Depois de Martin Truex Jr. e Kurt Busch, chegou a vez de Joey Logano encerrar o jejum de vitórias. Neste domingo (12), o piloto da Penske foi dominante em Michigan e partiu para o Victory Lane. É inegável que o #22 estava com um bom acerto, mas Logano precisou brilhar nas relargadas para superar o veloz Chase Elliott.
Ao todo, foram 139 voltas com Logano na liderança. O número serve para mostrar que, do começo ao fim, o #22 tinha o melhor dos carros. Todos aqueles que tentaram atacar o piloto da Penske acabaram pecando pela inconstância.
Elliott acabou em segundo. Mas é inegável que o resultado vem com um gosto amargo: o #24 liderou boa parte da prova, mas pôs tudo a perder quando errou a marcha em uma relargada.
Joey Logano (Foto: Nascar)
Kyle Larson foi terceiro, somando pontos cruciais na busca por uma vaga no Chase da Nascar. Brad Keselowski e Kevin Harvick fecharam o top-5.
Saiba como foi a etapa de Michigan da Nascar
A largada de Joey Logano foi muito ruim. Da primeira posição, o #22 caiu para quarto. Martin Truex Jr., Denny Hamlin e Tony Stewart apareciam na sua frente. Por causa da saída ruim do piloto da Penske, os primeiros colocados acabaram se aproximando muito mais do que o bom senso indicaria.
Logano começou a recuperar posições em seguida. Stewart havia sido ultrapassado, depois foi a vez de Hamlin. Mesmo assim, o #22 já estava 1s2 atrás de Truex Jr.
Mesmo assim, o #22 acabou com a vantagem em dois toques. Já na volta 14, Logano passou Truex Jr. com facilidade ímpar. E começava a abrir. Atrás, Stewart, Hamlin e Kyle Larson fechavam o top-5.
Com 20 voltas, os dois já estavam muito próximos, uma vez mais. Truex Jr. foi capaz de reagir e já ameaçava uma ultrapassagem – mas sem concretizar uma manobra.
O ciclo de pits em bandeira verde começou na volta 40. E foi aí que a ultrapassagem veio: Truex Jr. parou duas voltas antes de Logano e tomou a posição. Só não levou a liderança por causa de Keselowski: o #2 seguia na pista aproveitando cada gota de combustível.
Até que as gotas acabaram: na volta 46, o #2 começou a entrar em pane seca. Simultaneamente, Truex Jr. tocou no retardatário Clint Bowyer e rodou. A bandeira amarela foi acionada, salvando a pele de Keselowski. Durante a intervenção, o #78 precisou fazer um pit-stop extra, caindo para 28º.
Na relargada, Logano e Hamlin mantiveram as duas primeiras posições. Enquanto isso, Larson ultrapassava Stewart.
Em seguida, drama para Kyle Busch. Depois de um leve contato com o muro, o assoalho do carro começou a pegar fogo. Isso mesmo: soltando óleo, fumaça e pegando fogo. A situação era perigosa, já que a fumaça estava entrando no cockpit. O #18 escapou sem maiores problemas, mas era fim de prova.
Joey Logano comanda a largada em Michigan (Foto: Nascar)
A bandeira amarela foi necessária, evidentemente. A relargada foi um pouco caótica: Logano manteve a liderança, enquanto Hamlin aparecia apenas em décimo. Elliott tomou o segundo lugar com Newman e Stewart pouco atrás, todos beneficiados pela largada ruim de Larson, agora sexto.
Na volta seguinte, problemas para Dale Jr. O #88 bateu sozinho no muro externo, rodando em seguida e causando outra amarela. AJ Allmendinger também foi afetado pelo auê.
A nova relargada veio e, novamente, Logano foi perfeito. Elliott não foi capaz de acompanhar o #22, mas pelo menos abria sobre Stewart. Larson e Newman fechavam o top-5 com 70 voltas.
As diferenças entre os pilotos do top-5 estavam ficando muito grandes. Logano tinha 2s sobre Elliott, que tinha 1s sobre Stewart, que tinha 1s sobre Larson.
Mais alguns giros e os líderes foram para os boxes, em outra sequência de pits em bandeira verde. Foi aí que Larson tomou o terceiro lugar de Stewart. Mais um pouco e, na volta 101, Jeffrey Earnhardt bateu no muro, trazendo a amarela.
A bandeira verde veio pouco depois e, após duas voltas, voltou a ser substituída pela amarela. Novamente por conta de Jeffrey, agora com um carro em chamas.
Chase Elliott (Foto: Nascar)
Depois de um longo período par limpar a sujeira e Jeffrey, a relargada veio. Elliott, dessa vez, se deu muito bem e roubou a liderança de Logano. Stewart passou Larson, enquanto Keselowski se consolidava em quinto.
Dessa vez Logano não era capaz de apresentar o mesmo ritmo de Elliott. Por algum motivo, o piloto da Penske logo ficou 2s atrás. Na verdade, era hora de Joey se preocupar com Larson, em terceiro e se aproximando.
Larson, aliás, foi beneficiado por uma súbita perda de ritmo de Stewart. Em questão de voltas, o #14 caiu para sexto.
A sexta bandeira amarela foi acionada com 52 voltas para o fim. Regan Smith havia furado um pneu, deixando detritos na pista. Nos boxes, Elliott manteve a liderança sobre Logano.
Depois de tanto acertar, Elliott fez uma relargada miserável. O #24 errou uma marcha, segurando muito Johnson, logo atrás. Assim, o trio da outra linha de pilotos ocupou o top-3: Logano, Keselowski e Larson. Chase surgia apenas em quarto.
Instantes depois, um acidente de maiores proporções no fundo do grid. Casey Mears, Danica Patrick e Brian Scott se enroscaram, trazendo mais uma amarela.
Keselowski partiu para a ofensiva na relargada e acabou se dando mal. O carro do #2 ficou instável na tentativa de ultrapassagem, resultando em uma grande perda de posições, caindo para quinto. Logano manteve a liderança, portanto, e agora com Elliott e Kevin Harvick logo atrás.
Em seguida, o quê? Isso mesmo, outra amarela: Greg Biffle perdeu a frente do carro, indo contra o muro externo. Enquanto isso, Johnson era tocado por Trevor Bayne, incidente que danificou a traseira do #48.
A enésima relargada veio faltando 32 voltas para o fim. Logano manteve a vantagem sobre Elliott, mesmo que por pouco. As voltas passavam e o #22 começou a abrir uma vantagem confortável sobre seus adversários: 1s2.
Enquanto Larson mantinha o terceiro lugar, a briga pelas últimas duas posições no top-5 esquentava: Harvick foi superado por Stewart, mas em seguida os dois foram ultrapassados por Carl Edwards.
Faltavam 20 voltas e Logano seguia com pouco mais de 1s de vantagem sobre Elliott. Parecia que a vitória estava nas mãos. Isso até Hamlin furar um pneu, bater com força e exigir uma nova amarela.
Mesmo com a imprevisibilidade de uma nova relargada pela frente, pouco mudou. Logano foi certeiro novamente, abrindo sobre Elliott e assegurando o primeiro triunfo de 2016.
1 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
200 voltas |
|
2 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+0.889 |
|
3 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+3.069 |
|
4 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+3.901 |
|
5 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+4.775 |
|
6 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+5.298 |
|
7 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+6.144 |
|
8 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+6.966 |
|
9 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+7.537 |
|
10 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+7.729 |
|
11 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+8.606 |
|
12 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+8.979 |
|
13 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+9.848 |
|
14 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+10.846 |
|
15 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+11.394 |
|
16 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+11.979 |
|
17 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+12.226 |
|
18 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+12.494 |
|
19 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+12.767 |
|
20 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+12.854 |
|
21 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+12.941 |
|
22 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+14.106 |
|
23 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+14.621 |
|
24 |
95 |
TY DILLON |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+14.976 |
|
25 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+15.295 |
|
26 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+15.474 |
|
27 |
55 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+16.114 |
|
28 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+19.788 |
|
29 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+1 volta |
|
30 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
MOTORSPORT GROUP CHEVROLET |
+3 voltas |
|
31 |
98 |
REED SORENSON |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+6 voltas |
|
32 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+11 voltas |
|
33 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+12 voltas |
NC |
34 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+15 voltas |
|
35 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+21 voltas |
|
36 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+46 voltas |
|
37 |
32 |
JEFFREY EARNHARDT |
EUA |
GO F A S FORD |
+99 voltas |
NC |
38 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+138 voltas |
NC |
39 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+139 voltas |
NC |
40 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+148 voltas |
NC |
PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.