Djokovic desbanca Hamilton, Márquez e Cristiano Ronaldo e fatura Prêmio Laureus de Esportista do Ano

Vencedor de oito Grand Slams e líder absoluto do ranking da ATP, Novak Djoković venceu a disputa com Lewis Hamilton, Marc Márquez e Cristiano Ronaldo para faturar o principal prêmio do evento realizado na noite desta quarta-feira (15), em Xangai, na China

Acostumados às conquistas nas pistas nos últimos tempos, Lewis Hamilton e Marc Márquez foram batidos por Novak Djoković na luta pelo Prêmio Laureus de Esportista do Ano. A premiação do chamado ‘Oscar do Esporte’ foi realizada na noite desta quarta-feira (15), em Xangai, na China. Número 1 do mundo pelo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e dono de nada menos que oito Grand Slams, o sérvio desbancou, além de Hamilton e Márquez, o jogador do Real Madrid Cristiano Ronaldo, que em janeiro conquistou pela terceira vez o título de Melhor do Mundo pela FIFA, Renaud Lavillenie, atleta francês e o golfista britânico Rory McIlroy.

Djoković conquistou pela segunda vez o Laureus de Esportista do Ano. Em 2012, o tenista faturou o prêmio após empreender brilhante campanha na temporada anterior, na qual conquistou três Grand Slams: Aberto da Austrália, Wimbledon e US Open. Neste ano, o sérvio bateu dois dos maiores nomes do esporte a motor em 2014: Lewis Hamilton conquistou seu segundo título mundial de F1, levando a Mercedes novamente ao topo da categoria, enquanto Marc Márquez conquistou o bicampeonato da MotoGP, categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, sendo o mais jovem da história a alcançar o feito, com apenas 21 anos.

Marc Marquez foi desbancado por Novak Djoković, vencedor do Laureus de Esportista do Ano em 2015 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Mais cedo, Daniel Ricciardo faturou o Laureus na categoria Revelação. Dono de três vitórias na F1 em 2014 e único piloto a desbancar a Mercedes, o jovem australiano, que representa a Red Bull, bateu grandes nomes do esporte como o tenista croata Marín Cilić, os jogadores de futebol Mario Götze, autor do gol da Alemanha na final da Copa do Mundo, e o colombiano James Rodriguez, a esquiadora Makaela Shiffrin e o time que representou a Suíça na Copa Davis.

A Mercedes também concorreu ao Laureus. Na categoria Melhor Equipe, o time campeão do Mundial de Construtores no ano passado  disputou a premiação com o time europeu de golfe, a seleção da Alemanha — tetracampeã mundial de futebol —, com o Real Madrid — vencedor pela décima vez da Liga dos Campeões —, San Antonio Spurs e a equipe suíça na Copa Davis de tênis. Levou a melhor o time liderado por Joachim Löw e que bateu a Seleção Brasileira pelo histórico 7 x 1 no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

GP RECOMENDA

A corrida fantástica de 2014, o clima da Mercedes em polvorosa entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, a tentativa da Williams em alcançar a Ferrari, quem encerra o G4 da F1 e o que a McLaren é capaz de fazer no calor. O GRANDE PRÊMIO traz e explica os cinco principais motivos para que o fã não perca o GP do Bahrein, quarta etapa do campeonato, que acontece no próximo fim de semana no circuito desértico de Sakhir.

CACHIMBO DA PAZ

A Red Bull e a Renault selaram a paz depois de trocarem farpas publicamente mesmo depois de uma corrida em que Daniil Kvyat viu uma explosão de motor à moda antiga e um desempenho muito aquém de Daniel Ricciardo na China. A decisão de lavarem a roupa suja em casa também se deve aos resultados em si. O início de ano da equipe é o pior desde 2007, quando, segundo o sistema de distribuição de pontos atual, marcou um miserável ponto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.