Piloto português sofre forte acidente durante 1° treino classificatório para GP de Macau e morre aos 35 anos

O piloto português Luis Filipe de Sousa Carreira morreu nesta quinta-feira (15) em decorrência de um forte acidente durante o primeiro treino classificatório do GP de Macau de Motovelocidade

► Grande Prêmio e Revista Warm Up realizam pesquisa de satisfação com internautas. Concorra a prêmios

O piloto português Luis Filipe de Sousa Carreira morreu nesta quinta-feira (15) em decorrência de um forte acidente durante o primeiro treino classificatório do GP de Macau de Motovelocidade, uma das corridas mais perigosas do motociclismo junto com a Ilha de Man. A prova faz parte do evento que engloba também a famosa corrida da F3, além da etapa final do WTCC.
 

Luis Filipe de Sousa Carreira morreu nesta quinta-feira (15) em Macau (Foto: Divulgação)

A queda aconteceu na Curva dos Pescadores, quando o piloto perdeu o controle da moto e foi de encontro às barreiras de proteção da pista. Carreira, que pilotava uma Sukuzi,foi levado rapidamente para o hospital, onde, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu às consequências do forte acidente e morreu meia hora depois. A moto ficou completamente destruída.

Carreira, de 35 anos, era um piloto bastante experiência. O português foi campeão do campeonato luso de Superstock 1000 três vezes (2005, 2008 e 2009), além de três participações na prova da Ilha de Man. Luís Carreira disputava o GP de Macau de Motovelocidade pela sétima vez na carreira. Sua estreia foi em 2004 e seu melhor resultado foi em 2004, quando conquistou o quarto lugar. No primeiro treino livre da prova deste ano, o luso marcou o quinto melhor tempo com a sua Suzuki 1000.

Luto em Macau: português morre após sofrer grave acidente nesta quinta-feira (Foto: Xinhua/AP)

Costa Antunes, coordenador do GP de Macau, deu uma entrevista coletiva perto do circuito da Guia. “A comissão do GP de Macau lamenta informar que Luís Filipe de Sousa Carreira, concorrente número 33, de Portugal, sucumbiu aos ferimentos resultantes de um acidente ocorrido nesta tarde, na sessão de classificação.”

O coordenador do GP de Macau disse também que o acidente de Luís Carreira “aconteceu na curva dos Pescadores, às 15h58 locais (5h58 de Brasília) e não envolveu mais nenhum outro piloto. As bandeiras vermelhas foram imediatamente sinalizadas na sessão”, que não foi mais retomada.

Luís Filipe de Sousa Carreira morreu nesta quinta-feira em Macau (Foto: Xinhua/AP)

Luís Carreira foi removido de ambulância para o hospital, dando entrada dez minutos depois da batida. Apesar do pronto atendimento e dos cuidados médicos, que incluíram reanimação cardiopulmonar, o piloto não resistiu e morreu às 16h28, meia-hora depois de ter sofrido o acidente em Macau. Segundo informa o portal luso ‘SIC’, a Comissão Organizadora do GP já entrou em contato a família do piloto e membros da equipe, apresentando condolências.

► Por que Michael Schumacher não foi o mesmo? Leia na WARM UP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.