Tony Stewart viveu anos horríveis na Nascar. Desde o tricampeonato em 2011, o veterano esteve longe do sucesso de outrora. Mas meses antes da aposentadoria, a sorte parece ter sorrido para Smoke: Stewart brilhou na estratégia, tomou a ponta e partiu para uma vitória marcante neste domingo (26) em Sonoma.
Stewart teve a sorte de fazer seu pit-stop duas voltas antes de uma bandeira amarela. Assim, tão logo todos foram aos boxes, Tony surgiu na liderança com 21 voltas para o final. Depois, o #14 foi cirúrgico na hora de segurar carros visivelmente mais rápidos. Martin Truex Jr., Denny Hamlin, Kyle Busch… Estava difícil passar o tricampeão.
Tony Stewart (Foto: Getty Images)
Hamlin tentou – e conseguiu. Por meia volta a vitória esteve no colo do #11. Mas um erro crasso na última curva jogou a vitória no colo de Stewart. Denny ainda acabou em segundo, com Logano, Edwards e Truex Jr. atrás.
A vitória tem um grande significado para Stewart. O veterano se assegura no Chase, feito tido como quase impossível. Além disso, a vitória serve como combustível para a temporada de aposentadoria, que vinha sendo bastante apagada.
Apesar da vitória, Stewart ainda não está matematicamente no Chase. Por ter perdido corridas no começo do ano por causa da lesão nas costas, Smoke ainda precisa ganhar pontos e ficar no top-30 da classificação. Mas isso será fácil, considerando que são apenas 9 pontos para se assegurar.
A próxima etapa da Nascar será em Daytona, no próximo domingo (2).
Saiba como foi a etapa de Sonoma da Nascar
Carl Edwards conseguiu segurar AJ Allmendinger com facilidade na largada. O segundo colocado tentou mergulhar nos pontos de freada, mas não teve sucesso. Atrás, Kurt Busch fazia uma bela ultrapassagem por fora sobre Martin Truex Jr. e tomava o terceiro posto. Kyle Larson fechava o top-5.
Atrás de Larson, dois companheiros de equipe batalhavam. Denny Hamlin, que havia largado em quinto, foi superado por Larson já na primeira volta. No giro seguinte, Kyle Busch fez o mesmo, rebaixando o #11 para sétimo.
Na volta 6, a primeira bandeira amarela. O carro de Clint Bowyer começou a soltar muita fumaça, enchendo a pista de óleo. Definitivamente fim de prova para o #15. Jimmie Johnson foi o único a parar, partindo para uma estratégia alternativa.
Denny Hamlin errou e entregou a vitória garantida (Foto: Getty Images)
Na relargada, Allmendinger foi preciso. O #47 fez uma bela manobra sobre Edwards, tomando a liderança. Em uma volta já deu até para abrir vantagem. Atrás, Kyle Busch saltou para terceiro, com Truex Jr. e Kurt Busch atrás. O atual campeão foi ultrapassado em seguida por Martin.
Dale Earnhardt Jr. relargou em 12º. De lá, começou a ganhar muito terreno. De pouco em pouco, o #88 fez várias ultrapassagens até chegar ao quinto lugar.
O contrário acontecia com Kurt Busch. O #41 perdeu posições rapidamente, despencando de quinto para décimo.
O primeiro ciclo de pits começou na volta 24. Uma volta depois da maioria dos pilotos, o trio de líderes – Allmendinger, Edwards e Truex Jr. – parou, com Carl ultrapassando AJ nos boxes.
Mais algumas voltas e Truex Jr. também passou Allmendinger. O #47 estava perdendo ritmo, mas era capaz de manter contato com os dois primeiros. Atrás, Kyle Busch e Dale Jr. fechavam o top-5.
A segunda bandeira amarela veio na volta 46. O motivo foi a presença de detritos na pista. Kyle Busch, Denny Hamlin e Kyle Larson, por terem parado apenas uma volta antes da intervenção, largariam das três primeiras posições. Nos boxes, Allmeninger deu o troco em Edwards e Truex Jr.
A relargada foi péssima para Kyle Busch. Partindo da liderança, o #18 foi superado por ambos Hamlin e Larson, agora novos ponteiros. Biffle e Kenseth, também beneficiados pelo momento certeiro do pit, fechavam o top-5. Allmendinger surgia em sexto.
Depois de algumas voltas, Kyle Busch passou Larson, recuperando o segundo posto. Logo atrás do #42, surgia um faminto Allmendinger, com Truex Jr. em quinto.
A velocidade de Allmendinger, todavia, se perdeu. “Não estamos chegando a lugar nenhum”, gritava AJ pelo rádio. E era um fato: Larson começava a abrir, enquanto Truex Jr. começava a tentar uma ultrapassagem. E esta veio faltando 43 giros para o fim.
Kyle Busch (Foto: Getty Images)
Na sequência Kyle Busch veio aos boxes para aquela que deveria ser a última parada do dia. Hamlin, Larson, Truex Jr. e Allmendinger optaram por esperar.
Uma volta depois Hamlin e Larson pararam. O #11 voltou exatamente atrás de Kyle Busch, que logo se consolidaria como líder. O #42, por sua vez, recebeu um drive-through por passar do limite de velocidade nos boxes.
Apesar de ser superado nos boxes, Hamlin não perdeu tempo e voltou a ultrapassar Kyle Busch. Mais algumas voltas e o #11 até começou a abrir vantagem.
Mas isso tinha mais a ver com o momento ruim do #18: Kyle Busch estava perdendo velocidade, tanto que foi ultrapassado por Truex Jr. rapidamente.
O #78, aliás, estava muito rápido. Tão logo ficou com pista limpa, encaixou uma série de voltas rápidas e colou em Hamlin. Os dois vinham muito próximos, mas faltava a ultrapassagem de Martin.
Com 23 voltas para o fim, a amarela veio. E esta era ótima para Stewart, que havia parado um pouco antes – tão logo todos fossem aos boxes, Tony tinha a chance clara de virar líder.
Atrás do Smoke, Hamlin era o primeiro dentre os que haviam parado. Kyle Busch passou Truex Jr. nos boxes, enquanto Edwards e Logano fechavam o top-5.
A relargada foi selvagem. Stewart e Hamlin eram os dos primeiros, enquanto Truex Jr. fritava os pneus tentando passar Kyle Busch – em vão. Pouco atrás, Dale Jr. quase rodou tentando ultrapassar Kasey Kahne.
Quatro voltas depois veio mais uma amarela. Michael McDowell ficou parado na pista, com problemas mecânicos.
Na relargada, Stewart se deu bem. O #14 tirou proveito da relargada ruim de Hamlin, agora ultrapassado por Truex Jr. Mesmo com as brigas dos rivais, Tony não conseguia abrir vantagem.
Eventualmente Hamlin mergulhou para dar o troco. E funcionou, mas Stewart abriu 2s de vantagem em cima disso.
As últimas voltas foram um jogo de pega-pega entre Stewart e Hamlin. Denny se aproximou muito rápido, mas Tony era capaz de evitar a ultrapassagem.
Na metade da última volta a manobra veio. Por dentro, Denny tomou a posição.
Mas devolveu em seguida.
Na freada da última curva, Hamlin passou do ponto, tocou no muro e permitiu a ultrapassagem de Stewart.
1 |
14 |
TONY STEWART |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
110 voltas |
|
2 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+0.625 |
|
3 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+0.981 |
|
4 |
19 |
CARL EDWARDS |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.865 |
|
5 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+2.980 |
|
6 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+3.350 |
|
7 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+4.065 |
|
8 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+4.894 |
|
9 |
5 |
KASEY KAHNE |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+5.274 |
|
10 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+6.774 |
|
11 |
88 |
DALE EARNHARDT JR. |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+7.780 |
|
12 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+9.750 |
|
13 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+10.050 |
|
14 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTS DAUGHERTY CHEVROLET |
+10.509 |
|
15 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+11.957 |
|
16 |
27 |
PAUL MENARD |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+13.275 |
|
17 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+13.830 |
|
18 |
16 |
GREG BIFLE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+14.366 |
|
19 |
10 |
DANICA PATRICK |
EUA |
STEWART-HAAS CHEVROLET |
+15.230 |
|
20 |
20 |
MATT KENSETH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+16.168 |
|
21 |
24 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+17.852 |
|
22 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+18.439 |
|
23 |
21 |
RYAN BLANEY |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+19.118 |
|
24 |
13 |
CASEY MEARS |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+19.411 |
|
25 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+19.529 |
|
26 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+21.018 |
|
27 |
43 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+23.422 |
|
28 |
7 |
REGAN SMITH |
EUA |
TOMMY BALDWIN CHEVROLET |
+25.540 |
|
29 |
38 |
LANDON CASSILL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+28.830 |
|
30 |
34 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+29.103 |
|
31 |
83 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
BK TOYOTA |
+30.449 |
|
32 |
23 |
DAVID RAGAN |
EUA |
BK TOYOTA |
+31.992 |
|
33 |
44 |
BRIAN SCOTT |
EUA |
RICHARD PETTY FORD |
+32.570 |
|
34 |
98 |
COLE WHITT |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+32.664 |
|
35 |
93 |
DYLAN LUPTON |
EUA |
BK TOYOTA |
+34.760 |
|
36 |
46 |
MICHAEL ANNETT |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+1 volta |
|
37 |
32 |
PATRICK CARPENTIER |
CAN |
GO F A S FORD |
+2 voltas |
|
38 |
30 |
JOSH WISE |
EUA |
MOTORSPORT GROUP CHEVROLET |
+13 voltas |
|
39 |
95 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+19 voltas |
NC |
40 |
15 |
CLINT BOWYER |
EUA |
H SCOTT CHEVROLET |
+105 voltas |
NC |
PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.