GB3 abre temporada 2023 com 25 pilotos e 1 brasileiro. Confira grid completo

Lucas Staico vai defender a equipe Douglas na temporada 2023 do GB3 — a F3 britânica —, que começa neste fim de semana, com rodada no autódromo Oulton Park

A temporada 2023 do campeonato GB3 — a F3 britânica — começa neste fim de semana, com a rodada no autódromo Oulton Park, e o grid deste ano terá a presença do brasileiro Lucas Staico defendendo a equipe Douglas. Ao todo, serão 25 pilotos brigando pelo título, que costuma abrir portas para o campeonato da Fórmula 3 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Ano passado, o título do GB3 ficou com Luke Browning, hoje na F3. O britânico defendeu a Hitech, que terá o japonês Souta Arao, membro do Red Bull Junior Team, o irlandês Alex Dunne, atual campeão da F4 britânica, e o sul-coreano Michael Shin compondo o trio.

Luke Browning é o campeão vigente da GB3 (Foto: Reprodução/Twitter)

Relacionadas


Já a Carlin, segunda colocada entre as equipes em 2022, terá os veteranos John Bennett e Callum Voisin, além do novato Costa Toparis, australiano que fará sua estreia nos carros de fórmula este ano. A Elite, por sua vez, vai para a temporada 2022 com o estreante Ayato Iwasaki, McKenzy Cresswell (ex-Chris Dittmann) e Oliver Stewart, que defendeu a F4 britânica no ano passado.

O trio da Fortec será composto pelo vice-campeão do GB4 sul-africana, Jarrod Waberski, Edward Pearson, também oriundo da F4 britânica, e o veterano Max Esterson, que venceu uma corrida na última temporada. Na Douglas, quinta colocada em 2022, Tymek Kucharczyk chega ao grid depois de uma temporada na F4 espanhola e terá como companheiros Staico, em seu segundo ano nos monopostos, e Shawn Rashid (ex-Fórmula Ford).

A Arden mantém Nico Christodoulou e ainda contará com Noah Ping e James Hedley, enquanto a Chris Dittmann terá um duo: o francês Arthur Rogeon e o britânico Zak Taylor.

Depois de um ano complicado, em que ficou apenas em nono, a JHR Developments buscará uma temporada melhor com Mathew Rees, em sua segunda temporada no GB3, Joseph Loake (outro ex-F4 britânica) e David Morales, que correu com a Arden em 2022.

A Hillspeed, lanterna da última temporada, e mais uma com um duo confirmado: Daniel Mavlyutov e Gerrard Xie. Ano passado, a equipe competiu apenas com um piloto, o canadense Nick Gilkes.

Ao todo, o calendário terá oito rodadas: além da inaugural neste fim de semana, Silverstone (6 e 7 de maio), Spa-Francorchamps (3 e 4 de junho), Snetterton 300 (17 e 18 de junho), Silverstone (29 e 30 de julho), Brands Hatch (9 e 10 de setembro), Zandvoort (14 e 15 de outubro) e Donington Park (21 e 22 de outubro), encerrando a temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.