era um péssimo negócio para Chase Elliott – o #24 recém tinha feito um pit extra e agora estava preso uma volta atrás dos líderes.
Nos boxes, a história da corrida tomou outro rumo. Truex teve uma parada péssima e perdeu cinco posições – de segundo para sétimo, portanto. Larson manteve a liderança e agora precisava ficar de olho em Hamlin, novo segundo colocado.
Hamlin quase tomou a liderança na relargada, mas acabou caindo para terceiro. Mas a bandeira verde durou muito pouco: logo atrás, Kenseth perdeu controle depois de um toque com Truex e bateu com muita força contra o muro interno. Mais uma amarela acionada e fim de jogo para o #20.
Outra relargada veio, mas também não serviu para muita coisa. Corey LaJoie rodou na parte de trás do pelotão e trouxe a terceira amarela seguida. E a estratégia ganhou muita importância: Truex, Hamlin e McMurray não pararam, enquanto todos os outros trocaram pneus. Larson relargaria em quarto e com borracha bem mais nova.
Mesmo em quarto, Larson conseguiu retomar a liderança com certa facilidade. Os pneus novos ajudaram muito: o #42 não demorou nem três voltas para superar Hamlin e Truex. Mas…
A quarta bandeira amarela seguida veio. Trevor Bayne e Ricky Stenhouse Jr., companheiros de equipe, se enroscaram e rodaram. A nova relargada seria prorrogação – duas voltas e fim de prova.
E, assim como nas outras relargadas, Larson fez tudo que precisava. Enquanto o resto dos ponteiros brigava pelo segundo lugar, o #42 abria vantagem para vencer.
Nascar 2017, Fontana, corrida, final:
1 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
202 voltas |
|
2 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+0.779 |
|
3 |
14 |
CLINT BOWYER |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+1.030 |
|
4 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+1.513 |
|
5 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+1.935 |
|
6 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+2.101 |
|
7 |
19 |
DANIEL SUÁREZ |
MEX |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.281 |
|
8 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+2.357 |
|
9 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+2.402 |
|
10 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+2.578 |
|
11 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+2.829 |
|
12 |
77 |
ERIK JONES |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+2.988 |
|
13 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+3.289 |
|
14 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3.312 |
|
15 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+3.343 |
|
16 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3.388 |
|
17 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+3.558 |
|
18 |
13 |
TY DILLON |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+3.724 |
|
19 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+3.818 |
|
20 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.398 |
|
21 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+4.594 |
|
22 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+5.024 |
|
23 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+10.812 |
|
24 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+1 volta |
|
25 |
37 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+1 volta |
|
26 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+2 voltas |
|
27 |
34 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+2 voltas |
|
28 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+2 voltas |
|
29 |
32 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
GO F A S FORD |
+2 voltas |
|
30 |
83 |
COREY LAJOIE |
EUA |
BK TOYOTA |
+2 voltas |
|
31 |
38 |
DAVID RAGAN |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+3 voltas |
|
32 |
15 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM TOYOTA |
+5 voltas |
|
33 |
72 |
COLE WHITT |
EUA |
TRISTAR FORD |
+3 voltas |
|
34 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+4 voltas |
|
35 |
51 |
TIMMY HILL |
EUA |
RICK WARE RACING CHEVROLET |
+9 voltas |
|
36 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+18 voltas |
NC |
37 |
23 |
GRAY GAULDING |
EUA |
BK TOYOTA |
+29 voltas |
NC |
38 |
55 |
DERRIKE COPE |
EUA |
PREMIUM TOYOTA |
+85 voltas |
|
39 |
33 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
CIRCLE SPORT CHEVROLET |
+103 voltas |
NC |
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