Volkswagen encerra projetos com carros a combustão no automobilismo

A Volkswagen decidiu apostar todas as fichas no desenvolvimento de carros elétricos no automobilismo. Projetos envolvendo carros a combustão, como o atual no WTCR e o planejado retorno ao WRC, foram descartados

Daqui em diante, a Volkswagen vai competir no automobilismo apenas com carros elétricos. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (22), reforçando tendência já observada em anos anteriores. A marca alemã, que já havia abandonado o Mundial de Rali ao fim de 2016, deixa de lado também o projeto de fábrica no Mundial de Turismo ao fim de 2019.
 
O efeito imediato é o fim do desenvolvimento do atual Golf GTI do WTCR, assim como do modelo que o sucederia. Projetos de retornar ao WRC, por sua vez, voltam a ser descartados.
 
A mudança deixa claro que, aos olhos da Volkswagen, o uso de veículos elétricos tanto nas pistas quanto nas ruas é o caminho a ser seguido.
 
“Chegou a hora de dar o próximo passo rumo ao futuro: no automobilismo, a Volkswagen está comprometida de forma resoluta com a mobilidade elétrica e vai se despedir de projetos de fábrica com motores a combustão”, disse Frank Welsch, responsável pelo desenvolvimento técnico da Volkswagen.
Vitoriosa nesta década no Dakar e no WRC, a Volkswagen muda seu foco no esporte a motor (Foto: Helena El Mokni/Volkswagen)
“A mobilidade elétrica traz um potencial de desenvolvimento enorme”, seguiu Sven Smeets, diretor de automobilismo da marca. “Nesse sentido, o automobilismo pode abrir um novo caminho. Por um lado, serve como um laboratório dinâmico para o desenvolvimento de carros; por outro, serve como uma plataforma convincente para levar pessoas na direção dos carros elétricos. É por isso que vamos focar mais do que nunca em compromissos de fábrica para expandir o desenvolvimento da mobilidade elétrica”, encerrou.
 
A mudança no relacionamento da Volkswagen com o automobilismo começou ainda em 2015, sendo consequência direta do ‘Dieselgate’. O escândalo se deu por conta de mecanismos que mascaravam a real emissão de gases poluentes em carros a diesel. A marca alemã enfrentou graves problemas financeiros e judiciais, o que jogou por terra projetos de automobilismo dos mais diversos fronts, incluindo até mesmo o fim da participação de Audi e Porsche – marcas do Grupo Volkswagen – no Mundial de Endurance.

Paddockast # 42
QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.