Blaney vence em Martinsville e vai à final da Nascar. Bell é eliminado após punição
Christopher Bell tentou imitar o movimento de Ross Chastain em 2022 ao atirar o carro no muro, mas acabou punido pela Nascar e eliminado em Martinsville. Ryan Blaney, por outro lado, repetiu o resultado do ano passado e levou a última prova do Round of 8
Com direito a um final de tirar o fôlego, a Nascar definiu no último domingo (4) os dois últimos finalistas da temporada 2024. Na etapa de Martinsville, a derradeira antes da grande final, o atual campeão Ryan Blaney ultrapassou Chase Elliott no fim e garantiu o triunfo que precisava para ir a Phoenix em condições de disputar o título. William Byron se junta ao americano, além de Joey Logano e Tyler Reddick.
A reta final ainda contou com uma tentativa kamikaze de Christopher Bell, que precisava ganhar mais uma posição nas últimas curvas para eliminar Byron e ir à final. O piloto, então, mergulhou com o carro sobre Bubba Wallace, atingiu o muro e seguiu acelerando, em um movimento que lembrou Ross Chastain em 2022.
A questão é que o movimento foi banido após ser usado há dois anos e considerado uma “violação de segurança” pela Nascar. Com isso, Bell foi punido em quatro posições, caiu para 22º e acabou eliminado. Byron ficou com a vaga por apenas quatro pontos.
A polêmica foi instaurada após a corrida, já que Byron não tinha ritmo no fim e mesmo assim se manteve à frente de Austin Dillon e Chastain — que nem tentaram atacar. Vale destacar que, apesar de defenderem equipes diferentes, os três pilotam carros da Chevrolet. Wallace, que assim como Bell comanda um Toyota, também recebeu críticas por diminuir bruscamente de velocidade ao ser ultrapassado pelo rival.
Além de Elliott e Bell, Kyle Larson — maior vencedor da temporada — e Denny Hamlin também foram eliminados em Martinsville. Os dois terminaram no top-5, mas o resultado não foi suficiente para manter as esperanças de título.
No fim, o top-10 da etapa de Martinsville teve Blaney, Elliott, Larson, Austin Cindric, Hamlin, Byron, Austin Dillon, Chastain, Brad Keselowski e Logano. Todos os pilotos voltam à pista em Phoenix para a grande final, mas apenas os quatro concorrentes que restaram podem conquistar o título de 2024.
A final de Phoenix, última etapa da Nascar em 2024, vai definir o campeão da temporada no próximo domingo (10).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.