Lindblad conquista título da FROCA e garante pontos para superlicença na F1

Ainda com 17 anos, Arvid Lindblad vai precisar contar com exceção para obter o documento para correr na Fórmula 1

Membro da academia de pilotos da Red Bull e confirmado para a temporada 2025 da Fórmula 2, Arvid Lindblad conquistou o título da Fórmula Regional Oceania [FROCA] durante a madrugada deste sábado (8). Com o feito, o representante de 17 anos atingiu os 40 pontos necessários para obter a superlicença para correr na Fórmula 1.

O título da Fórmula Regional Oceania dão mais 18 pontos e garante a elegibilidade de Lindblad para obter a superlicença — o britânico já tinha 32 tentos graças às campanhas na Fórmula 3 e F4. Entretanto, isso não garante ao talento da Red Bull o documento. O piloto da Campos na F2 só estaria qualificado a partir de 8 de agosto, quando completará 18 anos.

Entretanto, a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] fez uma mudança no último ano, que permite as equipes solicitarem uma exceção, inclusive para que pilotos nessas condições participem de treinos livres. Na ocasião, Andrea Kimi Antonelli vivia a mesma situação de Lindblad e por conta disso surgiu essa nova norma.

A Red Bull — e nem Racing Bulls [antiga RB] — não tem programação definida dos pilotos novatos para cumprir com o regulamento da F1, mas é provável que Lindblad possa fazer parte de alguns desses treinos em 2025.

Arvid Lindblad é piloto Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Na pista, o título veio na primeira das três corridas do final de semana, no Highlands Motorsports Park, em Cromwell, na Nova Zelândia. Vindo de seis vitórias em 12 corridas, Lindblad precisava chegar na segunda colocação para ficar com o troféu na 13ª de 15 provas no campeonato. Foi essa justamente a posição que ele completou a prova, atrás de Patrick Heuzenroeder e Michael Shin.

“Não foi a corrida mais fácil do campeonato. Queria uma largada muito boa porque sabia que isso seria fundamental para o resultado. O ritmo estava bom nas primeiras voltas. Coloquei [Heuzenroeder] sob pressão e, então, não sei, algo aconteceu e fiquei muito lento na segunda metade da corrida. Era apenas questão de tentar sobreviver e chegar ao final. De qualquer forma, estou muito feliz e grato à M2 pelo carro nesta temporada” e agradeço a eles”, comentou Lindblad.

As últimas duas corridas da Fórmula Regional Oceania serão realizadas entre o sábado (8) e o domingo (9), Highlands Motorsports Park. Depois, Lindblad deve ir à pista somente na Fórmula 2, que retorna entre os dias 15 e 16 de março de 2025, com a abertura da temporada em Melbourne, na rodada da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.