Pasma vence duas vezes na F-Regional Europeia em Monza. Petecof retoma liderança

O finlandês Patrik Pasma dominou o final de semana de Monza e venceu duas vezes, com Oliver Rasmussen levando a outra prova. No entanto, para o campeonato, o que ficou foi a etapa bem melhor de Gianluca Petecof que a de Arthur Leclerc

O final de semana da F-Regional Europeia foi quase todo de Patrik Pasma. O finlandês da KIC teve, de longe, seu melhor desempenho no ano e, em Monza, venceu duas das três corridas da rodada tripla. Pasma fez valer do melhor desempenho que o time teve na temporada, equiparando ao nível da Prema, bem como a ausência do companheiro de equipe Jüri Vips, que não disputou as provas.

Pasma cravou a pole em duas das três corridas e teria varrido o final de semana não fosse uma punição de 5s na prova 2, que acabou nas mãos de Oliver Rasmussen. Aliás, o dinamarquês foi melhor que Arthur Leclerc no final de semana e, assim, voltou a ter chances de título.

Patrik Pasma foi o nome da F-Regional Europeia em Monza (Foto: F-Regional Europeia)

No entanto, a liderança mudou de mãos. Quem volta a comandar a classificação geral é o brasileiro Gianluca Petecof que, mesmo sem vencer em Monza, encaixou pódios nas corridas 1 e 3. O piloto da Prema teve ainda um problema no motor que tornou o final de semana ainda mais complicado. De todo modo, foram três resultados melhores que os de Leclerc.

“O fim de semana em Monza foi muito positivo. Disputamos a quinta etapa do campeonato, só faltam três. Voltei para a liderança do campeonato, agora com 11 pontos de vantagem. Foi um fim de semana muito difícil. Houve uma mudança de motor inesperada antes dos treinos livres por uma quebra do meu motor de corrida. Tivemos de trabalhar em torno disso porque Monza é uma pista que é muito influenciada pelo motor. Mas a equipe fez um trabalho fantástico, o carro estava muito bom, conseguimos extrair o máximo. Numa das classificações, quase fiz a pole, mas de forma justa tive a melhor volta deletada por bandeira amarela. Depois, maximizamos as corridas. A segunda foi muito agitada, e fiquei só com um sexto lugar, mas nas outras duas consegui dois segundos lugares que me fizeram sentir como se fosse uma vitória. Seguimos daqui e vamos fortes para as últimas três etapas em Barcelona, Imola e Vallelunga”, disse Petecof.

Gianluca Petecof lidera o campeonato (Foto: Prema)

Na corrida 1, Pasma fez pole e venceu com autoridade, enquanto que Petecof superou Leclerc na largada e controlou a vantagem. Na 2, os companheiros se tocaram e o monegasco abandonou, enquanto que o brasileiro foi aos boxes e se recuperou: de último para sexto. Lá na frente, Rasmussen aproveitou punição de Pasma para vencer. Na 3, novamente Gianluca superou Leclerc no início e foi segundo, enquanto Pasma venceu e Arthur desabou para sexto.

Restam, agora, três etapas para o fim do campeonato: Barcelona, Ímola e Vallelunga, que encerra os trabalhos entre 4 e 6 de dezembro. Petecof lidera com 273 pontos, 11 a mais que Leclerc, 46 a mais que Rasmussen e 95 na frente de Pasma.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.