Van Gisbergen faz história e vence nas ruas de Chicago em estreia na Nascar

Em sua primeira participação na Nascar, Shane van Gisbergen igualou feito de Johnny Rutherford em 1963 e venceu a corrida de rua de Chicago, marcada por chuva e caos completo

Atual bicampeão da Supercars Australiana, Shane van Gisbergen fez história e venceu logo em sua estreia pela Nascar, no último domingo (2), na etapa de Chicago. Em uma pista de rua que reuniu diversos momentos caóticos, o triunfo do neozelandês só ficou claro nas últimas voltas, após uma recuperação sensacional. Foi a primeira vez que um estreante venceu na categoria desde 1963, quando Johnny Rutherford triunfou em Daytona.

A corrida da Nascar na pista de rua de Chicago trouxe alguns ingredientes que nem sempre fazem parte das etapas da categoria, o que aumentou consideravelmente o caos na etapa do último fim de semana. A chuva atrasou a prova em mais de 1 hora e fez com que todos calçassem pneus de pista molhada, mas nada teria preparado os pilotos para o que viria a seguir.

Com o pelotão ainda muito próximo, William Byron errou a entrada de uma das curvas e gerou uma confusão inacreditável, com mais de dez carros atravessados na pista em um engarrafamento completo. Assim, foi necessário que todos parassem e os carros à frente se realocassem no traçado para que todos pudessem passar.

A etapa de Chicago ficou marcada também por um engarrafamento incrível após batida de Byron (Foto: Nascar)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com isso, a direção de prova decidiu que, ao invés das 100 voltas previstas inicialmente, a disputa teria 25% de sua duração cortada — ou seja, passaria a ter 75 voltas no total.

A alteração imediatamente mexeu com o grid, já que os carros com menos combustível voltaram imediatamente à briga. Christopher Bell venceu os dois primeiros estágios, mas também acabou na barreira de proteção. Assim, coube a Van Gisbergen o papel de melhor piloto do dia.

O neozelandês, que representou o programa “Projeto 91” da Trackhouse, chegou a estar em 18º após ir aos boxes na volta 47, mas foi gradualmente escalando o pelotão e se colocou em oitavo na relargada da volta 61. A partir daí, Van Gisbergen aproveitou os pneus em melhores condições e foi passando um a um à sua frente, até restar apenas o líder Justin Haley.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Van Gisbergen cruza a linha de chegada e faz história na Nascar (Foto: Nascar)

Haley ainda acabou salvo por uma amarela causada por Martin Truex Jr., que bateu no muro praticamente ao mesmo tempo em que Van Gisbergen tomou a ponta. Assim, o neozelandês precisou devolver a posição, mas atacou logo que a bandeira verde foi agitada e tomou o primeiro lugar de vez.

A corrida chegou a ir para a prorrogação depois de mais um acidente nos instantes finais, quando Bubba Wallace cometeu um erro incrível e jogou Ricky Stenhouse Jr. na barreira de pneus, mas a liderança do carro #91 não foi mais ameaçada até o fim.

Atrás de Van Gisbergen, completaram o top-10: Haley, Chase Elliott, Kyle Larson, Kyle Busch, Austin Cindric, Michael McDowell, Joey Logano, Ty Gibbs e Chris Buescher.

A 19ª etapa da temporada 2023 da Nascar acontece no próximo domingo (9), em Atlanta, com o retorno da categoria aos ovais.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.