Tricampeão da F1, Piquet volta às pistas na temporada 2015 e compete na Porsche Cup aos 62 anos

Tricampeão da F1, Nelson Piquet vai voltar a correr. E no automobilismo brasileiro. Piquet fechou acordo com a Porsche Cup e a primeira corrida acontece já no próximo sábado, em Curitiba. A informação é do jornalista Americo Teixeira Jr., dono do Diário Motorsport e parceiro do GRANDE PRÊMIO

Tricampeão da F1, Nelson Piquet vai voltar a correr e escolheu a Porsche Cup para o retorno às competições no Brasil. O carioca de 62 anos inicia a disputa na categoria já no próximo sábado, dia 7, no autódromo de Curitiba, que abre a temporada 2015. 

Sobre o restante do campeonato, não é certo que estará sempre presente, porém, segundo o ‘Diário Motorsport’, a intenção de Nelson é estar envolvido no maior número possível de etapas. Desde 2006 que Piquet não participava de uma prova: ele correu as Mil Milhas de Interlagos e venceu, formando um quarteto com o filho Nelsinho, Helio Castroneves e Jean-Christophe Bouchut.

Piquet correu na F1 entre os anos de 1978 e 1991, vencendo três campeonatos: 1981 e 1983 pela Brabham e 1987 pela Williams.

Nelson Piquet entrevista Felipe Massa no pódio do GP do Brasil em 2014 (Foto: Getty Images)

Atualmente, além de atuar como empresário, Nelson dedica grande parte do seu tempo ao desenvolvimento da carreira do filho Pedro, de apenas 16 anos. Campeão da F3 Brasil no ano passado, o menino tenta novamente nesta temporada o bicampeonato antes de rumar para a Europa. O outro filho de Piquet, Nelsinho, que já correu na F1, compete na F-E.

Em 2013, Piquet passou por uma operação no coração no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-piloto, que revelou há dois anos ter um problema de má formação no órgão, foi submetido a uma cirurgia para colocação de um stent — uma prótese para normalizar o fluxo sanguíneo em uma artéria entupida. 

Piquet e Porsche

O primeiro contato de Piquet com o carro da Porsche GT3 Cup aconteceu na capital paranaense em setembro do ano passado, quando ele dividiu a pista em teste com o filho Pedro. 50 dias mais tarde, o campeão da F3 Brasil tornou-se, aos 16 anos de idade, o mais jovem vencedor da Porsche GT3 Challenge, ao largar da pole e liderar todas as voltas da preliminar do GP do Brasil de F1.

As atividades de pré-temporada para a etapa inaugural da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil serão realizadas até a manhã desta sexta-feira. Os pilotos têm até quinta para confirmar sua inscrição na rodada dupla que inaugura o calendário.

UM NOVO DOMÍNIO VEM AÍ

Todos esperavam que a Mercedes se mostrasse rápida nos testes coletivos da pré-temporada, e talvez o time esteja mais rápido do que se acreditava. Quanto mais rápido, só mesmo esperando duas semanas até o GP da Austrália, em Melbourne, quando terá início a grande batalha: ‘Lewis vs. Nico — parte 2’. A F1 pode se preparar para mais um ano de domínio das Flechas Prateadas. A Mercedes tem tudo para vencer a maior parte das corridas com sobras e faturar, assim, os campeonatos de Pilotos e Construtores.

DESCAMUFLADO

A pintura camuflada que teve como inspiração um capacete usado por Sebastian Vettel no GP da Itália de 2014 e foi usada nos testes agradou bastante, mas já é coisa do passado. Um dia depois do encerramento da pré-temporada, a Red Bull apresentou as cores que o RB11 carregará ao longo da temporada 2015 do Mundial de F1 — e sem grandes surpresas. O azul e o roxo que predominaram nas últimas temporadas novamente serão as cores oficiais da marca de bebidas energéticos no Mundial.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube