FIA decide estabelecer sede no Brasil e monta primeiro escritório fora da Europa

O anúncio foi feio por Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, durante passagem pela Guatemala esta semana. A primeira sede fora da Europa será no Rio de Janeiro, no mesmo local onde fica a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, confirmou que o Brasil foi escolhido para sediar o primeiro escritório da entidade fora da Europa. O anúncio foi feito na quarta-feira (2), durante a passagem de Sulayem pela Guatemala, onde acontece o FIA American Congress.

Fundada em 1904, a FIA possui instalações na França (Paris e Valleiry) e Suíça (Genebra). Agora, a federação contará com uma sede no Rio de Janeiro, no mesmo local onde fica a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fabiana Ecclestone foi a responsável por fazer da CBA o elo entre FIA e continente americano, segundo Guerra (Foto: Reprodução)

O novo escritório será o contato regional da FIA para todos os países do continente americano. O objetivo é fortalecer os vínculos das ASN (as confederações de cada país) com a entidade por meio de um representante regional que possa dar apoio no mesmo idioma, fuso horário e que esteja geograficamente mais próximo.

O presidente da CBA, Giovanni Guerra, classificou o anúncio como “a comprovação e o reconhecimento do trabalho que hoje o Brasil tem efetuado em conjunto com Fabiana Ecclestone“, que é vice-presidente da FIA na América do Sul. Ele ressaltou que a escolha deixa todos “muito felizes e honrados”.

No caso da sede do Rio de Janeiro, o escritório ficará responsável por dar suporte às confederações locais para implantação de projetos e realização de eventos de automobilismo, além de proporcionar uma maior integração dos dirigente locais com os vice-presidentes de esportes da FIA e demais clubes filiados.

Tais tarefas ficarão a cargo do coordenador Renato Corrêa a partir de setembro. Ele responderá a Fabiana e ao vice-presidente de esporte da FIA para América do Norte, Daniel Coen.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.