Stenhouse Jr. vence etapa caótica da Nascar com big-one de 23 carros em Talladega
Novamente, um piloto que não briga mais pelo título venceu uma etapa nos playoffs da Nascar. Em uma corrida caótica em Talladega, Ricky Stenhouse Jr. sobreviveu à carnificina e garantiu um triunfo épico, decidido no photo finish
Em uma corrida caótica, marcada por um acidente incrível que chegou a envolver 23 carros no último domingo (6), Ricky Stenhouse Jr. venceu a etapa de Talladega da Nascar e jogou um banho de água fria em vários dos concorrentes ao título. O piloto da JTG Daugherty, que não disputa os playoffs, precisou do photo finish ao cruzar a linha de chegada emparelhado com Brad Keselowski, o segundo, e William Byron, o terceiro.
Para se ter uma noção da proximidade entre os três primeiros, Keselowski completou apenas 0s006 atrás de Stenhouse, enquanto Byron fechou com 0s027 de desvantagem. Foi a terceira vez em cinco etapas dos playoffs que um piloto de fora da briga pelo título conseguiu vencer.
Depois de algumas confusões ao longo da prova, como o empurrão de Alex Bowman em Ryan Blaney — que efetivamente encerrou a corrida do atual campeão —, o momento mais caótico da corrida ficou guardado para o fim. Com apenas cinco voltas pela frente, Austin Cindric liderava, mas foi tocado por trás por Keselowski e iniciou uma sequência de eventos que envolveu incríveis 23 carros.
O responsável por iniciar o problema, na verdade, foi Harrison Burton, que empurrou Joey Logano na traseira de Keselowski. Com o impacto em Cindric, o líder despencou e levou consigo o próprio Logano, seu companheiro de Penske, além de Chase Briscoe, Chase Elliott e Tyler Reddick.
Com a cena de devastação que se seguiu ao acidente, a bandeira vermelha foi acionada e a corrida ficou paralisada por cerca de dez minutos. No retorno, Ricky sobreviveu e sustentou a pressão de Brad até o fim para vencer.
No fim, o top-10 terminou com Stenhouse Jr., Keselowski, Byron, Kyle Larson, Erik Jones, Christopher Bell, Justin Haley, Austin Dillon, Bubba Wallace e Denny Hamlin.
Além de Byron — o único já garantido na próxima fase —, Larson, Bell e Hamlin, que terminaram entre os dez primeiros, seguem na briga dos playoffs: Bowman [16º], Reddick [20º], Daniel Suárez [26º], Elliott [29º], Briscoe [30º], Cindric [32º], Logano [33º] e Blaney [39º].
A rodada seguinte, no circuito misto de Charlotte, vai trazer mais um corte nos playoffs. Após a prova, os quatro piores classificados serão eliminados, e apenas oito seguirão para a fase seguinte. Neste momento, os cortados seriam Logano, Suárez, Cindric e Briscoe. A disputa na Carolina do Norte está marcada para o próximo domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.