Marks sobrevive a caos e chuva em Mid-Ohio para conquistar primeira vitória da carreira na Xfinity. Piquet abandona

Justin Marks sobreviveu ao caos que se instaurou em Mid-Ohio devido a uma forte chuva que atingiu a pista norte-americana neste sábado (13) e venceu a etapa da Xfinity da Nascar. O #42 assumiu a liderança na parte final e seguiu sem erros para cruzar a linha de chegada à frente de Sam Hornish e Ryan Blaney

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Foi um caos. A corrida em Mid-Ohio foi uma prova de resistência para os pilotos, especialmente devido à chuva forte que atingiu o circuito durante grande parte da prova deste sábado (13). E quem sobreviveu à confusão que se instaurou em Lexington foi Justin Marks, que exibiu uma atuação sólida e sem erros. Sempre rápido com piso molhado, o #42 liderou boa parte da corrida e foi seguro nas relargadas, especialmente na última, para chegar ao primeiro triunfo da carreira na Xfinity. A segunda colocação ficou com o experiente Sam Hornish.

 
Nelsinho Piquet, que fez seu breve retorno à categoria de acesso à Nascar, teve um bom início de prova, mas acabou se envolvendo em um múltiplo acidente ainda na primeira parte da corrida. Por conta das muitas avarias em seu carro, o brasileiro não teve condições de completar a etapa. 

Elliot Sadler, que terminou a prova apenas na nona colocação, segue líder do campeonato, agora com 700 pontos, 25 a mais que o vice Daniel Suárez. Ty Dillon aparece na terceira posição.

 
Confira como foi a etapa de Mid-Ohio da Xfinity
 
A corrida da Xfinity em Mid-Ohio começou neste sábado (13) sob a ameaça de chuva. E a precipitação não demorou nada em interferir na prova. A largada ainda foi com pista seca, tendo o pole Sam Hornish Jr. liderando sem muito problema o pelotão. Mais atrás, Nelsinho Piquet, que decidiu fazer um retorno relâmpago à categoria, já surgia em oitavo depois de ganhar uma posição na primeira volta. 
 
Logo, porém, as ações foram interrompidas. Na terceira passagem, a direção de prova optou por uma bandeira amarela por conta de uma garoa que logo se transformou em uma chuva forte — aí, claro, muita gente já aproveitou para fazer a troca para os pneus de pista molhada, incluindo o pelotão da frente. 
 
A corrida ganhou vida cinco voltas mais tarde. Por causa da pista escorregadia, o ritmo era cauteloso neste início de prova, que tinha Hornish, Owen Kelly, Daniel Suárez, Elliott Sadler e Erik Jones entre os cinco primeiros. Piquet seguia em oitavo. Só que a chuva não dava trégua, e uma nova bandeira amarela foi acionada. Isso no giro 14.
Largada de Sam Hornish em Mid-Ohio (Foto: Getty Images)
O reinício de seu pouco depois, ainda tendo Hornish na ponta, seguido de perto por Kelly, Sadler e Brendan Gaughan, enquanto Jones despencava no pelotão. Só que o circuito continuava em condições adversas, e Sam também acabou vítima no molhado. O #2 viu a liderança escapar depois de sair da pista e fazer um breve passeio pela área de escape.

Assim, Justin Marks apareceu já na ponta, trazendo consigo Bubba Wallace, Andy Lally, Alon Day, Ryan Reed, Ryan Blaney e Piquet. Wallace, então, iniciou a pressão para cima do líder e conseguiu a ultrapassagem, mas acabou fora da pista na sequência, o que devolveu a liderança a Marks. Outro que também foi parar na brita foi o vice-líder do campeonato, Daniel Suárez. Aliás, por conta desse incidente, a prova precisou ser novamente interrompida.

 
Aí, muita gente decidiu ir aos boxes. De volta às ações, na volta 22, Marks ainda liderava, mas uma confusão no pelotão intermediário acabou prejudicando a corrida de Nelsinho. A nova bandeira amarela veio por conta de um toque múltiplo envolvendo Erik Jones, Brendan Gaughan e Piquet na curva 1 durante a relargada. Com o carro #98 todo avariado por causa dos vários toques que tomou, Nelsinho não teve alternativa a não sei ir aos boxes e dizer adeus à disputa.
 

determinarTipoPlayer(“15959656”, “2”, “0”);

A bandeira verde autorizou o reinício dos trabalhos na 36ª passagem da corrida. Lá na frente, Marks seguia liderando, tendo agora Blaney em seguido e Ty Dillon em terceiro. Wallace, que se recuperara de um incidente anterior, já aparecia em quarto, logo à frente de Ryan Preece, Reed, Hornish, Yeley, Habul e Day. Líder do campeonato, Elliott Sadler vinha apenas em 11º.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
E foi a partir da volta 37 que a pista começou a secar, depois de uma trégua da chuva. Ainda assim, havia muitos pontos escorregadios no traçado, que vitimavam muita gente, como foi o caso de Kenny Habul.

Lá na ponta, Marks tentava abrir vantagem antes de mais um pit-stop. Quando chegou a hora, o líder foi aos pits na volta 41 e deixou os boxes com pneus slicks. Andy Lally, que vinha já quase dez segundos atrás, assumiu a ponta. Logo em seguida, muita gente seguiu o #42. Enquanto isso, Dillon ia escalando o pelotão, até chegar na liderança.

 
Mas logo foi atacado por Blaney, que o seguia de perto depois dos pit-stops dos líderes. Aí, perto da volta 50, a ordem era: Blaney, Dillon, Wallace, Marks, Hornish, Lally, Justin Allgaier, Lally, Kelly, Reed e Day. Porém, uma nova bandeira amarela interrompeu a prova, agora por conta de detritos na pista. Neste meio tempo, a chuva voltou. E aí uma grande parte dos pilotos decidiu retornar aos pits, buscando os pneus para pista molhada novamente. Mas teve gente, como Owen Kelly, que preferiu permanecer fora mais tempo. Assim, a ordem era Kelly, Blaney, Marks, Ty Dillon Hornish, Wallace, Allgaier, Lally, Day e Erik Jones.
 
A paralisação durou até a volta 55. Quando o pano verde autorizou a relargada, uma confusão se instaurou ao longo da primeira volta em ‘green’ no circuito de Mid-Ohio. Ao mesmo tempo, Kelly se rendeu ao piso extremamente molhado e já foi aos boxes, abrindo a chance para Blaney liderar.
 
Mas o novo líder também não conseguiu se manter na pista e escapou na brita, seguido por Hornish. Marks, então, retomou a ponta, ao mesmo tempo em que a corrida continuava a acompanhar um espetáculo de rodadas e escapadas de pista. Assim, a direção de prova se viu obrigada a lançar mão de novo da bandeira amarela – havia também muito óleo entre as curvas 4 e 5. Ryan Reed, Yeley, Preece, Cowen e Habul foram alguns dos que acabaram foram da pista devido ao asfalto encharcado.
 
Porém, pouco antes da interrupção, o #42 ainda perdeu a liderança para Wallace. Allgaier também aproveitou e passou por Marks, que foi perdendo terreno. Lally, Ty Dillon, Erik Jones também superaram o antigo ponteiro.

A relargada finalmente se deu na 61ª passagem da prova. E Wallace conseguiu se manter à frente, defendendo bem a liderança contra os ataques de Lally, que superara Allgaier na curva 1. Mas perdeu a posição na sequência. 

 
Os três, no entanto, ficaram pouco tempo entre os ponteiros. Disputando a ponta, o trio acabou fora da pista. Mesmo voltando, foram perdendo posições, enquanto Ty Dillon, Hornish, Jones e Marks foram crescendo no pelotão.
Justin Marks venceu pela primeira vez na Xfinity em Mid-Ohio (Foto: Reprodução)
Líder, Dillon se viu em uma grande disputa com Justin. E não demorou para o #42 assumir a ponta. Isso no giro 67. Ele chegou a abrir 17s de dianteira, mas a vantagem caiu por terra a quatro voltas do fim, devido uma bandeira amarela causada por T.J. Bell.
 
A corrida, entretanto, terminou em bandeira verde. A duas voltas do fim, a direção de prova autorizou a relargada, e Marks se defendeu como pode de Ty Dillon para garantir a vitória em Mid-Ohio. Foi o primeiro triunfo do piloto na Xfinity. Dillon ainda perderia posições para Sam Hornish e Ryan Blaney, fechando a prova em quarto. 
 
A próxima prova da temporada 2016 acontece já no próximo fim de semana, em Bristol.
PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.