Nascar identifica erro em inspeção e retira desclassificação de Blaney em Las Vegas

Depois de identificar um erro em um dos amortecedores utilizados na inspeção pós-corrida, a Nascar retirou a desclassificação de Ryan Blaney e devolveu o sexto lugar ao piloto da Penske

Um problema na inspeção pós-corrida da Nascar, identificado ao longo da última segunda-feira (16), fez com que a categoria decidisse retirar a desclassificação de Ryan Blaney da etapa de Las Vegas, disputada no último fim de semana. O piloto, que ainda disputa os playoffs da temporada 2023 e alimenta chances de título, recuperou o sexto lugar após a decisão.

A inspeção pós-prova havia detectado um comprimento maior do que o permitido em um dos amortecedores do carro de Blaney, o #12 da Penske, o que causou sua desclassificação. No entanto, a Nascar identificou um problema com o modelo de amortecedor utilizado para fazer a análise e decidiu voltar atrás na punição.

Relacionadas

“Depois de uma análise profunda ao longo dos eventos de Las Vegas, a Nascar retirou a desclassificação do carro #12. Durante a reunião pós-corrida de segunda-feira, a Nascar descobriu um problema com o modelo de amortecedor utilizado na inspeção”, disse o comunicado.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vencedor em Talladega, Blaney viu situação se complicar após desclassificação em Las Vegas (Foto: Nascar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“A Nascar, então, conduziu uma investigação detalhada e restaurou o estágio do #12 e sua posição final de domingo. A Nascar tomará medidas internas para remediar a situação daqui em diante”, finalizou a categoria.

A alteração, que devolve o sexto lugar da corrida a Blaney, muda radicalmente a classificação dos playoffs. O piloto, que havia despencado para o último lugar entre os postulantes ao título, com 56 pontos de distância para a linha de corte, retomou o sétimo posto de Chris Buescher e está a 17 tentos de Denny Hamlin, último classificado no momento.

Agora, o top-10 de Las Vegas tem Kyle Larson, Christopher Bell, Kyle Busch, Brad Keselowski, Ross Chastain, Blaney, William Byron, Tyler Reddick, Martin Truex Jr. e Hamlin.

A antepenúltima rodada da Nascar em 2023 está programada para o próximo domingo (22), em Homestead. Depois, a categoria ainda encerra o Round of 8 em Martinsville, antes de disputar a grande final em Phoenix, no Arizona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.