Wurz e Antonelli vencem na F4 Italiana em etapa com prova adiada pela chuva em Monza

Fim de semana caótico da F4 Italiana em Monza teve sete intervenções de safety-car em duas corridas, uma prova encerrada por bandeira vermelha e outra adiada para Mugello. Charlie Wurz e Andrea Antonelli venceram, e Rafa Câmara perdeu 2º lugar

A F4 Italiana se preparava para uma grande festa em comemoração aos 100 anos do Autódromo de Monza, com o maior grid da história da categoria — 44 carros —, mas viveu uma etapa extremamente conturbada no último fim de semana. Das três corridas programadas, a segunda foi adiada para a tarde de domingo devido às fortes chuvas na região, enquanto a terceira foi reprogramada para acontecer em Mugello, na última etapa do ano. No fim, Charlie Wurz e Andrea Kimi Antonelli venceram as duas provas que de fato aconteceram, enquanto o brasileiro Rafael Câmara somou um quarto e um 15º lugares.

As classificações já haviam adiantado que o clima seria complicado nas corridas, com duas bandeiras vermelhas, e a primeira prova do fim de semana manteve o cenário: foram quatro intervenções do safety-car, o que prejudicou bastante o andamento da disputa.

O pole Wurz viu a briga se desenrolar mais atrás e aproveitou para garantir a vitória, enquanto Alex Dunne teve o esforço recompensado ao ganhar três posições e terminar em segundo. Kacper Sztuka completou o pódio, apenas 0s3 à frente de Câmara. O brasileiro teve alguns problemas nas largadas, perdendo uma posição no salto inicial da prova e duas na primeira saída do safety-car.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Andrea Antonelli triunfou na corrida 2 de Monza, em novo fim de semana forte da Prema (Foto: F4 Italiana)

No entanto, conseguiu se recuperar para sair bem tanto na segunda como na terceira relargadas, tomando a quarta posição na primeira curva e mantendo até o fim. Apesar da pressão sobre Sztuka, o brasileiro da Prema não conseguiu subir ao pódio.

Além de Wurz, Dunne, Sztuka e Câmara, completaram o top-10: Taylor Barnard, Pedro Perino, Arvid Lindblad, Valentin Kluss, Emmo Fittipaldi e Jonas Ried.

Na corrida 2, chegou o caos que marcou o fim de semana: devido às péssimas condições climáticas em Monza, a direção de prova optou por adiar a corrida 2 — que seria realizada na manhã de domingo — para a parte da tarde, enquanto a terceira prova foi reprogramada para o fim de semana da próxima etapa, em Mugello, que marca o encerramento da temporada.

A largada foi dada com os carros atrás do safety-car e a pista ainda úmida, mas com todos os pilotos equipados com pneus slick. Foram mais três intervenções do safety-car, e Antonelli conseguiu segurar a pressão de Wurz até o fim após largar na pole para cruzar com 0s6 de vantagem para o companheiro de Prema, enquanto Martinius Stenshorne completou o pódio com a Van Amersfoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Rafa Câmara sofreu com a chuva, mas conseguiu um quarto lugar na corrida 1. Na segunda prova, foi tocado e despencou (Foto: Prema)

Câmara chegou a sonhar com a briga pela vitória e assumiu a segunda colocação logo após a largada, mas não viveu um bom dia no domingo. Ocupando o terceiro lugar e brigando com Dunne, que ia logo à frente, Rafa tentou a ultrapassagem na chicane do fim da reta principal e foi tocado pelo rival da US Racing, despencando para a 15ª posição.

O safety-car entrou mais uma vez e o brasileiro conseguiu subir para o 11º lugar na última volta, mas a bandeira vermelha foi acionada e a corrida foi encerrada. Como valeu o resultado da volta anterior, Câmara terminou com a 15ª colocação ao fim da prova.

Assim, Antonelli, Wurz e Stenshorne formaram o pódio, com James Wharton, Hadrien David, Taylor Barnard, Alex Dunne, Marcus Amand, Zachary David e Nikita Bedrin fechando o top-10.

O resultado foi vital para Alex Dunne terminar a rodada à frente de Câmara na classificação da F4 Italiana, ocupando o segundo lugar com 221 pontos. O brasileiro é o terceiro, com 213, enquanto Andrea Antonelli lidera com 287 tentos conquistados.

A próxima etapa da categoria vai encerrar a temporada de 2022 no dia 23 de outubro, em Mugello, com as três corridas do fim de semana e a terceira prova de Monza, que foi adiada e terá Câmara largando na pole.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.