Nos critérios de desempate, Earnhardt Jr. supera McMurray e evita eliminação dupla da Hendrick em Dover

A classificação da Nascar após a terceira prova do Chase exalta a disputa apertadíssima entre os pilotos. Gente como Jimmie Johnson ficou de fora da briga pelo título por causa de um único dia ruim. Mas nenhuma briga foi mais intensa do que a entre Dale Eanrhardt Jr. e Jamie McMurray, que acabaram empatados em pontos

A etapa de Dover da Nascar, disputada neste domingo (4), teve contornos dramáticos para os rumos da temporada. Enquanto alguns pilotos conseguiam recuperações improváveis no Chase, alguns afundavam – por grande ou pequena margem.
 
O melhor exemplo de piloto dando a volta por cima é Kevin Harvick. O #4 só tinha chances reais de seguir para a segunda fase do Chase se vencesse – e assim o fez, em uma pista onde nunca havia triunfado. Se Kyle Busch tivesse lhe ultrapassado, seu terceiro lugar na classificação se transformaria em um 14º.
Johnson, com problemas mecânicos, acabou sendo eliminado do Chase (Foto: Nascar)
Em contrapartida, exemplos de pilotos afundando também não faltam. Jimmie Johnson, dono de dez vitórias no oval de Dover, desenvolveu um problema sério na traseira de seu carro, coisa que lhe deixou parado nos boxes por 38 voltas. Mesmo retornando à pista, o #48 não podia fazer nada além de torcer por abandonos – que não vieram: o hexacampeão foi eliminado com um melancólico 41º lugar neste final de semana.
 
Mas ninguém há de duvidar que a disputa mais intensa para se classificar foi pela última vaga. Dale Earnhardt Jr. chegou em Dover um ponto atrás de Jamie McMurray. A dupla passou a tarde inteira andando muito próxima, mas o piloto da Hendrick conseguiu terminar em terceiro, apenas uma posição melhor do que o adversário.
 
Com isso, os dois empataram em 2098 pontos. Dale Jr. só avançou por conseguir um melhor resultado final nesta fase do Chase – terceiro – do que McMurray. Assim, a Hendrick evitou a tristeza de ver dois carros sendo eliminados já no primeiro corte.
 
Além de McMurray e Johnson, Paul Menard e Clint Bowyer – de longe os pilotos com pior ritmo dentre os Chasers – também acabaram sem chances de título.

Confira a classificação da Nascar após a etapa de Dover

          Vitórias Pontos
1 20 MATT KENSETH EUA JOE GIBBS TOYOTA 1 2137
2 11 DENNY HAMLIN EUA JOE GIBBS TOYOTA 1 2119
3 4 KEVIN HARVICK EUA STEWART-HAAS CHEVROLET 1 2082
4 22 JOEY LOGANO EUA PENSKE FORD 0 2123
5 19 CARL EDWARDS EUA JOE GIBBS TOYOTA 0 2118
6 78 MARTIN TRUEX JR. EUA FURNITURE ROW CHEVROLET 0 2104
7 41 KURT BUSCH EUA STEWART-HAAS CHEVROLET 0 2100
8 2 BRAD KESELOWSKI EUA PENSKE FORD 0 2100
9 24 JEFF GORDON EUA HENDRICK CHEVROLET 0 2100
10 31 RYAN NEWMAN EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET 0 2099
11 18 KYLE BUSCH EUA JOE GIBBS TOYOTA 0 2099
12 88 DALE EARNHARDT JR. EUA HENDRICK CHEVROLET 0 2098
13 1 JAMIE McMURRAY EUA GANASSI CHEVROLET 0 2098
14 48 JIMMIE JOHNSON EUA HENDRICK CHEVROLET 0 2086
15 27 PAUL MENARD EUA RICHARD CHILDRESS CHEVROLET 0 2075
16 15 CLINT BOWYER EUA MICHAEL WALTRIP TOYOTA 0 2048

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube