Em reunião de comissão na FIA, pilotos pedem melhora na segurança do cockpit “em todos os níveis”

A Comissão de Pilotos presidida por Emerson Fittipaldi na FIA alertou que é importante que a melhora da segurança ao cockpit dos monopostos precisa ser aplicável não só nas categorias top, mas em todos os níveis

É preciso melhorar a segurança do cockpit dos monopostos, mas isso precisa acontecer em todos os níveis de automobilismo, não somente nas categorias top. Esta foi a ressalva feita pela Comissão de Pilotos da FIA em reunião que aconteceu na sede da entidade, em Paris, na França.

No encontro, três semanas depois do acidente fatal de Justin Wilson nas 500 Milhas de Pocono da Indy, o assunto foi tema de debate.

Emerson Fittipaldi é o presidente da Comissão de Pilotos (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

"A Comissão de Pilotos está ciente dos avanços que estão sendo feitos nesta área, mas ressaltou a importância de que as soluções que estão sendo pensadas para a F1 sejam simples e baratas o bastante para que sejam implementadas em todos os níveis de corridas de monopostos", disse a nota divulgada pela FIA.

O grupo também conversou sobre os limites de pista no automobilismo, alertando que é preciso que se encontre uma solução para o respeito ao traçado também em todos os níveis do esporte, e sugeriu que se crie um curso obrigatório para pilotos que estejam na fase da mudança dos karts para os carros.

No entanto, nenhuma solução prática, especialmente para os dois primeiros itens, foi apresentada no comunicado divulgado pela Comissão.

O grupo é presidido pelo bicampeão da F1, Emerson Fittipaldi, e conta com diversos outros nomes de peso no automobilismo, como Tom Kristensen, Nigel Mansell, Yvan Muller e Carlos Sainz.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.