Toyota e Mercedes ficam no top-10 da lista de marcas globais mais valiosas

A 20ª edição do Marcas Globais Mais Valiosas, ranqueamento anual produzido pela agência Interbrand, mostra 13 empresas com envolvimento no esporte a motor no top-100. Destaque para Toyota e Mercedes, que figuram em sétimo e oitavo, respectivamente. A relação é liderada pela Apple, seguida por Google e Amazon. Marcas como BMW, Honda, Ford, Nissan, Ferrari e Shell também integram o ranking

A 20ª edição da lista de Marcas Globais Mais Valiosas, divulgada na semana passada pela agência de consultoria Interbrand, revela a presença de 13 empresas com envolvimento do esporte a motor no top-100. Toyota e Mercedes ocupam posição de destaque e estão entre as dez primeiras colocadas, com a Apple liderando a lista, Google e Amazon completando o ‘pódio’.
 
Em meio às gigantes mundiais, Toyota e Mercedes registram um aumento de 5% nos negócios de forma global. A montadora japonesa segue como a maior vendedora de carros do mundo. A Toyota tem envolvimento direto no Mundial de Endurance, sendo a única equipe de fábrica na classe LMP1, e atua também no Mundial de Rali e na Nascar, além da sua participação de longa data na Super Formula do Japão.
 
A gigante Mercedes, famosa divisão de automóveis de luxo do grupo Daimler, investe de forma maciça na Fórmula 1, categoria que domina desde a adoção da era híbrida de motores, em 2014. Hexacampeã do Mundial de Construtores e também do Mundial de Pilotos, a marca passou a colocar sua marca, a partir de 2019/20, do grid da Fórmula E, a categoria dos carros elétricos.
A Mercedes conquistou o título do Mundial de Construtores pela sexta vez consecutiva na F1 (Foto: Mercedes)
Toyota e Mercedes figuram em um top-10 formado também, além de Apple, Google e Amazon, Microsoft, Coca Cola, Samsung, McDonald’s e Disney. A 11ª da lista é outra empresa vinculada ao esporte a motor: a BMW, com aumento de 1% nos negócios, de acordo com a Interbrand. A montadora bávara também integra o grid da Fórmula E.
 
A Honda é a 21ª empresa da lista. A montadora japonesa de alcance global e grande concorrente da Toyota, tem uma vasta abordagem no esporte a motor, desde a presença vitoriosa na MotoGP, o fornecimento de motores na Fórmula 1 à Red Bull e Toro Rosso e também na Indy, além de investir no Super GT e na Super Formula, categorias com base no Japão.
 
Ford, Hyundai e Volkswagen ocupam as 35ª, 36ª e 40ª colocações, respectivamente, na lista da Interbrands. A Audi aparece em 42º lugar, enquanto a Porsche completa o top-50. A Nissan vem pouco depois, em 52º no ranking, mas a montadora japonesa, controlada pela Renault, vai na contramão das suas concorrentes e registrou queda de 6% nos negócios de forma global.
 
A Ferrari também figura na lista da Interbrands e aparece em 77º lugar. A tradicional marca italiana de carros de luxo também é a mais importante e longeva equipe do Mundial de Fórmula 1, além de participar, por meio das suas clientes, do Mundial de Endurance e do SportsCar. A Ferrari registrou um crescimento de 12% nos seus negócios.
 
Ainda fazem parte da lista das 100 marcas globais mais valiosas, entre as empresas com envolvimento no esporte a motor, a Mini — marca britânica de propriedade da BMW e que faz parte, há alguns anos, do Rali Dakar —, em 90º lugar, enquanto a Shell, fornecedora de combustíveis e parceira de várias equipes do esporte a motor, aparece em 97º.

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube