Nascar faz caminho contrário da F1 e introduz ponto extra para volta mais rápida em 2025

A Nascar decidiu adotar o modelo após renovar o acordo comercial com a Comcast, criando o Xfinity Fastes Lap para a próxima temporada

A Nascar decidiu se inspirar no antigo sistema de pontuação da Fórmula 1 e vai premiar o piloto que garantir a volta mais rápida das corridas com um ponto bônus na temporada 2025. Ao contrário da F1, que eliminou o sistema para 2025, a categoria estadunidense renovou recentemente parceria com o grupo de telecomunicações Comcast e, no novo acordo, acrescentou o ponto Xfinity Fastest Lap.

De acordo com a revista inglesa Autosport, a regra do ponto extra estará nas três divisões nacionais e será importante, sobretudo durante os playoffs, onde um único ponto pode fazer a diferença na classificação.

Contudo, diferentemente da F1, o ponto poderá ser adicionado às equipes que pontuarem, ou seja, qualquer piloto poderá somar o tento durante as provas da Nascar.

As únicas restrições criadas pela categoria são que, em caso de empate, o piloto que terminar a corrida em uma posição mais alta receberá o ponto. Além disso, os quatro pilotos da última etapa não receberão o tento se obtiverem a volta mais rápida na decisão do título.

Ponto extra vai mudar estratégia de equipes na Nascar (Foto: Nascar)

Na F1, o ponto extra foi introduzido em 2019, mas trouxe algumas polêmicas para os boxes, sendo a mais comum a realização de um pit-stop tardio para ‘roubar’ o tento do adversário.

No GP de Singapura de 2024, por exemplo, a RB, equipe B da Red Bull, executou o movimento com Daniel Ricciardo, impedindo Lando Norris, da McLaren — principal rival de Max Verstappen — de somar o ponto que precisava para continuar dependendo apenas de si para vencer o Mundial de Pilotos.

A temporada 2025 da Nascar começa oficialmente no dia 16 de fevereiro com a Daytona 500.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.