Nascar confirma posição contrária à lei anti-LGBT aprovada na Carolina do Norte: “Não queremos discriminação”

Brian France, presidente da Nascar, deixou claro que a categoria não apoia “qualquer discriminação”. Por isso, o dirigente se opôs à lei da Carolina do Norte que restringe o uso de banheiros por pessoas transgênero

Uma nova lei do estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, serviu para dar fôlego aos debates sobre direitos LGBT. O governo local aprovou uma medida que obriga a população a utilizar o banheiro correspondente ao seu sexo de nascimento, proibindo a utilização de acordo com identidade de gênero. O debate sobre a questão acabou chegando ao esporte: Brian France, presidente da Nascar, se opôs à proposta.
 
A oposição de France – e, por tabela, da Nascar – é cheio de significados. A categoria tem raízes fortes na Carolina do Norte, onde muitas equipes têm suas bases. Charlotte, um dos ovais mais icônicos, também fica por lá.
 
“Temos a posição de que não queremos qualquer discriminação, intencional ou não. Não somos uma instituição política, não temos compromissos políticos nem escrevemos leis, mas expressamos nossos valores. Fazemos isso e seguiremos fazendo. Somos claros sobre isso”, esclareceu France.
A Nascar tem fortes raízes na Carolina do Norte (Foto: AP)
“Somos muito diretos e cumprimos nosso dever cívico. Gostamos de pensar que fazemos muito pela comunidade da Carolina do Norte, administrando eventos e fazendo negócios. Queremos fazer parte, mas somos uma peça pequena em uma fábrica. Queremos cumprir um papel, mas não superdimensionar ele”, seguiu.
 
O posicionamento de France sobre a lei é mais um que causa polêmica. Meses atrás, o dirigente participou de um evento favorável à campanha de Donald Trump, favorito na corrida pela candidatura republicana. France, assim como os pilotos Bill Elliott, Chase Elliott e Ryan Newman, já declarou apoio ao bilionário.
 
A pressão da opinião pública – Bruce Springsteen, Ringo Starr e o Cirque du Soleil também se voltaram contra a lei – já gerou resultados. O governador Pat McCrory confirmou que a medida foi revista e só será aplicada em banheiros públicos.
PADDOCK GP #25 FALA SOBRE F1 NA CHINA, INDY, MOTOGP E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.