Nascar cita segurança e proíbe ‘manobra de videogame’ de Chastain para 2023

A manobra histórica raspando no muro que fez Ross Chastain chegar à final da Nascar em 2022 não vai ser mais permitida pela categoria para a temporada 2023 por questões de segurança

Ross Chastain entrou para a história com uma manobra ao melhor estilo videogame que o garantiu na final da Nascar em 2022. E a ousadia do americano provavelmente nunca mais será vista. É que, nesta terça-feira (31), a categoria comunicou as equipes que raspar no muro intencionalmente para ganhar impulso está proibido por questões de segurança para 2023.

Vice de competições da categoria, Elton Sawyer garantiu que a manobra está proibida em todos os tipos de pista e que, na verdade, é apenas uma aplicação do regulamento e não uma mudança de regra. A novidade é que o ato de Chastain no oval curto de Martinsville, agora, está enquadrado como inseguro.

“A Nascar vai considerar como insegura qualquer uso futuro da manobra vista em Martinsville, enquadrada no artigo 10.5.2.6.A do livro de regras da Nascar. Para garantir que a segurança de nenhum piloto ou fã fique em risco, a Nascar vai dar uma punição de tempo a qualquer carro que tente fazer o que foi feito em Martinsville. Esta não é uma nova regra, isso já estava no livro, mas, depois do que vimos em Martinsville, tivemos de colocar isso já para a final de 2022. Estamos trabalhando desde então com equipes e pilotos para que interpretem corretamente o regulamento para 2023, a interpretação correta vai nos fazer evoluir na segurança”, explicou o dirigente.

Ross Chastain chocou o mundo após manobra inesperada (Foto: Reprodução/Twitter)

Logo depois da corrida, Chastain explicou a ordem de eventos que o levaram à decisão de raspar o muro e argumentou que não sabia quem estava liderando. Brigando pela presença na grande final da categoria, o piloto precisava ganhar duas posições na última curva — acabou levando cinco, incluindo a de Denny Hamlin, que disputava diretamente a vaga e acabou eliminado da disputa.

Ross ficou com o vice-campeonato na decisão, em Phoenix, mas a manobra rodou o mundo, rendeu uma série de elogios inclusive dos adversários e foi vista mais de 100 milhões de vezes nas mais diferentes redes sociais. No GRANDE PRÊMIO, foi eleita pelos leitores do site como a Cena do Ano no Melhores do Ano 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.